Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

CNPJ - Duvida


Visitante Alejandro

Posts Recomendados

Alguns casos específicos vc pode pedir (não sei se é "automático") isenção do pagamento do ISS, basta caracterizar como locação de bens móveis (hardware) mas vc tem que emitir para retenção de imposto sobre o serviço (gerenciamento por exemplo). Sei disso porque data centers no Brasil discriminam a locação do servidor e serviços de gerenciamento a parte - pagando ISS apenas sobre o gerenciamento.

O negócio é pesquisar mais sobre isso : Locação de bens móveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um cnae específico a respeito de Hosting:

Hierarquia

Seção: J INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Divisão: 63 ATIVIDADES DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO

Grupo: 631 TRATAMENTO DE DADOS, HOSPEDAGEM NA INTERNET E OUTRAS ATIVIDADES RELACIONADAS

Classe: 6311-9 TRATAMENTO DE DADOS, PROVEDORES DE SERVIÇOS DE APLICAÇÃO E SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM NA INTERNET

Subclasse 6311-9/00 TRATAMENTO DE DADOS, PROVEDORES DE SERVIÇOS DE APLICAÇÃO E SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM NA INTERNET

Lista de Atividades...

Notas Explicativas:

Esta subclasse compreende:

- as atividades de disponibilização de infra-estrutura para os serviços de tratamento de dados, hospedagem na internet e outras atividades relacionadas, como:

&nbsp- a hospedagem de aplicações ou serviços de transferência contínua de som e imagem através da internet NOTA BY JOAO: STREAMING

&nbsp- a hospedagem de páginas da internet (webhosting)

&nbsp- os serviços de compartilhamento de computadores NOTA BY JOAO: PODE INCLUIR VPS E CLOUD AQ

- as atividades de tratamento de dados a partir dos dados fornecidos pelos clientes, como:

&nbsp- o processamento de dados com a respectiva emissão de relatórios e críticas

&nbsp- a gestão de bancos de dados de terceiros, permitindo a produção de listagens, de tabulações e a realização de consultas

&nbsp- os serviços de entrada de dados para processamento

&nbsp- as atividades de escaneamento e leitura ótica de documentos

Esta subclasse não compreende:

- o desenvolvimento de programas de computador sob encomenda (6201-5/00)

- o desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis (6202-3/00)

- o desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis (6203-1/00)

- o aluguel de computadores e periféricos (7733-1/00)

- os serviços de digitação para edição de textos (8219-9/99)

- os provedores de acesso às redes de comunicações (6190-6/01)

- os provedores de voz sobre protocolo internet – VOIP (6190-6/02)

- os portais e provedores de conteúdo (6319-4/00)

Agora para o Aluguel de servidores dedicados:

Subclasse 6209-1/00 SUPORTE TÉCNICO, MANUTENÇÃO E OUTROS SERVIÇOS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Lista de Atividades...

Notas Explicativas:

Esta subclasse compreende:

- as atividades de assessoramento ao usuário na utilização de sistemas, remotamente ou em suas instalações, de modo a superar qualquer perda de performance ou dificuldade de utilização (help-desk)

- as atividades voltadas para solucionar os problemas que dificultem a navegabilidade entre as páginas ou impeçam o usuário da plena utilização do website

- a recuperação de panes informáticas

- o serviço de instalação de equipamentos de informática e programas de computador

Esta subclasse compreende também:

- a manutenção em tecnologias da informação, ou seja, a disponibilização para o usuário final de modificações necessárias ao sistema para atender a alterações técnicas, aprimorar os recursos, funções e características técnicas dos programas e para corrigir falhas no sistema

Esta subclasse não compreende:

- a assessoria em informática associada à venda de computadores e periféricos (47.51-2) e (46.51-6)

- o desenvolvimento de programas de computador sob encomenda (6201-5/00)

- os serviços de customização dos programas de computador (6204-0/00)

- a reparação e manutenção de computadores e equipamentos periféricos (9511-8/00)

Fonte: http://www.cnae.ibge.gov.br

Em ambos CNAES há a incidencia de ISS, pois se caracterizam como prestação de serviços. Inclusive o gerenciamento é uma prestação de serviços. Porém... Porém, a maioria das cidades cobra um valor fixo de ISS que nem compensa correr atrás. Na minha por exemplo cobram uma taxa simbólica de R$ 100,00 por ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho uma dúvida.

