Bruno Henrique Postado Setembro 16, 2016 Compartilhar Postado Setembro 16, 2016 Olá pessoal, gostaria de levantar uma discussão que acredito ser bem interessante. Nas minhas pesquisas recentes sobre implantação de Cloud vi grandes investimentos e recomendações das plataformas CloudStack e OpenStack. A CloudStack na sua versão 3 passou a conta com a maioria dos hypervisors e por ter sido comprada e continuada pela Citrix ela possui uma versão otimizada do XenServer. Já a OpenStack pelo que li é alguma maracutaia da Rackspace com a NASA para oferecer ambientes cloud também. Vejo mais se falando de OpenStack que se não me engano também é utilizado pela UOL Host do que o CloudStack. Mas os demais amigos do fórum já teriam feito utilização de uma dessas plataformas, ou teriam outra a indiciar ? Ou teriam mais informações para serem levadas em consideração em relação a implantação de tais sistemas. Acho que seria interessante debatermos um pouco sobre esses softwares e suas implantações em nossos ambientes hoje. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Setembro 21, 2016 Compartilhar Postado Setembro 21, 2016 O cloudstack já foi da Citrix, mas eles doaram o software à fundação Apache e hoje eles não tem mais envolvimento com o software. A implementação e funcionamento é meio complexo, dá bastante trabalho para colocar para funcionar e o painel que vem por padrão não é o bixo e de difícil utilização para a maioria dos clientes. Já o openstack roda na maioria dos provedores de cloud hoje pois ele é muito versátil, atende todo o tipo de ambiente e necessidades. E também é open source como o cloudstack... 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rocha Neto Postado Setembro 22, 2016 Compartilhar Postado Setembro 22, 2016 Em 15 de setembro de 2016 at 22:10, Bruno Henrique disse: A CloudStack na sua versão 3 passou a conta com a maioria dos hypervisors e por ter sido comprada e continuada pela Citrix ela possui uma versão otimizada do XenServer. Já a OpenStack pelo que li é alguma maracutaia da Rackspace com a NASA para oferecer ambientes cloud também. Mas os demais amigos do fórum já teriam feito utilização de uma dessas plataformas, ou teriam outra a indiciar ? Ou teriam mais informações para serem levadas em consideração em relação a implantação de tais sistemas. CloudStack não é uma versão otimizada do XenServer. De fato ela foi iniciada pela Citrix, mas foi doada a apache foundation e não tem qualquer ligação hoje. Desde a versão 2, que foi a que estudei, ela já contava com a maioria dos hypervisors, Xen, KVM e VMware. OpenStack é da comunidade e a RedHat comercializa (Assim como RHEL e CentOS/Fedora, RHEV e oVirt, CloudForms e ManageIQ) Nunca vi algo da RackSpace e Nasa. Tens algum link? Já homologuei os 2, e tem uma coisa chata que achei. É quanto aos IPs das VMs e ao login. Na época que homologuei, só era possível logar-se nas instâncias através de chaves, nessa época eu utilizava windows, e era muito chato isso. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Henrique Postado Outubro 1, 2016 Autor Compartilhar Postado Outubro 1, 2016 Em 22/09/2016 at 11:03, Rocha Neto disse: CloudStack não é uma versão otimizada do XenServer. De fato ela foi iniciada pela Citrix, mas foi doada a apache foundation e não tem qualquer ligação hoje. Desde a versão 2, que foi a que estudei, ela já contava com a maioria dos hypervisors, Xen, KVM e VMware. OpenStack é da comunidade e a RedHat comercializa (Assim como RHEL e CentOS/Fedora, RHEV e oVirt, CloudForms e ManageIQ) Nunca vi algo da RackSpace e Nasa. Tens algum link? Já homologuei os 2, e tem uma coisa chata que achei. É quanto aos IPs das VMs e ao login. Na época que homologuei, só era possível logar-se nas instâncias através de chaves, nessa época eu utilizava windows, e era muito chato isso. Eu tinha lido em um artigo que não achei por agora. Mas no próprio site deles fala alguma coisa sobre:http://docs.openstack.org/project-team-guide/introduction.html Em 22/09/2016 at 11:03, Rocha Neto disse: CloudStack não é uma versão otimizada do XenServer. De fato ela foi iniciada pela Citrix, mas foi doada a apache foundation e não tem qualquer ligação hoje. Desde a versão 2, que foi a que estudei, ela já contava com a maioria dos hypervisors, Xen, KVM e VMware. OpenStack é da comunidade e a RedHat comercializa (Assim como RHEL e CentOS/Fedora, RHEV e oVirt, CloudForms e ManageIQ) Nunca vi algo da RackSpace e Nasa. Tens algum link? Já homologuei os 2, e tem uma coisa chata que achei. É quanto aos IPs das VMs e ao login. Na época que homologuei, só era possível logar-se nas instâncias através de chaves, nessa época eu utilizava windows, e era muito chato isso. Rocha em relação ao login somente através de chaves. Isso ocorreu nos dois ou em algum deles em específico ? Salvo engano já utilizei algum provedor que tinha isso, não achei legal não, muito trabalhoso. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rocha Neto Postado Outubro 1, 2016 Compartilhar Postado Outubro 1, 2016 17 minutos atrás, Bruno Henrique disse: Eu tinha lido em um artigo que não achei por agora. Mas no próprio site deles fala alguma coisa sobre:http://docs.openstack.org/project-team-guide/introduction.html Rocha em relação ao login somente através de chaves. Isso ocorreu nos dois ou em algum deles em específico ? Salvo engano já utilizei algum provedor que tinha isso, não achei legal não, muito trabalhoso. Nos 2. Eu confesso que desisti por causa disso. Sem contar a atribuição de IPs. Tem que ser 2. Interno e Externo. Estou estudando algumas coisas de desenvolvimento, mas tenho que criar coragem pra daqui pro final do ano retomar esse projeto. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
BrunoSantos Postado Outubro 8, 2016 Compartilhar Postado Outubro 8, 2016 É possivel desabilitar a utilização de key e utilizar apenas usuário e senha, não é necessariamente obrigatório, só não lembro onde exatamente, pretendo retornar os estudos com a plataforma próxima semana, posteriormente posso esta informando aqui como efetuar essa alteração. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.