Rodo Postado Outubro 20, 2010 Compartilhar Postado Outubro 20, 2010 Eu tenho uma dúvida. Se você tem um serviço de Hospedgem através de uma Revenda, o serviço de verdade não é seu certo? Mesmo assim ele é legal, porque a empresa que Hospeda de verdade é registrada. Ou não? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
zanin Postado Outubro 20, 2010 Compartilhar Postado Outubro 20, 2010 Depende o que vc chama de "serviço". Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Duran Postado Outubro 20, 2010 Compartilhar Postado Outubro 20, 2010 Alguns casos específicos vc pode pedir (não sei se é "automático") isenção do pagamento do ISS, basta caracterizar como locação de bens móveis (hardware) mas vc tem que emitir para retenção de imposto sobre o serviço (gerenciamento por exemplo). Sei disso porque data centers no Brasil discriminam a locação do servidor e serviços de gerenciamento a parte - pagando ISS apenas sobre o gerenciamento. O negócio é pesquisar mais sobre isso : Locação de bens móveis. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
joaopaulo Postado Outubro 20, 2010 Compartilhar Postado Outubro 20, 2010 Tem um cnae específico a respeito de Hosting: Hierarquia Seção: J INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Divisão: 63 ATIVIDADES DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO Grupo: 631 TRATAMENTO DE DADOS, HOSPEDAGEM NA INTERNET E OUTRAS ATIVIDADES RELACIONADAS Classe: 6311-9 TRATAMENTO DE DADOS, PROVEDORES DE SERVIÇOS DE APLICAÇÃO E SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM NA INTERNET Subclasse 6311-9/00 TRATAMENTO DE DADOS, PROVEDORES DE SERVIÇOS DE APLICAÇÃO E SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM NA INTERNET Lista de Atividades... Notas Explicativas: Esta subclasse compreende: - as atividades de disponibilização de infra-estrutura para os serviços de tratamento de dados, hospedagem na internet e outras atividades relacionadas, como:  - a hospedagem de aplicações ou serviços de transferência contínua de som e imagem através da internet NOTA BY JOAO: STREAMING  - a hospedagem de páginas da internet (webhosting)  - os serviços de compartilhamento de computadores NOTA BY JOAO: PODE INCLUIR VPS E CLOUD AQ - as atividades de tratamento de dados a partir dos dados fornecidos pelos clientes, como:  - o processamento de dados com a respectiva emissão de relatórios e críticas  - a gestão de bancos de dados de terceiros, permitindo a produção de listagens, de tabulações e a realização de consultas  - os serviços de entrada de dados para processamento  - as atividades de escaneamento e leitura ótica de documentos Esta subclasse não compreende: - o desenvolvimento de programas de computador sob encomenda (6201-5/00) - o desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis (6202-3/00) - o desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis (6203-1/00) - o aluguel de computadores e periféricos (7733-1/00) - os serviços de digitação para edição de textos (8219-9/99) - os provedores de acesso às redes de comunicações (6190-6/01) - os provedores de voz sobre protocolo internet – VOIP (6190-6/02) - os portais e provedores de conteúdo (6319-4/00) Agora para o Aluguel de servidores dedicados: Subclasse 6209-1/00 SUPORTE TÉCNICO, MANUTENÇÃO E OUTROS SERVIÇOS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Lista de Atividades... Notas Explicativas: Esta subclasse compreende: - as atividades de assessoramento ao usuário na utilização de sistemas, remotamente ou em suas instalações, de modo a superar qualquer perda de performance ou dificuldade de utilização (help-desk) - as atividades voltadas para solucionar os problemas que dificultem a navegabilidade entre as páginas ou impeçam o usuário da plena utilização do website - a recuperação de panes informáticas - o serviço de instalação de equipamentos de informática e programas de computador Esta subclasse compreende também: - a manutenção em tecnologias da informação, ou seja, a disponibilização para o usuário final de modificações necessárias ao sistema para atender a alterações técnicas, aprimorar os recursos, funções e características técnicas dos programas e para corrigir falhas no sistema Esta subclasse não compreende: - a assessoria em informática associada à venda de computadores e periféricos (47.51-2) e (46.51-6) - o desenvolvimento de programas de computador sob encomenda (6201-5/00) - os serviços de customização dos programas de computador (6204-0/00) - a reparação e manutenção de computadores e equipamentos periféricos (9511-8/00) Fonte: http://www.cnae.ibge.gov.br Em ambos CNAES há a incidencia de ISS, pois se caracterizam como prestação de serviços. Inclusive o gerenciamento é uma prestação de serviços. Porém... Porém, a maioria das cidades cobra um valor fixo de ISS que nem compensa correr atrás. Na minha por exemplo cobram uma taxa simbólica de R$ 100,00 por ano. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aramak Postado Outubro 20, 2010 Compartilhar Postado Outubro 20, 2010 Eu tenho uma dúvida. Se você tem um serviço de Hospedgem através de uma Revenda, o serviço de verdade não é seu certo? Mesmo assim ele é legal, porque a empresa que Hospeda de verdade é registrada. Ou não? Boa pergunta a sua e, aproveitando, completo perguntando ao pessoal se para ter uma revenda de hospedagem é OBRIGATÓRIO que tenha CNPJ. ???? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
