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Fernando Rafs

[whmcs] problema para verificar atualizações

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Fala, pessoal, tudo certo?

Note: Desculpe o textão, e se algo ficar sem sentido, estou escrevendo rapidamente (sem revisão), porque estou na correria desde cedo :)

Bom, esta semana notei um problema no WHMCS, tanto na versão de produção 7.2.3 que utilizamos, como também na instalação desenvolvedor (DEV).

Ao ir ao menu de de atualizar o WHMCS, e clicar sobre o botão "Check Now" simplesmente retorna o erro:

Unable to connect to the WHMCS Update Server.
Please try again later or contact support.

Conforme Print:

- http://nimb.ws/ibjxLa

Adianto que, nada foi alterado nas configurações do servidor, com relação a PHP, ModSecurity, Firewall, entre outros e todos os requerimentos estão OK.

De qualquer forma, já desabilitei Firewall, ModSecurity, Nginx, Recompilei Apache, mas nada resolve este problema.

Desde Sexta-feira passada o suporte da WHMCS está tentando descobrir o motivo deste problema, e o engraçado é que o suporte nesta questão, parece-me estar sendo realizado por estagiários (nada contra estagiário OK, é modo de falar), tamanha a falta de conhecimento e de ler as mensagens que enviamos a eles e de conhecimento de alguns no próprio sistema. Somente abro tickets junto ao desenvolvedor, após ter realizado pelo menos o mínimo de verificações, neste caso Firewall, ModSecurity, configurações e requerimentos do PHP, Nginx, além disto testes de Curl pelo menos ao servidor(es) de licença, conforme resultado Ok abaixo:

Testing Connection to 'https://licensing28.whmcs.com/license/test.php'...
URL resolves to 208.74.124.169 ... Ok
Response Code: 200
Connection Successful!

E mesmo já passado que realizei todos os testes, desabitei isto e aquilo, eles me perguntam novamente se se desabilitei o Firewall, verifiquei Curl, verifiquei isto e aquilo, sendo que nas mensagens enviadas já falamos que determinados testes já foram realizados, inclusive com o fornecimento de prints e vídeos comprovando-os.

E cada um que atende o ticket envia um arquivo de teste de conexão para o servidor e nada se resolve, por fim o último que nos atendeu ontem informou que não consegue resolver ou determinar o problema, e passou agora para o suporte de nível 2 e agora devemos aguardar aproximadamente 72hs, isto que já esperamos desde Sexta passada.

Então pergunto, alguém já teve este tipo de erro? Porque as minhas ideias do que pode ser, já se esgotaram, e nem o suporte da WHMCS está sabendo dizer o motivo deste erro.

E isto ocorre em qualquer versão, na instalação DEV, já fiz uma instalação limpa de todas as versões disponíveis, inclusive da última versão, e o erro é o mesmo.

 


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Necessitamos sempre de ambicionar alguma coisa que, alcançada, não nos torna sem ambição.

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1 hora atrás, Fernando Rafs disse:

Fala, pessoal, tudo certo?

Note: Desculpe o textão, e se algo ficar sem sentido, estou escrevendo rapidamente (sem revisão), porque estou na correria desde cedo :)

Bom, esta semana notei um problema no WHMCS, tanto na versão de produção 7.2.3 que utilizamos, como também na instalação desenvolvedor (DEV).

Ao ir ao menu de de atualizar o WHMCS, e clicar sobre o botão "Check Now" simplesmente retorna o erro:


Unable to connect to the WHMCS Update Server.
Please try again later or contact support.

Conforme Print:

- http://nimb.ws/ibjxLa

Adianto que, nada foi alterado nas configurações do servidor, com relação a PHP, ModSecurity, Firewall, entre outros e todos os requerimentos estão OK.

De qualquer forma, já desabilitei Firewall, ModSecurity, Nginx, Recompilei Apache, mas nada resolve este problema.

