Rodrigo Vieira Postado Março 2, 2011 Compartilhar Postado Março 2, 2011 Pessoal, Esse é meu primeiro post, embore acompanhe a algum tempo o fórum.. Tenho uma empresa de hosting a 7 anos e trabalho nesse mercado a 9.. minha experiência é: Cliente aceita reajustes, desde que ele seja justo. Explicando: - o novo valor deve estar dentro da média de mercado; - o reajuste não deve ter uma periodicidade maior que 1 ano; - a percentagem não pode ser abusiva (até 12% é aceitável, acima disso, você pode ter algumas reclamações) - o reajuste tem que vir preferencialmente com algo que justifique-o (fale para os clientes os recursos que você implantou durante os últimos 12 meses) Reajustes sim. Mudança de plano sem permissão do cliente nunca. Isso ai... se quer que sua empresa seja vista como profissional, não pode trocar de preço e plano como bem entender.... na minha opinião, quando for trocar algo que seja importante, no mínimo deves avisar a todos os crientes via e-mail. É o minimo que pode fazer a eles ! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcelo Maffezoli Postado Março 2, 2011 Compartilhar Postado Março 2, 2011 Isso ai... se quer que sua empresa seja vista como profissional, não pode trocar de preço e plano como bem entender.... na minha opinião, quando for trocar algo que seja importante, no mínimo deves avisar a todos os crientes via e-mail. É o minimo que pode fazer a eles ! Eu não tenho política de aumento de preços, até porque prefiro ganhar na quantidade. Mas as vezes que isso foi necessário, foi tudo bem explicado e com valores praticáveis. Tanto que nunca tive problemas quanto a isso. E esse aumento (quando existe), eu faço sempre a cada 2 ou 3 anos. =) Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
tekobr Postado Março 2, 2011 Autor Compartilhar Postado Março 2, 2011 Estou pensando em implantar uma política de reajuste dos preços com algumas características: um mês fixo para reajuste dos preços, os percentuais sugeridos pelo João, e com o aumento dos preços apenas no vencimento da anuidade do cliente. Exemplo: Defino o mês de abril, e a partir daí os planos dos clientes serão reajustados quando fizerem o aniversário anual, desta forma respeito a lei, pois os contratos dos clientes só seriam reajustados anualmente, e não ficando ruim para o cliente. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcelo Maffezoli Postado Março 3, 2011 Compartilhar Postado Março 3, 2011 Apesar que, eu não acho justo aumentar o preço só por aumentar... O preço da revenda (ou vps, dedicado, cloud, seja la o que for) aumentou? Preço de licenças aumentaram? Teve contratação de funcionário? Caso a resposta seja não, aumentar só para lucrar não é válido. Ainda mais em negócios que estão no mercado a tão pouco tempo e que podem gerar um bom lucro apenas aumentando o número de clientes. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
tekobr Postado Março 3, 2011 Autor Compartilhar Postado Março 3, 2011 (editado) O problema é que o salário dos funcionários aumentam, os impostos aumentam, a conta de luz aumenta, a conta de telefone aumenta, o condomínio da sala comercial aumenta etc... Nem tudo é somente uma revenda ou aluguel de servidores. Editado Março 3, 2011 por tekobr Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jordan Miguel Postado Março 3, 2011 Compartilhar Postado Março 3, 2011 As dicas do Alex são ótimas, inclusive isso já saiu de um de meus clientes. Ele não se preocupa com aumento, mas ele quer saber o porque disto, se houver, o que há de novo, o que trará em benefícios. Então sempre acho interessante oferecer algo novo. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcelo Maffezoli Postado Março 3, 2011 Compartilhar Postado Março 3, 2011 O problema é que o salário dos funcionários aumentam, os impostos aumentam, a conta de luz aumenta, a conta de telefone aumenta, o condomínio da sala comercial aumenta etc... Nem tudo é somente uma revenda ou aluguel de servidores. Porém isso tudo aumenta uma vez a cada ano. Então acho que o ideal seria aumentar sempre em Janeiro, com base na inflação do ano anterior. Ou então, vc aumenta varias vezes no ano: Aumentou o valor do imposto - aumenta o preço. Depois aumentou a conta de energia - aumenta de novo. E assim por diante. Mas isso ninguém vai gostar... Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
tekobr Postado Março 3, 2011 Autor Compartilhar Postado Março 3, 2011 Porém isso tudo aumenta uma vez a cada ano. Então acho que o ideal seria aumentar sempre em Janeiro, com base na inflação do ano anterior. Ou então, vc aumenta varias vezes no ano: Aumentou o valor do imposto - aumenta o preço. Depois aumentou a conta de energia - aumenta de novo. E assim por diante. Mas isso ninguém vai gostar... Você não pode eumentar todos em janeiro poismquem assinou no ano anterior de fevereiro em diante sairá prejudicado. Nunca tive serviço que não tivesse um reajuste anual e que tivesse que ficar explicando do porque do aumento, isso é coisa da "Terra do Nunca" ;) Imagina se as operadoras de telefonia tivessem que fazer isso, as empresas de transporte público, os governos em relação aos impostos, as operadoras de TV a cabo, as escolas particu ares etc... :) Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcelo Maffezoli Postado Março 3, 2011 Compartilhar Postado Março 3, 2011 Você não pode eumentar todos em janeiro poismquem assinou no ano anterior de fevereiro em diante sairá prejudicado. Nunca tive serviço que não tivesse um reajuste anual e que tivesse que ficar explicando do porque do aumento, isso é coisa da "Terra do Nunca" ;) Imagina se as operadoras de telefonia tivessem que fazer isso, as empresas de transporte público, os governos em relação aos impostos, as operadoras de TV a cabo, as escolas particu ares etc... :) Concordo! Porém cada uma tem uma data fixa para poder efetuar os aumentos. Aí imagina você com 200 clientes, cada um em um dia e mês diferente. Você tá frito pra aumentar todos. Por isso, nesse caso da hospedagem, acho válido definir um mês para os aumentos. Uns clientes vão sair no lucro, outros no prejuízo. Mas agradar a todos é bem complicado. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
joaopaulo Postado Março 3, 2011 Compartilhar Postado Março 3, 2011 Concordo! Porém cada uma tem uma data fixa para poder efetuar os aumentos. Aí imagina você com 200 clientes, cada um em um dia e mês diferente. Você tá frito pra aumentar todos. Por isso, nesse caso da hospedagem, acho válido definir um mês para os aumentos. Uns clientes vão sair no lucro, outros no prejuízo. Mas agradar a todos é bem complicado. É bom mencionar isso no contrato, o CDC não permite isso caso não esteja registrado. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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