Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

ISPManager - Melhor Painel de Controle Nginx


Posts Recomendados

Olá a todos, hoje eu escrevo essa postagem para relatar minhas experiencias com ISPManager.

Minha área de atuação é focada em sites de alta performance, tenho algumas soluções prontas que atendem meus clientes, porém estava em busca de um painel mais interessante, que possibilitasse ter recursos de fácil gerenciamento e ao mesmo tempo pode usar Nginx, Apache, Litespeed em um só painel, eu tinha encontrado esse painel.

A princípio, o painel de controle funciona muito bem, fiquei atraído pela possibilidade de recompilar nginx com  módulos customizados que me permitiriam criar templates personalisados para minhas aplicações (Magento, Mautic, Wordpress, Opencart) 

Em sites Wordpress onde podemos ativar Microcache ou Redis baseados nos templates customizados  e por domínios específicos, a velocidade chega a ser insana, em alguns casos superando easyengine e ainda mantendo baixo uso de recursos. Parecia eu que tinha encontrado o painel de controle que sempre sonhei.

Integrando Litespeed é um show a parte, é velocidade extrema com força bruta do LSAPI jutnos, muito show de boa mesmo, fiquei muito atraído por isso e ainda hoje estou insistindo no painel enchendo o saco do suporte para corrigir os problemas. Inclusive tem um rapaz dedicado da area de marketing que fica dando auxilio via skype em questões comercias, ah, o preço do painel para revendas é muito bom, mesmo com investimento inicial baixo.

Nos últimos 45 dias , dediquei boa parte do meu tempo lendo documentação e estudando o funcionamento do ISPManager, cheguei a fazer algumas modificações que funcionaram perfeitamente e até esse ponto tudo era perfeito, até que...........

Eu percebi que muitas coisas precisam ser melhoradas, a começar pelos logs que são confusos e pouco precisos, você realmente não consegue resolver nenhum problema vendo logs.

Os repositórios da ispsystem acabam criando má formação no sistema e você é obrigado corrigir manualmente. O servidor de banco de dados ainda está na versão 5.5 e se você tenta fazer upgrade o sistema inteiro se quebra removendo pacotes essenciais para seu funcionamento.

A instalação de pacotes pre construidos por ispsystem é outro ponto negativo ao meu ver, por exemplo, se você for instalar mysql, deve executar apt-get install ispmanager-pkg-mysql.

Não é possível usar MariaDB 10, Mysql 5.6 ou Percona Server, mas apenas MariaDB 5 quando você usa Centos 7. O sistema de isntalação, nesse ponto , é extremamente limitado.

O sistema tem suporte parcial a múltiplas versões de PHP. Nginx e mod_php funcionam apenas com opção nativa do php que no Debian é a versão 5.6 e você não tem opções adicionais. Apenas usando CGI e Apache FastCGI é que você pode selecionar versões alternativas. (ISPManager 5 Lite)

Notei sérios problemas com uploads de midia quando usando Wordpress, o sistema parece ser otimizado para segurança mas quando usando apache, em dados momentos só é possivel fazer uploads modificando arquivo de configuração de apache, mas com nginx esses problemas não ocorrem.

Firewall e emails são dois casos a parte, em primeiro lugar, firewall não funciona corretamente e se você bloquear um país por acidente, não poderá desbloquear, porque o sistema reporta erro misterioso e mesmo com acesso ssh e procurando em logs você só consegue ver uma sequencia de números que nada dizem sobre o problema. Nesse caso é preciso parar completamente o iptables via linha de comando, fiquei com sites 5 horas fora do ar esperando solução de suporte, que não aconteceu, até que eu mesmo tive que resolver. Eu queria que o suporte me mostrasse o problema..

Emails são instáveis, eu instalei ISPManager Lite em mais de 10 servidores, em 4 deles tive que refazer toda a instalação, simplesmente porque emails não são enviados ou não chegam, não importa se as zonas dns estão configuradas ou se portas smtp estão abertas, não funciona.

Mas então , reinstalando o painel em outro servidor, ele resolve funcionar aleatoriamente. Além disso, Afterlogic sempre está com problemas de página em branco.

Apesar de tudo isso, eu podia suportar o uso do painel, no entanto o problema que irei relatar agora é realmente irritante e deixa você completamente offline e seus sites fora.

No ISPMnagaer você pode instalar recursos customizados e isso é realmente muito bom, por exemplo, você pode usar apenas Nginx, mas ao mesmo tempo Apache + Nginx ou somente Apache, ainda é possível integrar Litespeed facilmente, e tudo funciona de forma muito interessante.