joaopaulo Postado Outubro 20, 2010 Compartilhar Postado Outubro 20, 2010 @Aramak Voce nao precisa ter uma empresa aberta, ou seja, não há necessidade de CNPJ para iniciar os trabalhos @Rodo É indiferente o seu nível da cadeia de fornecimento do serviço para o consumidor. A partir do momento que voce pega algo para revender, você passa a ser o fornecedor para seu cliente e a lei sempre observa você a partir de seu cliente. Se para seu cliente você é o prestador do serviço de hosting, para a lei também. OU seja, não interessa se voce é a revenda da revenda da revenda da revenda, o que importa é que você é um fornecedor de serviços de hospedagem de sites e ponto final. Abraços Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marco Antonio Postado Outubro 20, 2010 Compartilhar Postado Outubro 20, 2010 Isso ja foi discutido em outros topicos, e enfatizo, a nossa categoria nao se encuandra em: Lanhouse, desenvolvimento de software, venda de peças de computador, reparaçao de sistemas, alugueld e maquinas, etc etc etc nada disso. A nossa categoria se especifica na categoria regulamentada pelo governo e se enquandra segum o CNAE em: TRATAMENTO DE DADOS, PROVEDORES DE SERVIÇOS DE APLICAÇÃO E SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM NA INTERNET Podem verificar no site do proprio governo, aqui: http://www.cnae.ibge.gov.br/classe.asp?CodSecao=J&CodDivisao=63&CodGrupo=631&codclasse=6311-9&CodSubClasse=00&TabelaBusca=CNAE_200@CNAE 2.0 - Classes@0@cnae@0 Por este motivo lamentavelmente nao podemos ser parte do projeto trabalhador autonomo nem do simples. Pagamos imposto maior de que muitas empresas maiores, etc. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodo Postado Outubro 20, 2010 Compartilhar Postado Outubro 20, 2010 Obrigado a todos pelas respostas. Estou estudando direto a legalização de todos os serviços que presto e me interessei bastante pelo assunto. Não entendo nada disso, vou a um contador é fato, mas acho interessante ler sobre o assunto para não chegar CRU ao bate-papo com ele antes de abrir definitivamente a empresa formalmente. Tenho dúvidas sobre como incluir Webdesing, Design de Logomarcas Desenvolvimento de sistemas online, etc. Acho a lei muito complexa para a área de TI em geral. Não sei se tudo poderia ser incluído no que citaram acima: Subclasse 6311-9/00 TRATAMENTO DE DADOS, PROVEDORES DE SERVIÇOS DE APLICAÇÃO E SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM NA INTERNET Acho que não.. enfim.. dúvidas e mais dúvidas... Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
guilhermerodrigues Postado Outubro 20, 2010 Compartilhar Postado Outubro 20, 2010 Obrigado a todos pelas respostas. Estou estudando direto a legalização de todos os serviços que presto e me interessei bastante pelo assunto. Não entendo nada disso, vou a um contador é fato, mas acho interessante ler sobre o assunto para não chegar CRU ao bate-papo com ele antes de abrir definitivamente a empresa formalmente. Tenho dúvidas sobre como incluir Webdesing, Design de Logomarcas Desenvolvimento de sistemas online, etc. Acho a lei muito complexa para a área de TI em geral. Não sei se tudo poderia ser incluído no que citaram acima: Subclasse 6311-9/00 TRATAMENTO DE DADOS, PROVEDORES DE SERVIÇOS DE APLICAÇÃO E SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM NA INTERNET Acho que não.. enfim.. dúvidas e mais dúvidas... Cara, uma empresa pode ter várias atividades econômicas, você tem que escolher UMA atividade principal, e quantas atividades secundárias você quiser... Exemplo: Uma empresa de web hosting é aberta, e cuja atividade principal é hospedagem de sites... Logo, o código para esta atividade principal seria o 6311-9/00. E para webdesign (criação de sites, logomarcas, e afins) você poderia colocar o código 6201-5/00 nas atividades secundárias da empresa. Dá uma pesquisada no site da receita federal, coloca o CNPJ número 62410352000687 que é da Livraria Cultura (é só um exemplo) e você vai perceber que a atividade principal da empresa é "Comércio varejista de livros ", e logo abaixo você vai ver várias atividades econômicas secundárias da empresa, que nada mais é do que os outros serviços com qual ela trabalha, ou oferece... Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
guilhermerodrigues Postado Outubro 20, 2010 Compartilhar Postado Outubro 20, 2010 Então no seu caso, você poderia colocar como atividade principal o código 6311-9/00. E como atividade secundária, o código 6201-5/00. Pesquisa lá no http://www.cnae.ibge.gov.br/ por este segundo código, e dá uma olhada nas áreas que ele abrange... Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados