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Problemas com envio de e-mails após atualização


PedroHenrique

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Boa tarde a todos.

Hoje pela manhã loguei no meu VPS e percebi que ele foi atualizado para a versão do WHM 56 build 8. Então fui enviar um email com uma proposta para um futuro cliente, acessei o webmail e fiz o envio normal.

Depois de 1 hora a pessoa me ligou dizendo que o não tinha recebido o email. Voltei no webmail e a mensagem havia sido devolvida, porém 20 min após ter sido enviada. Abri para ver qual o motivo e lá está descrito:

domain meudominio.com.br has exceeded the max defers and failures per hour (5/5 (100%)) allowed. Message discard.

 

Só que eu ainda não havia enviado nenhuma mensagem hoje e no log também não tem nenhuma mensagem enviada pelo meu domínio nem recebida. Então como que excedeu o limite de tentativa de reenvio?  Eu deixo essa opção(max deferred hour per domain) configurada em 10% e o limite de envios hora por domínio em 300.

Enfim, vou eu novamente enviar o email para o cliente, o webmail envia normal, não dá nenhum erro. Então quando fui ver o log de envios a mensagem está marcada de azul, com destinatário "unknown" e status "in progress". Então fui olhar na fila de emails e a mensagem está lá, ai passa uns 15 minutos ela é devolvida com essa mensagem que descrevi acima.

Resumindo meu servidor não está enviando email e para piorar fui fazer um teste e isso está acontecendo com todos os domínios hospedados no meu servidor, que no caso são o meu e mais 4. Todas as contas de email as mensagens ficam na fila e depois voltam devolvidas.

Andei vendo umas postagens aqui no fórum e vi pessoas falando de problema com essa nova versão do WHM, não sei se tem a ver com o meu problema, mas até ontem meu servidor estava normal e agora que loguei nele vi que foi atualizado somente hoje e coincidência ou não está com esse problema.

Eu já reiniciei os seguintes serviços:

Reiniciei o serviço do cPanel, Exim, IMAP, Apache, Nginx, MySQL, rodei /scripts/rebuildhttpd e reiniciei o VPS.  Nada resolveu.

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1 hora atrás, lyra disse:

Pegue o ID do seu envio nos relatórios de e-mail do seu WHM e dispare " cat /var/log/exim_mainlog | grep ID_DO_ENVIO " (sem aspas) como root no shell.

Compartilhe o resultado conosco no tópico.

@lyra obrigado pela sua colaboração.

Este é o resultado de um dos emails na fila

cat /var/log/exim_mainlog | grep 1awd60-0002pL-VX

2016-04-30 19:10:41 1awd60-0002pL-VX <= root@xxxxxxxxx.com.br U=root P=local S=1 175 T="Atualiza\347\365es de Software Dispon\355veis (server.xxxxx.com.br)" for xxxxx@gmail.com
2016-04-30 19:10:41 cwd=/var/spool/exim 3 args: /usr/sbin/exim -Mc 1awd60-0002pL     -VX
2016-04-30 19:11:44 1awd60-0002pL-VX H=gmail-smtp-in.l.google.com [74.125.30.26]  Connection timed out
2016-04-30 19:12:47 1awd60-0002pL-VX H=alt2.gmail-smtp-in.l.google.com [74.125.192.27] Connection timed out
2016-04-30 19:13:50 1awd60-0002pL-VX H=alt3.gmail-smtp-in.l.google.com [74.125.141.26] Connection timed out
2016-04-30 19:13:50 1awd60-0002pL-VX == xxxxx@gmail.com R=lookuphost T=remote_smtp defer (110): Connection timed out
2016-04-30 19:20:48 1awd60-0002pL-VX H=alt4.gmail-smtp-in.l.google.com [64.233.190.27] Connection timed out
2016-04-30 19:20:48 1awd60-0002pL-VX == xxxxx@gmail.com R=lookuphost T=remote_smtp defer (110): Connection timed out
2016-04-30 20:06:51 1awd60-0002pL-VX H=gmail-smtp-in.l.google.com [74.125.198.27] Connection timed out
2016-04-30 20:06:51 1awd60-0002pL-VX == xxxxx@gmail.com R=lookuphost T=remote_smtp defer (110): Connection timed out
2016-04-30 20:36:51 1awd60-0002pL-VX H=gmail-smtp-in.l.google.com [64.233.171.26] Connection timed out
2016-04-30 20:36:51 1awd60-0002pL-VX == xxxxx@gmail.com R=lookuphost T=remote_smtp defer (110): Connection timed out
2016-04-30 20:50:48 1awd60-0002pL-VX H=alt3.gmail-smtp-in.l.google.com [173.194.214.27] Connection timed out
2016-04-30 20:50:48 1awd60-0002pL-VX == xxxxx@gmail.com R=lookuphost T=remote_smtp defer (110): Connection timed out
2016-04-30 20:54:53 cwd=/usr/local/cpanel/whostmgr/docroot 3 args: /usr/sbin/exim -Mvh 1awd60-0002pL-VX
2016-04-30 20:54:53 cwd=/usr/local/cpanel/whostmgr/docroot 3 args: /usr/sbin/exim -Mvb 1awd60-0002pL-VX
2016-04-30 21:05:48 1awd60-0002pL-VX H=alt1.gmail-smtp-in.l.google.com [173.194.219.27] Connection timed out
2016-04-30 21:06:51 1awd60-0002pL-VX H=alt3.gmail-smtp-in.l.google.com [74.125.141.26] Connection timed out
2016-04-30 21:06:51 1awd60-0002pL-VX == xxxxx@gmail.com R=lookuphost T=remote_smtp defer (110): Connection timed out
2016-04-30 21:20:48 1awd60-0002pL-VX H=alt3.gmail-smtp-in.l.google.com [173.194.214.26] Connection timed out
2016-04-30 21:21:51 1awd60-0002pL-VX H=alt4.gmail-smtp-in.l.google.com [64.233.190.26] Connection timed out
2016-04-30 21:21:51 1awd60-0002pL-VX == xxxxx@gmail.com R=lookuphost T=remote_smtp defer (110): Connection timed out
2016-04-30 21:22:06 cwd=/usr/local/cpanel/whostmgr/docroot 3 args: /usr/sbin/exim -Mvh 1awd60-0002pL-VX
2016-04-30 21:22:06 cwd=/usr/local/cpanel/whostmgr/docroot 3 args: /usr/sbin/exim -Mvb 1awd60-0002pL-VX
2016-04-30 21:22:14 cwd=/usr/local/cpanel/whostmgr/docroot 4 args: /usr/sbin/exim -v -M 1awd60-0002pL-VX
2016-04-30 21:23:17 1awd60-0002pL-VX H=gmail-smtp-in.l.google.com [74.125.30.26] Connection timed out
2016-04-30 21:24:20 1awd60-0002pL-VX H=alt1.gmail-smtp-in.l.google.com [173.194.219.26] Connection timed out
2016-04-30 21:25:23 1awd60-0002pL-VX H=alt2.gmail-smtp-in.l.google.com [74.125.192.26] Connection timed out
2016-04-30 21:26:26 1awd60-0002pL-VX H=alt3.gmail-smtp-in.l.google.com [74.125.141.26] Connection timed out
2016-04-30 21:27:29 1awd60-0002pL-VX H=alt4.gmail-smtp-in.l.google.com [64.233.190.26] Connection timed out
2016-04-30 21:27:29 1awd60-0002pL-VX == xxxxx@gmail.com R=lookuphost T=remote_smtp defer (110): Connection timed out
2016-04-30 22:50:48 1awd60-0002pL-VX H=gmail-smtp-in.l.google.com [173.194.64.27] Connection timed out
2016-04-30 22:50:48 1awd60-0002pL-VX == xxxxx@gmail.com R=lookuphost T=remote_smtp defer (110): Connection timed out

