Rhenan Medeiros Postado Abril 5, 2018 Compartilhar Postado Abril 5, 2018 Olá boa noite, Possuo 2 VPS com WHM instalado e licenciado, que são meus webservers: Web01 e Web02. Configurei agora 2 maquinas baratinhas na Digital Ocean para o DNS: NS1 e NS2. Então configurei o DNS Cluster, e minha estrutura geral ficou assim: NS1 - web01.domain.com.br (Standalone) - web02.domain.com.br (Standalone) NS2 - web01.domain.com.br (Standalone) - web02.domain.com.br (Standalone) WEB 01 - ns1.domain.com.br (Write-only) - ns2.domain.com.br (Write-only) WEB 02 - ns1.domain.com.br (Write-only) - ns2.domain.com.br (Write-only) Esta configuração está correta? Posso configurar quantos mais WebServers eu precisar? Quais os benefícios de ter o DNS configurado dessa forma ? Desde já agradeço a ajuda. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Administração NullRoute Postado Abril 6, 2018 Administração Compartilhar Postado Abril 6, 2018 Sim e não, EU particularmente utilizo o Synchronize Changes e configuro apenas nos webs. Nesse caso você entraria no web1 e montaria o cluster ns1+ns2 e faria o mesmo no web02...web03..etc... Ficando da maneira abaixo: Nesse caso se eu adicionar um domínio: exemplo.com.br no web01 ele irá propagar essa zona de DNS para web02 + ns1 + ns2 e assim por diante. Isso é bom em casos de migração de contas, é só jogar entre os webs e pronto.... Nesse link tem maiores explicações: https://documentation.cpanel.net/display/CKB/Guide+to+DNS+Cluster+Configurations Lembrando que o dito acima é o que EU uso a 3 anos, atende muito bem a 12 servidores e centenas de contas rs.... 0 Citar Eu sou a existência que vocês chamam de "mundo". Ou talvez "universo", ou talvez "Deus", ou talvez "verdade", ou talvez "tudo", ou talvez "um". Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rhenan Medeiros Postado Abril 8, 2018 Autor Compartilhar Postado Abril 8, 2018 Entendi, se entendi corretamente você configura da seguinte forma: WEB 01 - ns1.domain.com.br (Synchronize Changes) - ns2.domain.com.br (Synchronize Changes) WEB 02 - ns1.domain.com.br (Synchronize Changes) - ns2.domain.com.br (Synchronize Changes) Seria dessa forma? Nos NS1 e NS2 você não configura nada relacionado ao cluster e nem vincular cada WebServer um no outro? 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Administração NullRoute Postado Abril 8, 2018 Administração Compartilhar Postado Abril 8, 2018 2 minutos atrás, Rhenan Medeiros disse: Entendi, se entendi corretamente você configura da seguinte forma: WEB 01 - ns1.domain.com.br (Synchronize Changes) - ns2.domain.com.br (Synchronize Changes) WEB 02 - ns1.domain.com.br (Synchronize Changes) - ns2.domain.com.br (Synchronize Changes) Seria dessa forma? Nos NS1 e NS2 você não configura nada relacionado ao cluster e nem vincular cada WebServer um no outro? Exatamente assim! Quando você faz uma alteração no web01 ele vai e propaga para ns1 + ns2 + web02 porque já existe um cluster estabelecido entre web02/ns1/ns2. Quando você faz uma alteração no web02 ele vai e propaga no ns1 + ns2 + web01.... Ao menos AQUI com todos meus servers é isso o que ocorre rs... Uma coisa que você pode testar é adicionar um domínio no web01, acessar o web02 e checar se está lá...acessar o ns1 ou ns2 (via shell) e procurar pelo domínio no /var/named/ que é para estar lá também. 0 Citar Eu sou a existência que vocês chamam de "mundo". Ou talvez "universo", ou talvez "Deus", ou talvez "verdade", ou talvez "tudo", ou talvez "um". Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rhenan Medeiros Postado Abril 8, 2018 Autor Compartilhar Postado Abril 8, 2018 Obrigado pelas dicas, vou fazer os teste nos servidores e reporto o resultado para servir de base pra outras pessoas tbm, acredito que seja uma dúvida comum, principalmente pra quem ta iniciando. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.