No entanto, dependendo do "humor" de ISPManager essa funcionalidade chamada FEATURES pode funcionar em um servidor e no outro não. Fiz testes exaustivos com Jessie 64 e mesmo com versões iguais desse OS, no mesmo DC Choopa - Vultr de Miami, as instalções podiam variar.

Em uma máquina o sistema dizia ter instalado Nginx e Apache MPM Prefork, mas na prática apenas CGI estava ativo e não importava o que você fazia, nada mudava.

Já na segunda máquina, aparecia opção mod_php e Nginx e numa terceira máquina, aparecia Nginx, mod_php, Apache FastCGI e CGI, isso dependia do "humor" de ISPManager e ao abrir ticket no suporte, fiquei sem resposta sobre o problema.

A propósito, suporte sempre pede acesso ssh, então imagino, como poderei dar suporte a meus clientes? Sempre precisarei enviar dados dos servidores ao suporte?

Bem, continuando....acontece que ISPManager permite você editar configuração de servidor web diretamente via admin, outra funcionalidade muito boa, no entanto, aconteceu algumas vezes do sistema parar de responder, e seus sites desaparecerem do painel, mesmo sistema acusando erro em syntax de nginx, (tenho experiencia com nginx) eu corrigia o problema e mesmo assim, os sites ficavam ocultos.

Espero que você possa ser ajudado com esse texto, se quiser minha ajuda, posta ai uma resposta , se souber ajudo com prazer!


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente complicado.

Já verificou o vestaCP? Eu atualmente o uso 100% em minhas aplicações, designer bem simples, possui nginx nativo também, e permite a criação de templates customizados para cada domínio, o que para mim também é essencial.

Tem o CWP também que permite bastante configurações, inclusive phps diferenciados, assim como o ISPConfig que permite mais ainda a configuração, só que é mais manual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, sim, estou trabalhando nele, implantando algumas modificações para rodar wordpress com nginx fastcgi cache via templates, mas meu objetivo era apenas compartilhar a experiência com vocês. Fiz o mesmo com ISPConfig recentemente, mas ainda sim , o ISPManager é um painel mais completo.

Não estou em busca de soluções via linha de comando, conheço o Centminmod a anos, o que procuro é uma solução para meus clientes que precisam de interface fácil. As pessoas não gostam de receber acesso sftp e phpmyadmin e depois serem largadas, ficam perdidas, você perde o cliente, a menos quando você menos gerencia o servidor.

 

É só usar o ISPManager por algumas horas e ver a diferença, por 3.5us por mês vale muito a pena. Espero que a equipe melhore isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/07/2016 at 12:31, Speedinx disse:

Oi, sim, estou trabalhando nele, implantando algumas modificações para rodar wordpress com nginx fastcgi cache via templates, mas meu objetivo era apenas compartilhar a experiência com vocês. Fiz o mesmo com ISPConfig recentemente, mas ainda sim , o ISPManager é um painel mais completo.

Não estou em busca de soluções via linha de comando, conheço o Centminmod a anos, o que procuro é uma solução para meus clientes que precisam de interface fácil. As pessoas não gostam de receber acesso sftp e phpmyadmin e depois serem largadas, ficam perdidas, você perde o cliente, a menos quando você menos gerencia o servidor.

 

É só usar o ISPManager por algumas horas e ver a diferença, por 3.5us por mês vale muito a pena. Espero que a equipe melhore isso.

Use o VestaCP conforme indicado pelo @LucasOliveira se tua intenção é uso em produção, infinitamente superior, versátil e gratuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhe para o InterWorx. Nova versão terá suporte ao nginx, creio que logo deve sair, licença tem custo acessível.

Atualmente existe suporte ao LiteSpeed, há um benchmark em https://www.litespeedtech.com/products/litespeed-web-server/benchmarks/magento-litemage

Existe uma versão grátis https://www.litespeedtech.com/products/litespeed-web-server/editions

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/08/2016 at 17:33, EuMarcos disse:

Olhe para o InterWorx. Nova versão terá suporte ao nginx, creio que logo deve sair, licença tem custo acessível.

Atualmente existe suporte ao LiteSpeed, há um benchmark em https://www.litespeedtech.com/products/litespeed-web-server/benchmarks/magento-litemage

Existe uma versão grátis https://www.litespeedtech.com/products/litespeed-web-server/editions

O ISPManager não só suporta o Litespeed, como também permite criar cluster, Nginx como proxy ou servidor web. 

Suporte a Nginx como proxy?

.... Nginx Proxy is coming in InterWorx 5.1 guys, so you can use Nginx in front of Apache. :D ....

O ponto destacado acima é utilizar Nginx como servidor Web.

Para quem tiver interesse no Mgr5 a tradução vai sair em algumas semanas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?