Rafael DevOps Postado Maio 12, 2016 Compartilhar Postado Maio 12, 2016 Boa noite, Sou Desenvolvedor e gosto dessa área que envolve servidores, tenho um certo conhecimento de fazer meus ambientes de desenvolvimento manualmente ou com provisionamentos. Decidi entrar no mercado de hospedagem e comecei a estudar um pouco a experiência de algumas pessoas em vários sites e nas análises que vi de pessoas que apresentam cada um desses painéis. Com pouca experiência que tenho com esses painéis de controle, percebo que existem tendências que apontam o CPanel e Plesk (Pagos) e CWP, Virtualmin e VestaCP serem os que mais agradam as pessoas. Pela grana curta no primeiro momento eu cortaria o CPanel pois quero pensar na qualidade da Produção, apesar de que o CPanel me daria retorno na Aceitação e Atendimento, exemplo da qualidade de Produção(lógico que existem outros fatores para isso também), se um servidor pequeno que muitos utilizam uns 20 sites rodando no mesmo, prefiro utilizar 5, por exemplo, consigo ainda um lucro pois o preço seria um pouco maior, porém necessitaria de mais servidores ou aumentar a capacidade do servidor que eu tenho mantendo a proporção, ou seja, o custo alocado no Cpanel estaria no primeiro momento indo para uma infraestrutura melhor, mas essa decisão ainda será analisada. Segue as dúvidas para o Painel que melhor atende os requisitos: Qual dos Painéis possui módulo ou plugin para gerenciamento dos clientes em termos financeiros(WHMCS ou outro tipo)? Qual deles da para integrar com o site de venda com planos de Hospedagem, Revenda, VPS, Cloud e deixar tudo automatizado (para os clientes que não fazem parte da minha carteira poder escolher o plano, fazer o checkout e se tudo ok com o cartão ou se o boleto foi pago o serviço que ele escolheu começa a funcionar)? Quais temas vocês indicam que já facilitaria o trabalho inteiro de automatizar o site para as vendas dos diferentes planos? Se eu escolher não comprar o tema e resolver fazer o meu próprio tema do