Se você tem um serviço de Hospedgem através de uma Revenda, o serviço de verdade não é seu certo?

Mesmo assim ele é legal, porque a empresa que Hospeda de verdade é registrada. Ou não?

Boa pergunta a sua e, aproveitando, completo perguntando ao pessoal se para ter uma revenda de hospedagem é OBRIGATÓRIO que tenha CNPJ. ????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Aramak

Voce nao precisa ter uma empresa aberta, ou seja, não há necessidade de CNPJ para iniciar os trabalhos

@Rodo

É indiferente o seu nível da cadeia de fornecimento do serviço para o consumidor. A partir do momento que voce pega algo para revender, você passa a ser o fornecedor para seu cliente e a lei sempre observa você a partir de seu cliente. Se para seu cliente você é o prestador do serviço de hosting, para a lei também. OU seja, não interessa se voce é a revenda da revenda da revenda da revenda, o que importa é que você é um fornecedor de serviços de hospedagem de sites e ponto final.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso ja foi discutido em outros topicos, e enfatizo, a nossa categoria nao se encuandra em:

Lanhouse, desenvolvimento de software, venda de peças de computador, reparaçao de sistemas, alugueld e maquinas, etc etc etc nada disso.

A nossa categoria se especifica na categoria regulamentada pelo governo e se enquandra segum o CNAE em:

TRATAMENTO DE DADOS, PROVEDORES DE SERVIÇOS DE APLICAÇÃO E SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM NA INTERNET

Podem verificar no site do proprio governo, aqui:

http://www.cnae.ibge.gov.br/classe.asp?CodSecao=J&CodDivisao=63&CodGrupo=631&codclasse=6311-9&CodSubClasse=00&TabelaBusca=CNAE_200@CNAE 2.0 - Classes@0@cnae@0

Por este motivo lamentavelmente nao podemos ser parte do projeto trabalhador autonomo nem do simples.

Pagamos imposto maior de que muitas empresas maiores, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos pelas respostas.

Estou estudando direto a legalização de todos os serviços que presto e me interessei bastante pelo assunto.

Não entendo nada disso, vou a um contador é fato, mas acho interessante ler sobre o assunto para não chegar CRU ao bate-papo com ele antes de abrir definitivamente a empresa formalmente.

Tenho dúvidas sobre como incluir Webdesing, Design de Logomarcas Desenvolvimento de sistemas online, etc. Acho a lei muito complexa para a área de TI em geral.

Não sei se tudo poderia ser incluído no que citaram acima:

Subclasse 6311-9/00 TRATAMENTO DE DADOS, PROVEDORES DE SERVIÇOS DE APLICAÇÃO E SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM NA INTERNET

Acho que não.. enfim.. dúvidas e mais dúvidas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos pelas respostas.

Estou estudando direto a legalização de todos os serviços que presto e me interessei bastante pelo assunto.

Não entendo nada disso, vou a um contador é fato, mas acho interessante ler sobre o assunto para não chegar CRU ao bate-papo com ele antes de abrir definitivamente a empresa formalmente.

Tenho dúvidas sobre como incluir Webdesing, Design de Logomarcas Desenvolvimento de sistemas online, etc. Acho a lei muito complexa para a área de TI em geral.

Não sei se tudo poderia ser incluído no que citaram acima:

Subclasse 6311-9/00 TRATAMENTO DE DADOS, PROVEDORES DE SERVIÇOS DE APLICAÇÃO E SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM NA INTERNET

Acho que não.. enfim.. dúvidas e mais dúvidas...

Cara, uma empresa pode ter várias atividades econômicas, você tem que escolher UMA atividade principal, e quantas atividades secundárias você quiser...

Exemplo: Uma empresa de web hosting é aberta, e cuja atividade principal é hospedagem de sites...

Logo, o código para esta atividade principal seria o 6311-9/00.

E para webdesign (criação de sites, logomarcas, e afins) você poderia colocar o código 6201-5/00 nas atividades secundárias da empresa. Dá uma pesquisada no site da receita federal, coloca o CNPJ número 62410352000687 que é da Livraria Cultura (é só um exemplo) e você vai perceber que a atividade principal da empresa é "Comércio varejista de livros ", e logo abaixo você vai ver várias atividades econômicas secundárias da empresa, que nada mais é do que os outros serviços com qual ela trabalha, ou oferece...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?