Marks Posted January 4, 2017 Share Posted January 4, 2017 Olá pessoal tudo bem? Umas 4 vezes por semana recebo e-mails com o assunto: "LOCALRELAY, Local Account - USUARIOCPANEL" E quando recebo faço os seguintes procedimentos: 1- Vejo qual é o usuário que está enviando isso. 2- Rodo o seguinte comando para verificar: grep cwd /var/log/exim_mainlog|grep -v /var/spool|awk -F"cwd=" '{print $2}'|awk '{print $1}'|sort|uniq -c|sort -n 3- Vou no sFTP pelo FileZilla coloco o caminho que apareceu ao rodar o comando acima, procuro e apago o script. 4- Vou no WHM > Email > Gerenciador de fila de e-mail e Limpo a Fila de E-mails. Bom, gostaria de saber, qual a solução para este meu problema? Sei lá, alguma coisa que apague scripts que estão enviando SPAM/e-mails em massa e etc. Desde já agradeço a todos e desejo que este ano de 2017 tudo seja prospero em nossas vidas... 0 Quote <?= "Full Stack PHP Developer"; ?> Desde 2013 trabalhando com Desenvolvimento de Sites e Gestão de Servidores. Link to comment Share on other sites More sharing options...
RevendaHost Posted January 4, 2017 Share Posted January 4, 2017 Estes e-mails são enviados pelo LFD e as vezes não representam problemas ou envio de spam. Tenho percebido que as últimas builds liberadas do CSF/LFD contém muitas mudanças, alguns bugs e certas coisas não funcionam como deveriam; uma delas é a forma de interpretar as ações no sistema e alertar o admin. Enfim, este email se refere aos envios de emails realizado pelo usuário e a maioria dos emails enviados pelo servidor (principalmente clientes externos) o LFD dispara um e-mail desses. Se você está recebendo somente 4 avisos deste tipo por semana, eu já acho estranho. Aqui tanto os meus servidores quanto os de clientes recebem este e-mail (Localrelay, Authrelay) dezenas de vezes por dia. O que você pode fazer é simplesmente identificar o script que envia os e-mails, analisar se ele está ou não enviando spam (verifique os destinatários) e o seu código fonte. Notifique o seu cliente e veja o que ele vai lhe dizer a respeito, ai você faz o que achar melhor. Outra coisa: sempre que algum script que envia emails é enviado para o servidor, o CSF/LFD informa por e-mail ao admin. 0 Quote Gerenciamento e otimização de servidores: Centos, Debian, Ubuntu, AlmaLinux, Cpanel e VestaCP. Cloud otimizado e otimização para: Wordpress. Virtualização: Implementação e gerenciamento Virtualizor, Proxmox, Openstack e VMware. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marks Posted January 4, 2017 Author Share Posted January 4, 2017 @RevendaHost vendo o conteúdo do script é SPAM na certa é conteúdo é todo criptografado.... 0 Quote <?= "Full Stack PHP Developer"; ?> Desde 2013 trabalhando com Desenvolvimento de Sites e Gestão de Servidores. Link to comment Share on other sites More sharing options...
RevendaHost Posted January 4, 2017 Share Posted January 4, 2017 2 minutos atrás, MarksEliel disse: @RevendaHost vendo o conteúdo do script é SPAM na certa é conteúdo é todo criptografado.... Se fosse em um dos meus servidores eu notificava o dono da conta e questionava se esse arquivo realmente é dele, e se for, já que está criptografado e enviando emails em massa eu solicitaria a remoção imediata, se ele não remover eu removo. Se futuramente acontecer novamente, caso este tipo de script realmente pertença ao cliente, eu suspendo a conta por 2 horas até que o cliente remova a arquivo. Se reincidir por mais 3 vezes suspendo a conta por 24hrs e acontecendo uma 5ª vez conta encerrada. Faço desse jeito. 0 Quote Gerenciamento e otimização de servidores: Centos, Debian, Ubuntu, AlmaLinux, Cpanel e VestaCP. Cloud otimizado e otimização para: Wordpress. Virtualização: Implementação e gerenciamento Virtualizor, Proxmox, Openstack e VMware. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marks Posted January 4, 2017 Author Share Posted January 4, 2017 O arquivo não é do cliente, já conversei com ele, deve ser alguma brecha no site dele... 0 Quote <?= "Full Stack PHP Developer"; ?> Desde 2013 trabalhando com Desenvolvimento de Sites e Gestão de Servidores. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Jorge Marcelino Posted January 4, 2017 Share Posted January 4, 2017 @MarksEliel Primeira decisão a tomar é suspender e informar o cliente, envie os logs dos envios para comprovar. Depois que o cliente estiver disponível para resolver o problema aí você libera. Imagine se cair em blacklist o trabalho que vai dar para remover, tem listas que só com solicitação do data center para remover e ainda irá levar um bom tempo. 1 Quote █ www.HostSeries.com.br - Hospedagem de sites | Revenda de Hospedagem cPanel | VPS KVM SSD | Streaming | Performance Superior com discos SSD NVMe e Litespeed! Data center Tier 4 HIVELOCITY Link to comment Share on other sites More sharing options...
lyra Posted January 4, 2017 Share Posted January 4, 2017 Remover o script malicioso não é uma solução recomendada. O invasor utilizará a mesma vulnerabilidade para reenviar o script novamente. Se sistema opensource (joomla/wordpress/etc.), é válido remover todo o public_html e reinstalar o sistema, evitando templates/plugins desatualizados ou de origem desconhecida. 0 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Joel Emanoel Posted January 4, 2017 Share Posted January 4, 2017 7 horas atrás, lyra disse: Remover o script malicioso não é uma solução recomendada. O invasor utilizará a mesma vulnerabilidade para reenviar o script novamente. Se sistema opensource (joomla/wordpress/etc.), é válido remover todo o public_html e reinstalar o sistema, evitando templates/plugins desatualizados ou de origem desconhecida. Não só isso, mas trocar senha das contas e etc... * Toda e qualquer medida de segurança é válida. 0 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts