Rafael DevOps Postado Maio 12, 2016 Compartilhar Postado Maio 12, 2016 Boa noite, Sou Desenvolvedor e gosto dessa área que envolve servidores, tenho um certo conhecimento de fazer meus ambientes de desenvolvimento manualmente ou com provisionamentos. Decidi entrar no mercado de hospedagem e comecei a estudar um pouco a experiência de algumas pessoas em vários sites e nas análises que vi de pessoas que apresentam cada um desses painéis. Com pouca experiência que tenho com esses painéis de controle, percebo que existem tendências que apontam o CPanel e Plesk (Pagos) e CWP, Virtualmin e VestaCP serem os que mais agradam as pessoas. Pela grana curta no primeiro momento eu cortaria o CPanel pois quero pensar na qualidade da Produção, apesar de que o CPanel me daria retorno na Aceitação e Atendimento, exemplo da qualidade de Produção(lógico que existem outros fatores para isso também), se um servidor pequeno que muitos utilizam uns 20 sites rodando no mesmo, prefiro utilizar 5, por exemplo, consigo ainda um lucro pois o preço seria um pouco maior, porém necessitaria de mais servidores ou aumentar a capacidade do servidor que eu tenho mantendo a proporção, ou seja, o custo alocado no Cpanel estaria no primeiro momento indo para uma infraestrutura melhor, mas essa decisão ainda será analisada. Segue as dúvidas para o Painel que melhor atende os requisitos: Qual dos Painéis possui módulo ou plugin para gerenciamento dos clientes em termos financeiros(WHMCS ou outro tipo)? Qual deles da para integrar com o site de venda com planos de Hospedagem, Revenda, VPS, Cloud e deixar tudo automatizado (para os clientes que não fazem parte da minha carteira poder escolher o plano, fazer o checkout e se tudo ok com o cartão ou se o boleto foi pago o serviço que ele escolheu começa a funcionar)? Quais temas vocês indicam que já facilitaria o trabalho inteiro de automatizar o site para as vendas dos diferentes planos? Se eu escolher não comprar o tema e resolver fazer o meu próprio tema do zero qual deles tem a melhor documentação para isso? Existe algum Painel de controle ou WHMCS (pelo menos o gestor financeiro) que funcionaria fora do servidor de produção, utilizando alguma API ele mandaria e receberia apenas as informações necessárias para o controle do servidor, com isso o servidor de produção se livraria de pesos a mais do Painel de controle ou de um WHMCS da vida que estaria instalado em um servidor menor e mais barato a parte ou até em localhost, fazendo um backoffice/ERP e se comunicando com o server de Produção? Obrigado a todos que cooperarem! Vlw o/ 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
VictorHScatolon Postado Maio 12, 2016 Compartilhar Postado Maio 12, 2016 Cara, acho que zPanel também é bom e grátis, é a opção free do cpanel Enviado do meu Galaxy S6 usando Tapatalk. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafael DevOps Postado Maio 12, 2016 Autor Compartilhar Postado Maio 12, 2016 @compulabs Opa, também vi que tem muita gente que gosta de Zpanel, hoje logo cedo estava lendo ele em um momento de folga, mas tem gente que não gosta de usá-lo para produção a não ser que seja para administração direta de seus clientes, foi o que eu entendi em vários lugares que li, instalei ele aqui na minha VM local, mas ainda não mexi pq vi esses comentários, quero investir um tempo estudando justamente naquele que chega mais próximo aos requisitos citados acima, na teoria o cPanel, mas existe a questão da grana que expliquei também. O CWP foi o único que li com vários elogios, apesar de pouco citado, acho que ainda são poucos os que conhecem ele, mas foram praticamente 100% de elogios, mas possui o problema de não ter um gerenciador de faturas/boletos/crédito. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafael DevOps Postado Maio 12, 2016 Autor Compartilhar Postado Maio 12, 2016 Antes de ir dormir resolvi passar aqui sobre o que entendi do processo voltado para o site automatizado. Site-> WHMCS -> Painel de Controle O WHMCS é o meio de campo, encontrei vários temas pagos e um plugin wordpress que gera algumas ligações, então é possível etudar alguma API ou funções do WHMCS para suprir com tudo isso. Agora vem a questão de um programa similar ao WHMCS que possa ser mais barato e que aceite essa integração. Obs.: Se tinha um que eu queria usar mesmo era o CWP, mas com essa questão do WHMCS que faz a ligação entre o site e o painel de controle, fica agora difícil dele ser escolhido, a não ser que exista a novidade dele aceitar WHMCS ou encontrando um outro gerenciador similar ao mesmo. