Rhenan Medeiros Posted April 5, 2018 Share Posted April 5, 2018 Olá boa noite, Possuo 2 VPS com WHM instalado e licenciado, que são meus webservers: Web01 e Web02. Configurei agora 2 maquinas baratinhas na Digital Ocean para o DNS: NS1 e NS2. Então configurei o DNS Cluster, e minha estrutura geral ficou assim: NS1 - web01.domain.com.br (Standalone) - web02.domain.com.br (Standalone) NS2 - web01.domain.com.br (Standalone) - web02.domain.com.br (Standalone) WEB 01 - ns1.domain.com.br (Write-only) - ns2.domain.com.br (Write-only) WEB 02 - ns1.domain.com.br (Write-only) - ns2.domain.com.br (Write-only) Esta configuração está correta? Posso configurar quantos mais WebServers eu precisar? Quais os benefícios de ter o DNS configurado dessa forma ? Desde já agradeço a ajuda. 0 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Administration NullRoute Posted April 6, 2018 Administration Share Posted April 6, 2018 Sim e não, EU particularmente utilizo o Synchronize Changes e configuro apenas nos webs. Nesse caso você entraria no web1 e montaria o cluster ns1+ns2 e faria o mesmo no web02...web03..etc... Ficando da maneira abaixo: Nesse caso se eu adicionar um domínio: exemplo.com.br no web01 ele irá propagar essa zona de DNS para web02 + ns1 + ns2 e assim por diante. Isso é bom em casos de migração de contas, é só jogar entre os webs e pronto.... Nesse link tem maiores explicações: https://documentation.cpanel.net/display/CKB/Guide+to+DNS+Cluster+Configurations Lembrando que o dito acima é o que EU uso a 3 anos, atende muito bem a 12 servidores e centenas de contas rs.... 0 Quote Eu sou a existência que vocês chamam de "mundo". Ou talvez "universo", ou talvez "Deus", ou talvez "verdade", ou talvez "tudo", ou talvez "um". Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rhenan Medeiros Posted April 8, 2018 Author Share Posted April 8, 2018 Entendi, se entendi corretamente você configura da seguinte forma: WEB 01 - ns1.domain.com.br (Synchronize Changes) - ns2.domain.com.br (Synchronize Changes) WEB 02 - ns1.domain.com.br (Synchronize Changes) - ns2.domain.com.br (Synchronize Changes) Seria dessa forma? Nos NS1 e NS2 você não configura nada relacionado ao cluster e nem vincular cada WebServer um no outro? 0 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Administration NullRoute Posted April 8, 2018 Administration Share Posted April 8, 2018 2 minutos atrás, Rhenan Medeiros disse: Entendi, se entendi corretamente você configura da seguinte forma: WEB 01 - ns1.domain.com.br (Synchronize Changes) - ns2.domain.com.br (Synchronize Changes) WEB 02 - ns1.domain.com.br (Synchronize Changes) - ns2.domain.com.br (Synchronize Changes) Seria dessa forma? Nos NS1 e NS2 você não configura nada relacionado ao cluster e nem vincular cada WebServer um no outro? Exatamente assim! Quando você faz uma alteração no web01 ele vai e propaga para ns1 + ns2 + web02 porque já existe um cluster estabelecido entre web02/ns1/ns2. Quando você faz uma alteração no web02 ele vai e propaga no ns1 + ns2 + web01.... Ao menos AQUI com todos meus servers é isso o que ocorre rs... Uma coisa que você pode testar é adicionar um domínio no web01, acessar o web02 e checar se está lá...acessar o ns1 ou ns2 (via shell) e procurar pelo domínio no /var/named/ que é para estar lá também. 0 Quote Eu sou a existência que vocês chamam de "mundo". Ou talvez "universo", ou talvez "Deus", ou talvez "verdade", ou talvez "tudo", ou talvez "um". Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rhenan Medeiros Posted April 8, 2018 Author Share Posted April 8, 2018 Obrigado pelas dicas, vou fazer os teste nos servidores e reporto o resultado para servir de base pra outras pessoas tbm, acredito que seja uma dúvida comum, principalmente pra quem ta iniciando. 0 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts