Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida! qual a configuração correta de um cluster cpanel dnsonly


Leo Amarante

Posts Recomendados

Olá pessoal,

estou realizando alguns testes para implementar um cluster dns utilizando dois VPS's rodando cPanel Dnsonly, ou seja ns1 e ns2.

Meu propósito é que além da possibilidade de usar dns iguais em servidores diferentes eu também possa mudar uma conta de um servidor para outro sem que haja necessidade de qualquer alteração.

Depois de vários testes e seguindo tutoriais e dicas colhidas aqui mesmo no fórum consegui implementar o cluster com sucesso mas percebi que toda conta criada em um servidor de produção tinha as dns replicadas em todos os outros servidores do cluster, esse problema dificultaria mover contas entre servidores sem necessidade de deletar as zonas no servidor de origem.

Então consegui realizar uma configuração no qual os dns ficam funcionando no cluster mas sem replicação, em resumo eu posso migrar uma conta do servidor A para B instantaneamente e automaticamente o apontamento é direcionado do servidor A para B mesmo a conta ainda estando ativa no servidor A.

Apesar de estar funcionando aparentemente de forma perfeita minha preocupação é com o diagrama das dns, ao que parece ficou totalmente diferente do que andei vendo por aí.

Nas configurações dos Vps's do cluster adicionei os servidores web com DNS Role "Standalone" e dessa forma o diagrama ficou

VPS 1
DNS Path Diagram

     cluster1.dominio

VPS 2
DNS Path Diagram

     cluster2.dominio

 

exemplo:

0448789591ff45a5a99800412de9f3b9.png

Nas configurações dos servidores web eu adicionei os dois VPS's com DNS Role "Wrote-only" e os diagramas ficaram

Servidor A
DNS Path Diagram

     server-A.dominio

            cluster1.dominio

            cluster2.dominio

Servidor B
DNS Path Diagram

     server-B.dominio

            cluster1.dominio

            cluster2.dominio

exemplo:

d30005de0dc44d419d8e6eb979ce5149.png

Apesar de estar funcionando, estou em dúvidas quanto às configurações do diagrama dos VPS ns1 e ns2 do cluster.

Algum colega com experiência no assunto poderia opinar se está correto?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Leo, tudo bem? em DNS ROLE tem que ser SYNCHRONIZE CHANGES, apenas isso e vai funcionar corretamente.

 www.HostSeries.com.br - Hospedagem de sites | Revenda de Hospedagem cPanel | VPS KVM SSD | Streaming | Performance Superior com discos SSD NVMe e Litespeed! Data center Tier 4 HIVELOCITY

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?