Ir para conteúdo

Featured Replies

Postado

Boa noite aos colegas.

Então, peguei um VPS na BudgetVm e os dois IPs vieram listados na Barracuda e na Trend Micro. Na Trend micro eu fiz o pedido de remoção da blacklist e me responderam que a range inteira dos IPs está em blacklist e que só removeriam os meus 2 Ips depois que o DC entrasse em contato com eles.

Pois bem, entrei em contato com o suporte na Budgetvm a falei dos problemas e me disseram que vão solicitar a remoção em todas as blacklist listadas. Como os E-mail estavam sendo devolvidos eles mudaram o IP principal do VPS para outro que está limpo e o secundário ficaram de remover das blacklists.

Agora pergunto aos colegas se preciso refazer as configurações do servidor depois que o IP principal foi substituído por outro?

O IP que era primário no servidor passou a ser secundário. Então consultei no site do cPanel e a licença consta neste IP que agora é secundário, mesmo eu dando um refresh na licença. Isso tem problema?

Preciso reinstalar ou recompilar as aplicações que tenho instaladas? Apache 2.4, PHP 5.5, Nginx, CSF Firewall e plugin do Cloudflare.

Lembrando que o IP principal agora é outro e o IP que era principal agora é secundário.

Postado
  • Autor
45 minutos atrás, brunowebmaster disse:

A licença ainda funciona com o ip secundário? O cpanel utiliza o ip principal pra verificação da licença.(Muito loco)

Mas respondendo sua pergunta.... Sim, o minimo que acredito que deverá fazer ai é dar um rebuild no apache e nginx e fazer isso:

cd /var/named
sed -i 's/ipantigo/ipprincipal/g' *.db

E pronto.

Pois é o cPanel está funcionando normalmente mesmo depois de trocar o IP principal. Eu consultei no site e o novo IP principal não tem licença ativa, apenas o que passou a ser secundário. Eu rodei várias vezes o comando /usr/local/cpanel/cpkeyclt e não deu problema, mas também não validou a licença no novo IP. O suporte me falou que já foi tudo atualizado depois que mudaram o IP... vai entender.

Enfim, eu apenas rodei os comandos nessa ordem:

/scripts/updateuserdomains
/scripts/rebuildhttpdconf
service named restart
service cpanel restart

Fiz isso porque o usuário nobody estava vinculado ao IP que passou a ser o secudário, então encontrei na net esses comandos e resolveu, colocando o nobody vinculado ao novo IP principal.

Quanto ao nginx eu dei um rebuild nos vhosts. É isso ?

O apache eu não cheguei a recompilar, farei isso. Mas tem que ser antes ou depois do rebuild no nginx?

O que isso faz? cd /var/named sed -i 's/ipantigo/ipprincipal/g' *.db

Postado
  • Autor
11 horas atrás, brunowebmaster disse:

Não é necessário recompilar o apache, somente é preciso fazer o rebuild.
Sobre o rebuild.... se não me engano, não precisa dar rebuild em ordem.

cd /var/named sed -i 's/ipantigo/ipprincipal/g' *.db >> ele iria atualizar todos registros dns que contém o ip antigo para o novo.
No caso de todas as contas voltarem para o ip principal, mas olhando agora.... acho que é inviável. Pois, a mesma iria permanecer no ip secundario.

Como sou leigo mesmo, então não custa nada perguntar  rsrsrsr   Rebuild e recompilar não é a mesma coisa?

Cara sabe uma coisa que eu percebi a pouco, eu tinha habilitado a criação do SPF automático em todas as contas. E agora quando vou na opção de criar uma nova conta, tem lá a opção registro SPF selecionada, mas ao lado o registro que está sendo mostrado (v=spf1 +a +mx +ip4:xxx.xxx.xxx.xxx ~all) está com o IP que passou a ser o secundário e não com o novo ip principal!

Então eu crio a conta e depois vou em editar zona dns e o registro SPF criado está desse jeito: "v=spf1 ip4:xxx.xxx.xxx.xxx(ip antigo) +a +mx +ip4:xxx.xxx.xxx.xxx(ip novo) ~all"

Por que será? Será que o servidor está enviando e-mails pelos dois IPs?

Postado
  • Autor
33 minutos atrás, brunowebmaster disse:

Recompilar, seria no caso de você ir no easyapache e recompilar o apache e obrigatoriamente recompilar todos os outros elementos(mysql,php.. enfim)
Já o rebuild é reconstruir os dados do apache(necessariamente o httpd.conf).

Ele não esta enviando e-mails pelos dois ips.
Com os registros dns desta maneira, ele ta dando permissão para o ip novo e antigo enviar e-mail através do domínio.
Isto é umas das metas de segurança de evitar que um servidor x(desconhecido) tente enviar um e-mail para outra pessoa como remetente vc@seudominio.com

Entendi.

No caso eu sempre foi no easy apache e faço tudo por lá, então eu estou nesse caso recompilando tudo. Para dar o rebuild apenas no apache então seria rodar o comando /scripts/rebuildhttpdconf?

Então o SPF pode ficar dessa forma com dois IPs?

E qual dos dois ele usa para enviar os e-mails o novo(principal) ou o secundário(que era o principal)?

Postado
  • Autor
15 horas atrás, brunowebmaster disse:

1- Sim, usando o /scripts/rebuildhttpdconf ele irá rebuild(reconstruir) só o apache.
2- Sim, pode sim.
3- Por padrão, o cpanel envia todos os e-mails utilizando o ip principal da conta.

Legal entendi agora!

Abusando da sua boa vontade... rs  me dia um coisa, você entende de configuração de CND, Cloudflare?

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?