 

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Por acaso o hostname do seu servidor é o domínio do remetente que teve problemas? Se sim, altere o hostname para mail.atual_hostname.

Como um de seus envios tem como origem o root (não autenticado), imagino que os envios do próprio sistema (não autenticados - root@hostname) seja a causa do excesso de falhas.

Caso não seja, conseguirá identificar a causa disparando este mesmo comando e analisando em cada ID de envios do seu domínio na ultima hora.

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1 hora atrás, lyra disse:

Por acaso o hostname do seu servidor é o domínio do remetente que teve problemas? Se sim, altere o hostname para mail.atual_hostname.

Como um de seus envios tem como origem o root (não autenticado), imagino que os envios do próprio sistema (não autenticados - root@hostname) seja a causa do excesso de falhas.

Caso não seja, conseguirá identificar a causa disparando este mesmo comando e analisando em cada ID de envios do seu domínio na ultima hora.

Não veja bem, o problema não é com um domínio específico, mas sim com todas as contas de email do servidor, ninguém consegue enviar emails para fora do DC. E como falei esse problema está afetando 2 VPS no mesmo DC, com hostnames e domínios principais totalmente diferentes. Um VPS tem apenas o meu site e o outro os dos clientes.

Por isso que tenho falado que o problema não deve estar nos servidores, pois são totalmente distintos e estão com o mesmo problema.

Quanto ao envio pelo root@ creio que isso seja padrão do cpanel não? pois apenas instalei o cpanel e não tive que configurar nada. Isso é errado, o servidor enviar como root?

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Remova tudo o que consta em sua fila (whm -@ mail queue manager -@ delete all), remova o limite de falhas do seu domínio para testes e faça um envio para qualquer destinatário que não esteja em seu servidor.

Aguarde alguns minutos e a causa do problema será retornada para o seu webmail.

Observando com calma o log que forneceu acima, foi possível visualizar que o seu servidor obteve timeout em uma tentativa de conexão com o gmail.

A sua porta smtp (25) está aberta?

Valide com um simples teste telnet: telnet mx01.hotmail.com (como root no shell)

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

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13 horas atrás, lyra disse:

Remova tudo o que consta em sua fila (whm -@ mail queue manager -@ delete all), remova o limite de falhas do seu domínio para testes e faça um envio para qualquer destinatário que não esteja em seu servidor.

Aguarde alguns minutos e a causa do problema será retornada para o seu webmail.

Observando com calma o log que forneceu acima, foi possível visualizar que o seu servidor obteve timeout em uma tentativa de conexão com o gmail.

A sua porta smtp (25) está aberta?

Valide com um simples teste telnet: telnet mx01.hotmail.com (como root no shell)

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Boa tarde amigo.

Então, hoje exatamente as 02:00 voltou tudo a funcionar, os meus 2 VPS voltaram a enviar e-mails normalmente. Não fiz nenhuma alteração nas configurações de ambos, o problema aparentemente era DC. Ainda não acessei o painel para ver se o suporte respondeu alguma coisa, mas fiz vários testes aqui e está enviando normalmente.

Agradeço a ajuda e copiei todas as suas dicas, inclusive o comando para avaliar o log que eu não conhecia, pois com certeza podem ser úteis futuramente.

Valeu!

 

Atualizando:

Segue a resposta do DC

Staff Reply Alexander A @ 05/01/2016 - 01:41:09

Hello, We have identified the issue regarding mail not being sent out and have resolved it at this time. Please try re-sending your emails (make sure it is through IPv4 addresses) now. I apologize for the inconvenience this has caused you.

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