Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boa tarde Pessoal, preciso de um auxílio, na empresa onde eu trabalho tem 2 máquinas virtuais(ad e fileserver). Recebi a tarefa de fazer o espelhamento dessas máquinas na nuvem, com o objetivo de termos um backup,e também, não sei se é possível, caso a máquina física dê algum problema, o espelhamento na nuvem terá que assumir automaticamente sem prejudicar o ambiente corporativo. A minha gerente tem preferência pelo ambiente da Amazon, eu já criei uma conta na Amazon, porém, encontrei um serviço de backup que é para arquivos mortos. Ainda estou entendendo e aprendendo mais sobre o ambiente da amazon. Alguém com experiência nessa área pode me dizer se esse projeto é viável ? 

Desde já agradeço, 
Marcos

Posted

Marcos, espelhamento do servidor para um ambiente off site, ou seja fora da empresa é meio inviavel devido aos baixos links de internet que temos, principalmente por conta do upload.

Um ambiente ideal, no qual tenho em clientes seria ter dois servidores com Microsoft hyper-v e usar o recurso de replica. neste caso se uma maquina parar a outra irá assumir automaticamente.

Após isso, contrate algum provedor de backup em nuvem e faça backup dos seus arquivos e maquinas virtuais, pode ainda ter uma copia local e outra em nuvem.

Veja o vídeo.

Suporte TI & Service Provider - Visite nosso novo site

Posted

Fabio, obrigado. Realmente, hyper-v é excelente. Quando fiz estágio há algum tempo atrás, trabalhei com o hyper-v e puder fazer uma configuração de replicação. E confirmo o que você disse.  Porém, a situação da empresa onde eu trabalho atualmente é essa... é uma startup em crescimento, ainda não está entrando recurso. 

Temos um único servidor virtualizador Power Edge T110 rodando um linux server , as máquinas estão sendo virtualizadas pelo virtual box.

Atualmente, adotar o método de replicação do hyper-v para cá não será uma boa, pois, a empresa terá que gastar com um novo servidor e sem contar as licenças do hyper-v. Certo ?  

Os sócios já colocaram na cabeça que querem seguir a tendência do momento, que é a computação em nuvem. 

Consegue compreender a minha situação ? 

Abraços,

Marcos 

Posted

Marcos.

Alguns pontos.

1. O Hyper-v server é gratuito.
  2. Você poderia implantar um backup diario das VMS para um storage externo e em caso de defeito do servidor, basta reparar ou substituir e restaurar o backup, como é um ambiente virtual e vai rodar mesmo em hardware diferente.
  3. Tem que explicar a eles que ou migram totalmente para um ambiente em nuvem ou tem que ter um ambiente local com redundância, muita gente quer ir para a "nuvem" mas nem sempre seu software roda em nuvem, ou ele é pesado demais e etc.

Tem que ver o que está rodando no ambiente para analisar se é viável migrar para a nuvem.

Suporte TI & Service Provider - Visite nosso novo site

Posted

Show, obrigado pelos auxílios Fabio ! 

Comentando os seus pontos com algumas dúvidas que surgiram. 

1 - O hyper-v funciona em ambiente linux ? creio que não né. No caso, teria que comprar licença para usar o SO Microsoft Server, certo ?

2 - Excelente!! Já programei esse backup para após o expediente ! Já é uma baita ajuda ! Valeu mesmo por essa dica

3 - O que irá para nuvem será a infra corporativa (filerserver + servidor de domínio). O restante das aplicações são web.

Atenciosamente,

Marcos