Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Cpanel DNS Cluster


keldnner

Posts Recomendados

Estou mudando a estrutura de meus servidores que atualmente cada um usa um dns (ns1 e ns2 com um ip cada).

Com a criação do DNS Cluster usando o Cpanel, eu configurei duas vms que estão em locais físicos separados, dessa forma a RFC não vai aparecer mais.

Mas a minha dúvida é sobre o hostname, o nome dele deve ser o que eu usava antes? como ns1.domain.com, esse seria meu hostname?

Além disso, a criação do DNS Cluster deve ser feita nos dois lugares, do Cluster > Server (Syncronize All) e do Server > Cluster (Write Only)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas eu digo, hoje trabalho com o ns1 e ns2 em cada servidor, para manter isso e não precisar mexer em 1000 domínios o hostname ficaria como ns1, correto?

@joaopaulo é normal o Diagram que ele monta mostrar algo assim

ns1.domain.com
|-  server.domain.com
|-|- ns2.domain.com?

e dentro do server ficar:

server.domain.com
|- ns1.domain.com
|- ns2.domain.com

 

Sobra a pratica de replicar o ns1 para o ns2 vocês acham bacana ou a melhor opção é manter os dois ligados ao server?

E no caso de ter mais de um servidor sincronizando nesse mesmo DNS Cluster.

server1 = write only
server2 = write only

ns1 = sync server1 & server2
ns2 = sync server1 & server2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, acho que está se confundindo em algumas partes.

 

O hostname é apenas um nome do servidor.

Os dns seguem como ns1 servidor e ns2 segundo servidor, no caso em dns.

É bom manter dns separados até por que mantem a redundância e melhora reputação.

No servidor principal é apenas o write pois la tem toda zona criada, no remoto é que precisa sincronizar tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado tem esse tutorial que vai te ajudar: http://www.blogdohost.com.br/instalando-o-cpanel-dns-only/

 www.HostSeries.com.br - Hospedagem de sites | Revenda de Hospedagem cPanel | VPS KVM SSD | Streaming | Performance Superior com discos SSD NVMe e Litespeed! Data center Tier 4 HIVELOCITY

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@keldnner: O diagrama está correto, é isso mesmo. O que você fez está correto e é a melhor alternativa.

 

Todos os teus sites que usavam seu NS1 e NS2 não precisarão de alterações adicionais, apenas no registro de seu domínio deverá ser informado agora os novos IPs com os nameservers para se precaver de problemas com replicações para outros domínios de clientes.

Pode ser que um ou outro site fique offline, nesse caso, peça para o cliente adicionar no painel do registrar os ips junto com os nameservers.

Att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LucasOliveira o que eu quis dizer, é que usando Cpanel DNS Only, o hostname irá aparecer no diagrama quando eu adicionar Write Only e Syncronize All, pois ele criará conforme o hostname que foi cadastrado, então eu achei que afetava eu ter colocado exemplo, dns1.domain.com (hostname do dns1) e dns2.domain.com (hostname do dns2) e dentro do meu server.domain.com, eu trabalho com ns1 e ns2.

Eu sei que esse dns1 não terá efeito se eu não adicionar o apontamento do meu server.domain.com, mas nesse caso eu aponto meu ns1.domain.com para esse novo dns1, e tenho que criar no meu hosts para fazer o inverso, ou isso não afeta? apenas eu modificar o IP do meu domain.com apontando o ns1 para o novo IP já resolve?

---

Engraçado @joaopaulo, eu tinha feito diagrama para apenas um servidor, agora adicionando um segundo ele ficou dessa forma, ele parece meio "embolado" mas na pratica está funcionando.

 

Servidor 1
|-- server.domain.com
|--|-- dns1.domain.com
|--|-- dns2.domain.com
|--|-- server2.domain.com

DNS 1
|-- dns1.domain.com
|--|-- server2.domain.com
|--|-- server.domain.com
|--|-- dns2.domain.com

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, keldnner disse:

@LucasOliveira o que eu quis dizer, é que usando Cpanel DNS Only, o hostname irá aparecer no diagrama quando eu adicionar Write Only e Syncronize All, pois ele criará conforme o hostname que foi cadastrado, então eu achei que afetava eu ter colocado exemplo, dns1.domain.com (hostname do dns1) e dns2.domain.com (hostname do dns2) e dentro do meu server.domain.com, eu trabalho com ns1 e ns2.

Eu sei que esse dns1 não terá efeito se eu não adicionar o apontamento do meu server.domain.com, mas nesse caso eu aponto meu ns1.domain.com para esse novo dns1, e tenho que criar no meu hosts para fazer o inverso, ou isso não afeta? apenas eu modificar o IP do meu domain.com apontando o ns1 para o novo IP já resolve?

---

Engraçado @joaopaulo, eu tinha feito diagrama para apenas um servidor, agora adicionando um segundo ele ficou dessa forma, ele parece meio "embolado" mas na pratica está funcionando.

 

Servidor 1
|-- server.domain.com
|--|-- dns1.domain.com
|--|-- dns2.domain.com
|--|-- server2.domain.com

DNS 1
|-- dns1.domain.com
|--|-- server2.domain.com
|--|-- server.domain.com
|--|-- dns2.domain.com

 

Não era para aparecer isso: |--|-- server2.domain.com no Servidor 1

 

Poste um print sem os IPs aí de sua pagina da lista de clusters por favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?