Jump to content

Recommended Posts

Posted

E aí galera, tudo certinho?

Bom, como alguns daqui sabem, eu faço hospedagem de sites apenas para alguns amigos e indicados por amigos. Não é minha área principal de atuação no momento, mas é algo que gosto bastante.

Há algum tempo venho com a ideia de fornecer pequenos VPS solicitados por amigos para trabalhos de faculdade, desenvolvimento de projetos, testes de plataformas, etc.

Esses VPS tem, em geral, de 512Mb à 4GB e pouco espaço em disco. Inicialmente comecei à buscar por planos de revenda de VPS, mas os poucos que encontrei exigiam um investimento alto, que no momento não possuo, ou um custo alto por unidade, o que inviabilizaria a revenda.

Depois de olhar uma série de DCs e fornecedores, pensei melhor e resolvi estudar a possibilidade de contratação de um dedicado de muito baixo custo para começar os testes e pegar o know-how para preparação de um ambiente automatizado para revendas, que permita o cliente fazer a contratação via WHMCS e ter o VPS funcionando imediatamente após o "pagamento".

Esse "pagamento" está entre aspas pois no começo eu provavelmente não terei como cobrar desses amigos ou somente poderei cobrar um valor simbólico para ajudar com os custos, mesmo porque o hardware não será provavelmente o mais adequado e eu ainda estarei aprendendo e preparando esse ambiente.
Se eu der sorte um amigo meu me liberará um servidor de dentro da empresa para testes, sem que eu precise contratar um dedicado nas nuvens.

Posteriormente ( ou mesmo no começo) pretendo evoluir isso para oferecer inclusive a possibilidade de revenda de VPS, tudo de forma prática e rápida.

Dito isso, alguém gostaria de compartilhar experiências sobre o assunto ou mesmo me desincentivar totalmente da empreitada? :smile:

Fico disponível também se quiserem mandar propostas para que eu estude, sem compromisso, OK? Não precisa nem perguntar, é só mandar MP mesmo, caso desejem.