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Flavio Maciel Postado Maio 12, 2016 Compartilhar Postado Maio 12, 2016 Cara, acho que zPanel também é bom e grátis, é a opção free do cpanel Enviado do meu Galaxy S6 usando Tapatalk. @compulabs Opa, também vi que tem muita gente que gosta de Zpanel, hoje logo cedo estava lendo ele em um momento de folga, mas tem gente que não gosta de usá-lo para produção a não ser que seja para administração direta de seus clientes, foi o que eu entendi em vários lugares que li, instalei ele aqui na minha VM local, mas ainda não mexi pq vi esses comentários, quero investir um tempo estudando justamente naquele que chega mais próximo aos requisitos citados acima, na teoria o cPanel, mas existe a questão da grana que expliquei também. O CWP foi o único que li com vários elogios, apesar de pouco citado, acho que ainda são poucos os que conhecem ele, mas foram praticamente 100% de elogios, mas possui o problema de não ter um gerenciador de faturas/boletos/crédito. Zpanel foi um projeto legal, mas está descontinuado. Para produção sem duvidas vá de cpanel. Se não quiser gastos iniciais, escolha o cwp ou o Vesta, são bem completos e estáveis. Enviado de meu GT-I9070 usando Tapatalk 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
VictorHScatolon Postado Maio 12, 2016 Compartilhar Postado Maio 12, 2016 @compulabs Opa, também vi que tem muita gente que gosta de Zpanel, hoje logo cedo estava lendo ele em um momento de folga, mas tem gente que não gosta de usá-lo para produção a não ser que seja para administração direta de seus clientes, foi o que eu entendi em vários lugares que li, instalei ele aqui na minha VM local, mas ainda não mexi pq vi esses comentários, quero investir um tempo estudando justamente naquele que chega mais próximo aos requisitos citados acima, na teoria o cPanel, mas existe a questão da grana que expliquei também. O CWP foi o único que li com vários elogios, apesar de pouco citado, acho que ainda são poucos os que conhecem ele, mas foram praticamente 100% de elogios, mas possui o problema de não ter um gerenciador de faturas/boletos/crédito. Cara, tem o serverpilot e o froxlor, ambos bem bonitos, tem boas funcionalidades, mas acho o froxlor mais interessante para você. Zpanel foi um projeto legal, mas está descontinuado. Para produção sem duvidas vá de cpanel. Se não quiser gastos iniciais, escolha o cwp ou o Vesta, são bem completos e estáveis. Enviado de meu GT-I9070 usando Tapatalk Vesta também é bom, mas temos também o serverpilot e o froxlor, ambos boas opções também, apesar de básicos. Outro muito bom na minha opinião é o ajenti. Enviado do meu Galaxy S6 usando Tapatalk. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafael DevOps Postado Maio 12, 2016 Autor Compartilhar Postado Maio 12, 2016 @Flavio MacielMas o CWP e o Vesta fazem integração com algum gerenciado parecido com o WHMCS para que eu desenvolva um site automatizado? Porque gostaria de atingir os requisitos, se caso realmente se tornar difícil de atingir talvez eu assine o Plesk por ser mais barato que o cPanel. @compulabsSobre o serverpilot eu já até conheço um pouco melhor que o grande cPenal, mas ainda não tinha procurado sobre integração com um gerenciador (algo voltado para o negócio), mas a lembrança foi boa, porque é muito bom. Se ele se integrar com um gerenciador de negócio, WHMCS da vida, ponto para ele, agora eu acho que ele não disponibiliza um gerenciador de operação para o cliente, tipo CWP, Cpanel e etc. Mas ele não instala servidor de e-mail de e-mail se eu não me engano, pelo menos eu não vi, tá certo que isso seria até uma boa não mexer com e-mail, acredito que é dor de cabeça para quase todos devido os spams, porém os bons e-mails gratuitos apenas a zoho ainda oferece algumas contas na faixa, para um público que precisam de mais qualidade e contratam serviços mais caro em alguns momentos se torna até fácil convencer que pagando o excedente para a Zoho ou comprar o serviço do Gmail é excelente, mas falar isso para um pequeno ou empresário que não ver ainda valor com gastos no mundo Web, onde o pensamento é o consumismo free, fica complicado. Mas a lembrança do serverpilot foi boa e vou verificar as questões acima e quanto as configurações também, porque ele já vem praticamente tudo pronto e bem amarrado, devido a isso vou ver se ele já disponibiliza algo com o cloudlinux porque já seria interessante para ambiente compartilhado e deixando mais livre a máquina do hospedado. O serverpilot já estava na minha lista, mas não coloquei ele aqui por causa do e-mail que ainda não tinha visto e sobre a automatização do site, se ele fechar isso já coloco ele no topo com o Plesk, cPanel(desvantagem - licença cara) e CWP(desvantagem - sem módulos WHMCS, procurando alternativa). 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
