Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Bloquear Acesso Ftp No Cpanel


Visitante

Posts Recomendados

Boa noite!


Eu tenho um serviço de aluguel de sites mas preciso liberar o acesso para email aos meus clientes, por isso eu libero o acesso ao cpanel e deixei marcado em "features" dos Pacotes do WHM somente as opções de email. Até aí beleza.

Acontece que eu quero bloquear o acesso ao FTP, e em FEATURES lá nos pacotes do WHM eu desmarquei a caixa "File Manager", "FTP Account Manager" e "FTP Settings" com o intuito do cliente ter acesso ao cPanel somente pros emails e não ter acesso ao FTP.
 

Só que se o cliente colocar o login e senha do cpanel e o host do site dele num programa de ftp ele consegue conectar e visualizar todos os arquivos.


Pergunto: tem jeito de bloquear a bagaça do FTP? :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que tenha mas terá que editar seu cpanel com risco de perder as modificações na próxima atualização.

Como você mesmo disse, não adianta desabilitar a função para que não apareça no cpanel pois o "esxiperto" acessará com os mesmos dados do cpanel ou puxará a função interna usando link do próprio cpanel.

 

Tenho um cliente que necessitava dessa mesma restrição para um projeto no qual forneceria apenas acesso ao painel para criação de e-mails, a solução mais confiável foi utilizar Plesk no lugar do cPanel já que esse painel possui opção de limitar de verdade o acesso à determinadas funções ou até mesmo criar camadas de acesso de acordo com o tipo de usuário.

 

Outra opção que chegamos à implementar antes do Plesk foi utilizar um script no qual o cliente conseguia criar contas de e-mail sem necessidade de acesso ao cpanel >> http://codecanyon.net/item/cpanel-email-manager/3540880

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se você quer bloquear o FTP para todos clientes, altere a porta do FTP ou desligue ele.

 Super T Host | Revenda de Hospedagem SSD a partir de R$ 59,95 por mês
 Utilize o cupom PDH e ganhe 60% de desconto nos 3 primeiros meses nos planos de Revenda.
 www.superthost.com.br - WhatsApp 21 4125 4334

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entendi... @Thiago Sabaia muito interessante isso que você disse, mas eu quero apenas para 1 grupo de clientes, é nesse grupo que eu tenho um pacote de hospedagem criado, o qual eu desabilitei o file manager, etc etc como eu desabilito o FTP?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na verdade seria uma função que não existe no "features" dos pacotes do WHM, seria uma função de desabilitar o FTP nos features dos pacotes do whm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode fazer isso manualmente, basta acessar o shell e mover o arquivo do usuário que está no diretório /etc/proftpd para outro diretório ou renomear o arquivo que o mesmo não terá mais acesso ao FTP.

Marcelo,

 

Nesta opção fica desabilitado também o acesso ao gerenciador de arquivos? Mesmo desabilitando no features se o usuário usar o link correto consegue acesso à função.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leo Amarante fica desabilitado o acesso ao gerenciador de arquivos sim, não testei ainda pra ver se o usuario vai conseguir acessar o gerenciador de arquivos diretamente pelo link.. mas creio que seja possível, já que nada adianta ter essa função de ocultar no cpanel e funcionar num programa de ftp..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui, de uma maneira muito fácil, serve para quem quiser fazer também:


No FILEZILLA escolha o protocolo SFTP - SSH FILE TRANSFER PROTOCOL
Host: coloque o host ou ip do servidor / Porta eu usei a 22022
Tipo de logon: Normal

coloque o login e senha root do seu servidor

Após estar conectado, em cima da listagem dos arquivos vai estar escrito Endereço remoto: /root

Tire /root e acesse /etc depois entre na pasta proftpd (/etc/proftpd)

Vai aparecer a listagem de logins da sua hospedagem, renomeie o login que você deseja tirar o acesso ao FTP.

Pronto.

Se quiser devolver o acesso é só renomear para o login que estava antes.

Assim essa conta em particular não irá ter acesso FTP nem com os dados padrões do cpanel :D

User o FileZilla para fazer o acesso SSH, muito melhor do que usar o puTTy, na minha opinião.


Obrigado a todos que me ajudaram!

 

@Leo Amarante @Jesmarcelo @Thiago Sabaia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?