Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Criando um PLUGIN / MODULO / SCRIPT ( sub-revenda / outros )


JuniorZ

Posts Recomendados

Pessoal, primeiramente não sei se postei na área correta o que irei dizer abaixo.

 

Eu sou programador, com conhecimento em..

 

- PHP / OO / OOP / Design Patterns 

- Javascript / jQuery

- Node.JS

- Objetive-c ( iOS app )

- Java ( Android app )

- HTML / CSS

- AngularJS

- Ruby and Rails ( começando a aprender )

 

Vejo vários plugins / scripts para WHM, como o de sub-revenda, outros de backup ótimos e alguns outros também,

que ajudam em muito a agilidade dos administradores e assim a curva de se ter o serviço, ativar, suspender e outros.

 

Eu gostaria de saber, qual é a linguagem programação que se utiliza para criar um plugin WHM, como o grande e fomosos

plugins de Sub-revendas ( onde hoje ainda ninguém nunca achou um com valor FIXO/uma vez, a não ser os mensais ),

e claro, são negócios e viva ao monopólio, pois bem...

 

Eu queria saber qual a linguagem usada para criar um plugin desse, em especial o fato que,

com base no padrão básico de como funciona o WHM e que uma sub-revenda, é apenas + 1 revenda criada,

porém vinculada a sua superior de todas as outras posteriores abaixo, ficando assim prático de que a revenda de joão, 

administre todas as subs-revendas que ele criou e apenas ele poderá administrar as mesmas.

 

Já fiz alguns plugins simples e básicos,

de criar contas cPanel sem precisar logar no WHM,

de ler emails e pegar determinada linha para localização interna no banco de dados,

outros de suspender uma conta, deletar, criar pacotes, sem precisar logar sempre no WHM,

coisas simples mesmo, porém esses ai, eu sei que, é feito fora do WHM, em um arquivo .PHP,

 agora, o plugin/script de sub-revenda, pelo que vi, ele é de fato instalado no WHM,

alguém sabe a linguagem que é feita?

 

o tiago sabaia da SuperTHost, me parece que ele tem um plugin desse, ao que no rodapé diz ser de autoria dele, Sabaia Networks, se não me engano, coloco aqui de referência ele por conta de ter esse rodapé, e de ficar assim como a única pessoa que conseguiu esse desenvolvimento por conta própria, não sei, mas eu gostaria de saber qual a linguagem para se ter esse feito?

 

 

Obrigado a todos!

Esse forum é animal!!!  B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

amigo, geralmente este tipo de sistema eles colocam um webtoolkit na documentação ;)
- é eu me interesso em fazer projetos, assim eu não tenho tanto conhecimento como você mas é com projetos que a gente aprende coisa nova, se precisar de um parceiro chama lá no skype!
- Skype: xcoder.web

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

amigo, geralmente este tipo de sistema eles colocam um webtoolkit na documentação ;)

- é eu me interesso em fazer projetos, assim eu não tenho tanto conhecimento como você mas é com projetos que a gente aprende coisa nova, se precisar de um parceiro chama lá no skype!

- Skype: xcoder.web

 

Ah, entendi, mas existem alguns usuários aqui que já devem ter ao menos desenvolvido 1script / plugin com esse metodo interno, mesmo que por CGI ou Perl no WHM, até com php, vou procurar na gringa depois em forums se acho algo relacionado a isso pra fazer.

 

Se eu apenas souber a base de [ criar, importar, instalar no WHM como plugin / script ] o restante é fácil, pois da pra se fazer um plugin animal entre outros no WHM também.

 

Não sei pela possibilidade mais, já tive uma idéia de criar um plugin talvez como o Backup que existe ai, ao qual ele iria disponibilizar 2x, 3x, 4x, 5x ou quantas quiser, backups totais do WHM PAI e distribuir nos outros VPS por exemplo uma cópia fiel, assim um outro script unificado faria a verificação se o servidor PAI está online, caso fique offline, ele mudaria alguma parametro interno para utilizar de outro VPS que possui a cópia mais recente e atualizada e assim quando voltasse a ativa o PAI, ele voltaria para o PAI, ficando assim um pequeno e mínimo delay entre o servidor OFF e outros ON.

 

Você tem conhecimento em quais linguagens server-side?

 

Blz, te adicionar depois.

 

 

Legal @JuniorZ,

 

Eu não conheço e estou entrando neste mundo agora. Bacana sua atitude. Disponibiliza um demo do que você já fez ou mesmo coloca aqui para venda para a galera.

 

Abraços,

 

Breve disponibilizo um script básico do que relatei acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O script pode ser criado em PHP, por exemplo o WHMSonic é criado em PHP. Somente a interface pode ser criado em PHP o resto você cria um arquivo sh que vai listar comandos de instalação do plugin. Posso criar esses comandos e se precisar da minha ajuda no desenvolvimento só me mandar MP que te envio meu skype.

Conheço bastante PHP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que vou ter um concorrente. Estou lançando um (novo) script de backup e migração se possível ainda este mês, mas não é propriamente um plugin.

Antes era mais fácil criar um plugin do WHM mas, após o cPanel 11.46, pode ser necessário registrar o plugin, entre outras coisas.

Não sei se ainda funciona, mas antes era só criar um arquivo php ou perl com o nome addon_algumacoisa.php (ou .cgi), colocar um shebang como #!/usr/bin/php, dar chmod 755 e já aparecia na interface do WHM. No site do cPanel deve ter link para a documentação.

Não há bem nem mal que dure para sempre. Um dia tudo acaba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O script pode ser criado em PHP, por exemplo o WHMSonic é criado em PHP. Somente a interface pode ser criado em PHP o resto você cria um arquivo sh que vai listar comandos de instalação do plugin. Posso criar esses comandos e se precisar da minha ajuda no desenvolvimento só me mandar MP que te envio meu skype.

Conheço bastante PHP.

 

Valeu amigo, entendi agora o procedimento, te mandei MP!

 

 

Parece que vou ter um concorrente. Estou lançando um (novo) script de backup e migração se possível ainda este mês, mas não é propriamente um plugin.

Antes era mais fácil criar um plugin do WHM mas, após o cPanel 11.46, pode ser necessário registrar o plugin, entre outras coisas.

Não sei se ainda funciona, mas antes era só criar um arquivo php ou perl com o nome addon_algumacoisa.php (ou .cgi), colocar um shebang como #!/usr/bin/php, dar chmod 755 e já aparecia na interface do WHM. No site do cPanel deve ter link para a documentação.

 

hahahahaha,

concorrente do bem e pra ajudar amigo!!!

 

caaara você entende mesmo do que eu quero fazer, entende exatamente, já fez e faz até plugins e está atualizado com as novas  versões e suas necessidades,

gostei mesmo da informação amigo. Me mande um MP para eu te enviar meu skype para nos falarmos melhor e até podermos nos ajudar, fazer uma parceria, fazer uns scripts show também.

hoje em dia tem muito script ai que é dificil de achar, é um aqui, outro lá, e quero fazer um trabalho profissional de um único local com muitos scripts "de autoria" para a galera comprar, alugar, utilizar e por assim em diante.

 

sua explicação simplificada eu entendi tudo,

havia até uns dias atrás achado nos sites da gringa um artigo de um forum falando exatamente que se coloca esse shebang no arquivo.php para poder rodar e ser aceito no WHM,

só não tinha conhecimento do processo pós pra fazer ir para o WHM e rodar legal, já vi que você também entende.

 

Mande um MP pra mim com seu skype, e pra eu lhe mandar também amigo!!!

 

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?