VictorHScatolon Postado Maio 12, 2016 Compartilhar Postado Maio 12, 2016 @Flavio MacielMas o CWP e o Vesta fazem integração com algum gerenciado parecido com o WHMCS para que eu desenvolva um site automatizado? Porque gostaria de atingir os requisitos, se caso realmente se tornar difícil de atingir talvez eu assine o Plesk por ser mais barato que o cPanel. @compulabsSobre o serverpilot eu já até conheço um pouco melhor que o grande cPenal, mas ainda não tinha procurado sobre integração com um gerenciador (algo voltado para o negócio), mas a lembrança foi boa, porque é muito bom. Se ele se integrar com um gerenciador de negócio, WHMCS da vida, ponto para ele, agora eu acho que ele não disponibiliza um gerenciador de operação para o cliente, tipo CWP, Cpanel e etc. Mas ele não instala servidor de e-mail de e-mail se eu não me engano, pelo menos eu não vi, tá certo que isso seria até uma boa não mexer com e-mail, acredito que é dor de cabeça para quase todos devido os spams, porém os bons e-mails gratuitos apenas a zoho ainda oferece algumas contas na faixa, para um público que precisam de mais qualidade e contratam serviços mais caro em alguns momentos se torna até fácil convencer que pagando o excedente para a Zoho ou comprar o serviço do Gmail é excelente, mas falar isso para um pequeno ou empresário que não ver ainda valor com gastos no mundo Web, onde o pensamento é o consumismo free, fica complicado. Mas a lembrança do serverpilot foi boa e vou verificar as questões acima e quanto as configurações também, porque ele já vem praticamente tudo pronto e bem amarrado, devido a isso vou ver se ele já disponibiliza algo com o cloudlinux porque já seria interessante para ambiente compartilhado e deixando mais livre a máquina do hospedado. O serverpilot já estava na minha lista, mas não coloquei ele aqui por causa do e-mail que ainda não tinha visto e sobre a automatização do site, se ele fechar isso já coloco ele no topo com o Plesk, cPanel(desvantagem - licença cara) e CWP(desvantagem - sem módulos WHMCS, procurando alternativa). O serverpilot nao oferece painel para o cliente, infelizmente, mas tem módulo para whmcs, poderia dar uma olhada. Enviado do meu Galaxy S6 usando Tapatalk. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafael DevOps Postado Maio 12, 2016 Autor Compartilhar Postado Maio 12, 2016 @compulabs isso mesmo, confirmei aqui, não tem o painel de cliente e parece que existem algumas pessoas da comunidade deles que já estão esperando que isso seja resolvido em breve, mas é aquilo, eles não sabem o plano que os investidores possuem para o produto, agora é muito top, principalmente para quem precisa de tempo e com isso pode se dedicar ainda mais para outras coisas, se eu quisesse apenas montar o serviço para cuidar dos apps dos meus clientes era ele que eu usaria ou o Vesta mesmo que já usei um pouco em localhost para montar ambientes, a diferença é que o serverpilot já vem com configurações para quase tudo já bem amarradas, dando prioridade para a segurança, essa ferramenta vai crescer muito, possui API aberta parece, como os caras estão fazendo algo bem organizado daqui a pouco vai ter plugin para tudo. Agora o plugin do WHMCS parece não ser bem completo, acho que não possui o gerador de pagamento, mas acho que daria para desenvolver a parte, o problema é tempo para conseguir construir um treco desse já que eu queria ter pelo menos um server pronto esperando clientes em poucos dias se a pesquisa eliminar algumas dúvidas e eu conseguir chegar na ferramenta ideal para mim no momento. Vendo assim realmente concluo que não dar para fugir por enquanto do CPanel e Plesk quando você quer atingir todos os requisitos que coloquei, mas como eu quero por enquanto poupar vou estudar um pouco mais e se não existir outra alternativa irei para o Plesk porque é mais barato ainda mais se precisar pagar algo pelo WHMCS, e isso leva para outra pergunta, ele é pago ou já vem um módulo pronto para o uso com todas as funcionalidades no Plesk e CPanel? Já procurei no site deles, mas vejo valores de serviços que eles realizam, tipo configuração, integração e etc., não vejo valores de licença. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafael DevOps Postado Maio 12, 2016 Autor Compartilhar Postado Maio 12, 2016 Galera e o Virtualmin, existem a versão GPL e as pagas que são bem baratas https://www.virtualmin.com/buy/virtualmin. O que vocês acham? É estável? Quanto a integração com um gerenciador de clientes/financeiro ele possui um próprio ou é integrado com o WHMCS? 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.