Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Cloudstack 3 vs openstack


Bruno Henrique

Posts Recomendados

Olá pessoal, gostaria de levantar uma discussão que acredito ser bem interessante.


Nas minhas pesquisas recentes sobre implantação de Cloud vi grandes investimentos e recomendações das plataformas CloudStack e OpenStack.

A CloudStack na sua versão 3 passou a conta com a maioria dos hypervisors e por ter sido comprada e continuada pela Citrix ela possui uma versão otimizada do XenServer. 
Já a OpenStack pelo que li é alguma maracutaia da Rackspace com a NASA para oferecer ambientes cloud também.
Vejo mais se falando de OpenStack que se não me engano também é utilizado pela UOL Host do que o CloudStack.

Mas os demais amigos do fórum já teriam feito utilização de uma dessas plataformas, ou teriam outra a indiciar ?
Ou teriam mais informações para serem levadas em consideração em relação a implantação de tais sistemas.

 

Acho que seria interessante debatermos um pouco sobre esses softwares e suas implantações em nossos ambientes hoje. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cloudstack já foi da Citrix, mas eles doaram o software à fundação Apache e hoje eles não tem mais envolvimento com o software. A implementação e funcionamento é meio complexo, dá bastante trabalho para colocar para funcionar e o painel que vem por padrão não é o bixo e de difícil utilização para a maioria dos clientes. 

Já o openstack roda na maioria dos provedores de cloud hoje pois ele é muito versátil, atende todo o tipo de ambiente e necessidades. E também é open source como o cloudstack...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15 de setembro de 2016 at 22:10, Bruno Henrique disse:

A CloudStack na sua versão 3 passou a conta com a maioria dos hypervisors e por ter sido comprada e continuada pela Citrix ela possui uma versão otimizada do XenServer. 

Já a OpenStack pelo que li é alguma maracutaia da Rackspace com a NASA para oferecer ambientes cloud também.

Mas os demais amigos do fórum já teriam feito utilização de uma dessas plataformas, ou teriam outra a indiciar ?
Ou teriam mais informações para serem levadas em consideração em relação a implantação de tais sistemas.

CloudStack não é uma versão otimizada do XenServer. De fato ela foi iniciada pela Citrix, mas foi doada a apache foundation e não tem qualquer ligação hoje. Desde a versão 2, que foi a que estudei, ela já contava com a maioria dos hypervisors, Xen, KVM e VMware.

OpenStack é da comunidade e a RedHat comercializa (Assim como RHEL e CentOS/Fedora, RHEV e oVirt, CloudForms e ManageIQ) Nunca vi algo da RackSpace e Nasa. Tens algum link?

Já homologuei os 2, e tem uma coisa chata que achei. É quanto aos IPs das VMs e ao login. Na época que homologuei, só era possível logar-se nas instâncias através de chaves, nessa época eu utilizava windows, e era muito chato isso.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/09/2016 at 11:03, Rocha Neto disse:

CloudStack não é uma versão otimizada do XenServer. De fato ela foi iniciada pela Citrix, mas foi doada a apache foundation e não tem qualquer ligação hoje. Desde a versão 2, que foi a que estudei, ela já contava com a maioria dos hypervisors, Xen, KVM e VMware.

OpenStack é da comunidade e a RedHat comercializa (Assim como RHEL e CentOS/Fedora, RHEV e oVirt, CloudForms e ManageIQ) Nunca vi algo da RackSpace e Nasa. Tens algum link?

Já homologuei os 2, e tem uma coisa chata que achei. É quanto aos IPs das VMs e ao login. Na época que homologuei, só era possível logar-se nas instâncias através de chaves, nessa época eu utilizava windows, e era muito chato isso.

 

Eu tinha lido em um artigo que não achei por agora.
Mas no próprio site deles fala alguma coisa sobre:

http://docs.openstack.org/project-team-guide/introduction.html

 

Em 22/09/2016 at 11:03, Rocha Neto disse:

CloudStack não é uma versão otimizada do XenServer. De fato ela foi iniciada pela Citrix, mas foi doada a apache foundation e não tem qualquer ligação hoje. Desde a versão 2, que foi a que estudei, ela já contava com a maioria dos hypervisors, Xen, KVM e VMware.

OpenStack é da comunidade e a RedHat comercializa (Assim como RHEL e CentOS/Fedora, RHEV e oVirt, CloudForms e ManageIQ) Nunca vi algo da RackSpace e Nasa. Tens algum link?

Já homologuei os 2, e tem uma coisa chata que achei. É quanto aos IPs das VMs e ao login. Na época que homologuei, só era possível logar-se nas instâncias através de chaves, nessa época eu utilizava windows, e era muito chato isso.

 

Rocha em relação ao login somente através de chaves. 
Isso ocorreu nos dois ou em algum deles em específico ? Salvo engano já utilizei algum provedor que tinha isso, não achei legal não, muito trabalhoso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Bruno Henrique disse:

Eu tinha lido em um artigo que não achei por agora.
Mas no próprio site deles fala alguma coisa sobre:

http://docs.openstack.org/project-team-guide/introduction.html

 

Rocha em relação ao login somente através de chaves. 
Isso ocorreu nos dois ou em algum deles em específico ? Salvo engano já utilizei algum provedor que tinha isso, não achei legal não, muito trabalhoso. 

Nos 2. Eu confesso que desisti por causa disso. Sem contar a atribuição de IPs. Tem que ser 2. Interno e Externo.

Estou estudando algumas coisas de desenvolvimento, mas tenho que criar coragem pra daqui pro final do ano retomar esse projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?