Leo Amarante Postado Janeiro 6, 2017 Compartilhar Postado Janeiro 6, 2017 Olá pessoal, estou realizando alguns testes para implementar um cluster dns utilizando dois VPS's rodando cPanel Dnsonly, ou seja ns1 e ns2. Meu propósito é que além da possibilidade de usar dns iguais em servidores diferentes eu também possa mudar uma conta de um servidor para outro sem que haja necessidade de qualquer alteração. Depois de vários testes e seguindo tutoriais e dicas colhidas aqui mesmo no fórum consegui implementar o cluster com sucesso mas percebi que toda conta criada em um servidor de produção tinha as dns replicadas em todos os outros servidores do cluster, esse problema dificultaria mover contas entre servidores sem necessidade de deletar as zonas no servidor de origem. Então consegui realizar uma configuração no qual os dns ficam funcionando no cluster mas sem replicação, em resumo eu posso migrar uma conta do servidor A para B instantaneamente e automaticamente o apontamento é direcionado do servidor A para B mesmo a conta ainda estando ativa no servidor A. Apesar de estar funcionando aparentemente de forma perfeita minha preocupação é com o diagrama das dns, ao que parece ficou totalmente diferente do que andei vendo por aí. Nas configurações dos Vps's do cluster adicionei os servidores web com DNS Role "Standalone" e dessa forma o diagrama ficou VPS 1DNS Path Diagram cluster1.dominio VPS 2DNS Path Diagram cluster2.dominio exemplo: Nas configurações dos servidores web eu adicionei os dois VPS's com DNS Role "Wrote-only" e os diagramas ficaram Servidor ADNS Path Diagram server-A.dominio cluster1.dominio cluster2.dominio Servidor BDNS Path Diagram server-B.dominio cluster1.dominio cluster2.dominio exemplo: Apesar de estar funcionando, estou em dúvidas quanto às configurações do diagrama dos VPS ns1 e ns2 do cluster. Algum colega com experiência no assunto poderia opinar se está correto? 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jorge Marcelino Postado Janeiro 6, 2017 Compartilhar Postado Janeiro 6, 2017 Olá Leo, tudo bem? em DNS ROLE tem que ser SYNCHRONIZE CHANGES, apenas isso e vai funcionar corretamente. 1 Citar █ www.HostSeries.com.br - Hospedagem de sites | Revenda de Hospedagem cPanel | VPS KVM SSD | Streaming | Performance Superior com discos SSD NVMe e Litespeed! Data center Tier 4 HIVELOCITY Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leo Amarante Postado Janeiro 6, 2017 Autor Compartilhar Postado Janeiro 6, 2017 Olá @Jorge Marcelino Obrigado pela dica, mas essa regra seria adicionada para os VPs's do cluster? Neste caso não haveria replicação das dns nos demais servidores? 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Ferenz Postado Janeiro 6, 2017 Compartilhar Postado Janeiro 6, 2017 2 minutos atrás, Leo Amarante disse: Olá @Jorge Marcelino Obrigado pela dica, mas essa regra seria adicionada para os VPs's do cluster? Neste caso não haveria replicação das dns nos demais servidores? servidor -> dns (write-only) servidor -> servidor web (autonomo) 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
williantec Postado Janeiro 6, 2017 Compartilhar Postado Janeiro 6, 2017 Aqui também configuro dessa forma que o @Fernando Ferenz falou e esta 100% 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Ferenz Postado Janeiro 6, 2017 Compartilhar Postado Janeiro 6, 2017 5 minutos atrás, williantec disse: Aqui também configuro dessa forma que o @Fernando Ferenz falou e esta 100% Utilizamos em nossa empresa e nunca deu problema algum. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.