Desde Sexta-feira passada o suporte da WHMCS está tentando descobrir o motivo deste problema, e o engraçado é que o suporte nesta questão, parece-me estar sendo realizado por estagiários (nada contra estagiário OK, é modo de falar), tamanha a falta de conhecimento e de ler as mensagens que enviamos a eles e de conhecimento de alguns no próprio sistema. Somente abro tickets junto ao desenvolvedor, após ter realizado pelo menos o mínimo de verificações, neste caso Firewall, ModSecurity, configurações e requerimentos do PHP, Nginx, além disto testes de Curl pelo menos ao servidor(es) de licença, conforme resultado Ok abaixo:


Testing Connection to 'https://licensing28.whmcs.com/license/test.php'...
URL resolves to 208.74.124.169 ... Ok
Response Code: 200
Connection Successful!

E mesmo já passado que realizei todos os testes, desabitei isto e aquilo, eles me perguntam novamente se se desabilitei o Firewall, verifiquei Curl, verifiquei isto e aquilo, sendo que nas mensagens enviadas já falamos que determinados testes já foram realizados, inclusive com o fornecimento de prints e vídeos comprovando-os.

E cada um que atende o ticket envia um arquivo de teste de conexão para o servidor e nada se resolve, por fim o último que nos atendeu ontem informou que não consegue resolver ou determinar o problema, e passou agora para o suporte de nível 2 e agora devemos aguardar aproximadamente 72hs, isto que já esperamos desde Sexta passada.

Então pergunto, alguém já teve este tipo de erro? Porque as minhas ideias do que pode ser, já se esgotaram, e nem o suporte da WHMCS está sabendo dizer o motivo deste erro.

E isto ocorre em qualquer versão, na instalação DEV, já fiz uma instalação limpa de todas as versões disponíveis, inclusive da última versão, e o erro é o mesmo.

 

Já tive esse problema 2x, por coincidência semana passada fizeram uma investigação e após 4 dias de exaustivos testes encontramos o problema.

Vou até criar depois um artigo sobre isso no whmcs.blog.br

Os requisitos do PHP estão OK?

1) max_execution_time 300.
2) open_basedir desabilitado
3) Suhosin desabilitado.
4) Opcache desabilitado.
5) Fopen habilitado;
6) Zip extension ou proc_open habilitado;

Você tem acesso SSH ao servidor? Se sim, digite:

curl -v 'https://releases.whmcs.com/v2/packages.json'

Se obter alguma mensagem de erro de cloudflare basta solicitar que inclua o IP do seu servidor na lista branca ( ocorreu comigo ano passado ).

Não tem bloqueio? ótimo, acesse a base de dados do seu sistema e procure pela tabela "tblupdatelog" e veja se você encontra os últimos registros algo do tipo:

 

"The "https://releases.whmcs.com/v2/packages.json" file could not be downloaded: SSL operation failed with code 1. OpenSSL Error messages: error:14090086:SSL routines:SSL3_GET_SERVER_CERTIFICATE:certificate verify failed Failed to enable crypto failed to open stream: operation failed"

Se encontrou, siga esse tutorial http://help.whmcs.com/m/72132/l/812446-troubleshooting-a-file-could-not-be-downloaded-error

No meu caso a ausência da inclusão do path que contém o CA bundle do sistema operacional (/etc/pki/tls/certs) dentro do open_basedir foi a causa do problema.

Depois posta aí o resultado!

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Blog sobre WHMCS: http://whmcs.blog.br/
Serviços WHMCS: http://servicos.edvan.com.br/
Módulos WHMCS: http://modulos.edvan.com.br/

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26 minutos atrás, edvan disse:

Já tive esse problema 2x, por coincidência semana passada fizeram uma investigação e após 4 dias de exaustivos testes encontramos o problema.

Vou até criar depois um artigo sobre isso no WHMCS.blog.br

Os requisitos do PHP estão OK?

1) max_execution_time 300.
2) open_basedir desabilitado
3) Suhosin desabilitado.
4) Opcache desabilitado.
5) Fopen habilitado;
6) Zip extension ou proc_open habilitado;

Você tem acesso SSH ao servidor? Se sim, digite:


curl -v 'https://releases.whmcs.com/v2/packages.json'

Se obter alguma mensagem de erro de cloudflare basta solicitar que inclua o IP do seu servidor na lista branca ( ocorreu comigo ano passado ).

