Jump to content
Sign in to follow this  
AngelCosta

Computer World alerta para os riscos legais da computação em nuvem

Recommended Posts

Serviços e soluções entregues em qualquer lugar do planeta. Essa característica do conceito de cloud computing desafia o atual modelo jurídico que se baseia em leis locais. Em razão disso, os riscos legais são até maiores do que os de outros contratos tradicionais do outsourcing de TI, afirmam especialistas em direito digital, que chamam a atenção para alguns cuidados que podem evitar questionamentos futuros na Justiça.

 

As pesquisas apontam que a maioria das empresas vai, mais cedo ou mais tarde, migrar para a nuvem. Essa é a tendência mundial em razão do fenômeno Big Data e da pressão que a TI sofre para entregar aplicações com mais velocidade para suportar os negócios pelos mais variados dispositivos, principalmente os sem fio.

 

Segundo analistas, cada vez mais as companhias terão de abraçar a mobilidade para que os usuários tenham acesso a dados corporativos, a qualquer hora e lugar. A expansão das redes 3G e a chegada da 4G deverão acelerar esse processo, arrastando muitos serviços para cloud.

 

Entrar nesse mundo sem fronteiras exige mais cautela na elaboração dos contratos firmados com os prestadores de serviço, adverte o advogado Rony Vainzof, professor de Direito Eletrônico da Fundação Getúlio Vargas e sócio do escritório Opice Blum. “É importante que o contrato contenha cláusulas sobre questões de privacidade e disponibilidade dos dados”, recomenda, enfatizando a importância de detalhamento dos acordos de Service Level Agreement (SLA).


"I could while away the hours..."

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.





×
×
  • Create New...