Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O que fazer depois de mudar o IP do servidor


PedroHenrique

Posts Recomendados

Boa noite aos colegas.

Então, peguei um VPS na BudgetVm e os dois IPs vieram listados na Barracuda e na Trend Micro. Na Trend micro eu fiz o pedido de remoção da blacklist e me responderam que a range inteira dos IPs está em blacklist e que só removeriam os meus 2 Ips depois que o DC entrasse em contato com eles.

Pois bem, entrei em contato com o suporte na Budgetvm a falei dos problemas e me disseram que vão solicitar a remoção em todas as blacklist listadas. Como os E-mail estavam sendo devolvidos eles mudaram o IP principal do VPS para outro que está limpo e o secundário ficaram de remover das blacklists.

Agora pergunto aos colegas se preciso refazer as configurações do servidor depois que o IP principal foi substituído por outro?

O IP que era primário no servidor passou a ser secundário. Então consultei no site do cPanel e a licença consta neste IP que agora é secundário, mesmo eu dando um refresh na licença. Isso tem problema?

Preciso reinstalar ou recompilar as aplicações que tenho instaladas? Apache 2.4, PHP 5.5, Nginx, CSF Firewall e plugin do Cloudflare.

Lembrando que o IP principal agora é outro e o IP que era principal agora é secundário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, brunowebmaster disse:

A licença ainda funciona com o ip secundário? O cpanel utiliza o ip principal pra verificação da licença.(Muito loco)

Mas respondendo sua pergunta.... Sim, o minimo que acredito que deverá fazer ai é dar um rebuild no apache e nginx e fazer isso:


cd /var/named
sed -i 's/ipantigo/ipprincipal/g' *.db

E pronto.

Pois é o cPanel está funcionando normalmente mesmo depois de trocar o IP principal. Eu consultei no site e o novo IP principal não tem licença ativa, apenas o que passou a ser secundário. Eu rodei várias vezes o comando /usr/local/cpanel/cpkeyclt e não deu problema, mas também não validou a licença no novo IP. O suporte me falou que já foi tudo atualizado depois que mudaram o IP... vai entender.

Enfim, eu apenas rodei os comandos nessa ordem:

/scripts/updateuserdomains
/scripts/rebuildhttpdconf
service named restart
service cpanel restart

Fiz isso porque o usuário nobody estava vinculado ao IP que passou a ser o secudário, então encontrei na net esses comandos e resolveu, colocando o nobody vinculado ao novo IP principal.

Quanto ao nginx eu dei um rebuild nos vhosts. É isso ?

O apache eu não cheguei a recompilar, farei isso. Mas tem que ser antes ou depois do rebuild no nginx?

O que isso faz? cd /var/named sed -i 's/ipantigo/ipprincipal/g' *.db

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, brunowebmaster disse:

Não é necessário recompilar o apache, somente é preciso fazer o rebuild.
Sobre o rebuild.... se não me engano, não precisa dar rebuild em ordem.

cd /var/named sed -i 's/ipantigo/ipprincipal/g' *.db >> ele iria atualizar todos registros dns que contém o ip antigo para o novo.
No caso de todas as contas voltarem para o ip principal, mas olhando agora.... acho que é inviável. Pois, a mesma iria permanecer no ip secundario.

Como sou leigo mesmo, então não custa nada perguntar  rsrsrsr   Rebuild e recompilar não é a mesma coisa?

Cara sabe uma coisa que eu percebi a pouco, eu tinha habilitado a criação do SPF automático em todas as contas. E agora quando vou na opção de criar uma nova conta, tem lá a opção registro SPF selecionada, mas ao lado o registro que está sendo mostrado (v=spf1 +a +mx +ip4:xxx.xxx.xxx.xxx ~all) está com o IP que passou a ser o secundário e não com o novo ip principal!

Então eu crio a conta e depois vou em editar zona dns e o registro SPF criado está desse jeito: "v=spf1 ip4:xxx.xxx.xxx.xxx(ip antigo) +a +mx +ip4:xxx.xxx.xxx.xxx(ip novo) ~all"

Por que será? Será que o servidor está enviando e-mails pelos dois IPs?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, brunowebmaster disse:

Recompilar, seria no caso de você ir no easyapache e recompilar o apache e obrigatoriamente recompilar todos os outros elementos(mysql,php.. enfim)
Já o rebuild é reconstruir os dados do apache(necessariamente o httpd.conf).

Ele não esta enviando e-mails pelos dois ips.
Com os registros dns desta maneira, ele ta dando permissão para o ip novo e antigo enviar e-mail através do domínio.
Isto é umas das metas de segurança de evitar que um servidor x(desconhecido) tente enviar um e-mail para outra pessoa como remetente vc@seudominio.com
 

Entendi.

No caso eu sempre foi no easy apache e faço tudo por lá, então eu estou nesse caso recompilando tudo. Para dar o rebuild apenas no apache então seria rodar o comando /scripts/rebuildhttpdconf?

Então o SPF pode ficar dessa forma com dois IPs?

E qual dos dois ele usa para enviar os e-mails o novo(principal) ou o secundário(que era o principal)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, brunowebmaster disse:

1- Sim, usando o /scripts/rebuildhttpdconf ele irá rebuild(reconstruir) só o apache.
2- Sim, pode sim.
3- Por padrão, o cpanel envia todos os e-mails utilizando o ip principal da conta.

Legal entendi agora!

Abusando da sua boa vontade... rs  me dia um coisa, você entende de configuração de CND, Cloudflare?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?