Não tem bloqueio? ótimo, acesse a base de dados do seu sistema e procure pela tabela "tblupdatelog" e veja se você encontra os últimos registros algo do tipo:

 


"The "https://releases.whmcs.com/v2/packages.json" file could not be downloaded: SSL operation failed with code 1. OpenSSL Error messages: error:14090086:SSL routines:SSL3_GET_SERVER_CERTIFICATE:certificate verify failed Failed to enable crypto failed to open stream: operation failed"

Se encontrou, siga esse tutorial http://help.whmcs.com/m/72132/l/812446-troubleshooting-a-file-could-not-be-downloaded-error

No meu caso a ausência da inclusão do path que contém o CA bundle do sistema operacional (/etc/pki/tls/certs) dentro do open_basedir foi a causa do problema.

Depois posta aí o resultado!

Nossa Edvan, problema resolvido!

Tudo estava correto, exceto como em seu caso, a falta do patch contendo o CA Bundle estava ocasionando este pepino. A WHMCS havia dito que já tinha verificado tudo, imagina se não tivesse.

Adicionei o patch e pimba, funcionou na hora.

Te agradeço muito pela prestatividade e pela solução para o meu problema.

E agora, o que faço com o suporte da WHMCS (dá zero para eles Kiko) kkkk.

Obrigado mesmo.


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Necessitamos sempre de ambicionar alguma coisa que, alcançada, não nos torna sem ambição.

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Agora, Fernando Rafs disse:

Nossa Edvan, problema resolvido!

Tudo estava correto, exceto como em seu caso, a falta do patch contendo o CA Bundle estava ocasionando este pepino. A WHMCS havia dito que já tinha verificado tudo, imagina se não tivesse.

Adicionei o patch e pimba, funcionou na hora.

Te agradeço muito pela prestatividade e pela solução para o meu problema.

E agora o faço com o suporte da WHMCS (dá zero para eles Kiko) kkkk.

Obrigado mesmo.

Disponha!

Como estou lidando dia-a-dia com esse tipo de problema a solução pode ser fácil mas para chegar neste resultado é complexo. Se você pegar um atendente experiente sua questão é resolvida em 2 palitos.

Já tive casos em que foi necessário provar A + B que a falha era no produto e não nas configurações do servidor e após muita insistência ( até que o supervisor de suporte reconheceu a falha e resolveram ).

Meu último caso foi com o Suhosin, estava criando um bloqueio que impedia novas transações em uma área especifica do sistema.

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4 minutos atrás, edvan disse:

Disponha!

Como estou lidando dia-a-dia com esse tipo de problema a solução pode ser fácil mas para chegar neste resultado é complexo. Se você pegar um atendente experiente sua questão é resolvida em 2 palitos.

Já tive casos em que foi necessário provar A + B que a falha era no produto e não nas configurações do servidor e após muita insistência ( até que o supervisor de suporte reconheceu a falha e resolveram ).

Meu último caso foi com o Suhosin, estava criando um bloqueio que impedia novas transações em uma área especifica do sistema.

Então, apenas corrigindo, tudo estava correto na questão dos requerimentos, exceto o Suhosin que continua ativo. Adicionando o patch, mesmo com o Suhosin ativo o problema foi resolvido e a verificação de atualizações está funcionando tranquilamente.

Você recomenda desativar também o Suhosin no servidor onde está o WHMCS, para evitar problemas futuros?


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Necessitamos sempre de ambicionar alguma coisa que, alcançada, não nos torna sem ambição.

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3 minutos atrás, Fernando Rafs disse:

Então, apenas corrigindo, tudo estava correto na questão dos requerimentos, exceto o Suhosin que continua ativo. Adicionando o patch, mesmo com o Suhosin ativo o problema foi resolvido e a verificação de atualizações está funcionando tranquilamente.

Você recomenda desativar também o Suhosin no servidor onde está o WHMCS, para evitar problemas futuros?

Sem dúvidas recomendo que desabilite.

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30 minutos atrás, edvan disse:

Sem dúvidas recomendo que desabilite.

Obrigado.

Recomenda, desabilitar somente via PHP.INI ou recompilar o apache já  sem o Suhosin?


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Necessitamos sempre de ambicionar alguma coisa que, alcançada, não nos torna sem ambição.

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