LeandroTC Postado Novembro 2, 2014 Autor Compartilhar Postado Novembro 2, 2014 Cara, você prefere perder tempo a comprar algo que você terá que levar a um juizado especial? Não existem outras empresas, que você pode olhar? Eu só posso está ficando velho, mas eu nunca iria ficar perdendo tempo com isso. Enfim, é minha opinião. Mas, acredito que para prosseguir com este caso você teria quer realizar a compra primeiramente. Então amigo, pela relação de custo benefício entre Configuração X Preço, não encontrei outra empresa. E outra, eu não quero usar o Windows OEM deles, e isso é um direito meu, garantido no próprio EULA da Microsoft. Como eles estão cobrando por este Sistema, acredito que possa sim ser caracterizado como "Venda Casada", proibida no Código de Defesa do Consumidor. Abraços! 0 Citar Link para o comentário
LeandroTC Postado Novembro 2, 2014 Autor Compartilhar Postado Novembro 2, 2014 Olha só que interessante pessoal: Os consumidores que compram um computador com um sistema operacional Microsoft pré-instalado não precisam usar esse sistema operacional. Eles podem optar por rejeitar os Termos de Licenciamento para Software da Microsoft e contatar o fabricante para determinar a política de devolução. O fabricante é livre para definir sua política de devolução, que pode exigir que o consumidor devolva apenas o software do sistema operacional ou o sistema inteiro no qual o software está instalado. A Microsoft exige apenas que o fabricante estabeleça uma política de devolução e não impõe como o fabricante deve lidar com as devoluções. Essa política é determinada exclusivamente pelo fabricante. Fonte: http://www.microsoft.com/OEM/pt-br/licensing/sblicensing/Pages/licensing_faq.aspx#fbid=hTwvXI0ZBly?hashlink=faq5 0 Citar Link para o comentário
ESerra Postado Novembro 2, 2014 Compartilhar Postado Novembro 2, 2014 O problema real é que se popularizou uma ideia simples, forçar alguém a comprar alguma coisa junto com outra é venda casada, ledo engano. Sempre que o bom funcionamento de um produto ou serviço depender de algum outro fator, o fabricante pode condicionar a venda do produto à compra deste outro fator também, isso é pacificado. O fabricante testou o hardware em um cenário que é exatamente o que ele te vende, se você alterar os softwares que vem nele, o fabricante pode até negar a garantia (no tempo da compaq isso vinha nos termos de uso). No dia a dia a gente tem este cenário, mas ninguém liga o nome a pessoa, veja o caso da garantia de automóveis, "no popular" se diz que a garantia é condicionada as revisões na concessionária, mas não é só isto, você tem que fazer as revisões E comprar as peças na concessionária também, parece algo óbvio né? Mas se você procurar no reclame aqui vai ver gente que acha que não deveria ser assim. Uma simples alteração de software, como a remoção do limitador de velocidade do veículo acaba com a garantia na hora, motivo? O carro foi testado no cenário que ele é vendido. 0 Citar Link para o comentário
LeandroTC Postado Novembro 2, 2014 Autor Compartilhar Postado Novembro 2, 2014 O problema real é que se popularizou uma ideia simples, forçar alguém a comprar alguma coisa junto com outra é venda casada, ledo engano. Sempre que o bom funcionamento de um produto ou serviço depender de algum outro fator, o fabricante pode condicionar a venda do produto à compra deste outro fator também, isso é pacificado. O fabricante testou o hardware em um cenário que é exatamente o que ele te vende, se você alterar os softwares que vem nele, o fabricante pode até negar a garantia (no tempo da compaq isso vinha nos termos de uso). No dia a dia a gente tem este cenário, mas ninguém liga o nome a pessoa, veja o caso da garantia de automóveis, "no popular" se diz que a garantia é condicionada as revisões na concessionária, mas não é só isto, você tem que fazer as revisões E comprar as peças na concessionária também, parece algo óbvio né? Mas se você procurar no reclame aqui vai ver gente que acha que não deveria ser assim. Uma simples alteração de software, como a remoção do limitador de velocidade do veículo acaba com a garantia na hora, motivo? O carro foi testado no cenário que ele é vendido. Cito então um outro problema amigo. Eu concordo com você com relação aos testes de compatibilidade entre Hardware X Sistema, até porque a máquina que pretendo comprar possui Touchscreen. Compartilho então da seguinte opinião: o fabricante pode aconselhar seu cliente a utilizar determinado Sistema, visando uma completa compatibilidade e uso dos recursos. Porém, não pode negar a garantia, pois ela é sobre o hardware, e, muito menos, forçar o cliente a adquirir o software com ele, o fabricante. Por isso que se dá o termo "Venda Casada". Veja o texto abaixo, de autoria da própria Microsoft: Um cliente que queira reinstalar o Windows deve fornecer a mídia de recuperação do OEM direto, pois o software está licenciado para o cliente para uso nesse computador por esse OEM. Não é possível usar sua própria mídia de integrador de sistemas OEM para reinstalar o sistema operacional, nem qualquer outra versão de mídia (como TechNet, MSDN ou Action Pack), pois essas versões diferem da licença original Windows OEM que seu cliente adquiriu do OEM direto. Um cliente que não tenha uma cópia de backup do software para reinstalação precisará contatar o OEM original e solicitar a mídia de recuperação de substituição; você poderá usar essa mídia para reinstalar o sistema operacional nesse computador. Fonte: http://www.microsoft.com/OEM/pt-br/licensing/sblicensing/Pages/licensing_faq.aspx#fbid=ENR18rjqbL0?hashlink=faq5 Supondo então que o cliente já possua uma mídia do Windows 8.1 adquirida no MSDN, mesma versão que a fabricante coloca em seu produto, está mídia não poderá ser usada, pois a ativação OEM vem no hardware da máquina e impede a instalação de qualquer outra versão (modalidade de ativação) do mesmo Sistema Operacional. O que eu quero dizer: o fabricante não pode me forçar a comprar um produto com ativação em hardware, modalidade OEM. Ele pode apenas me oferecer este produto, mostrando suas vantagens competitivas (preço etc). Obrigado por seu comentário. Aguardo novas colocações dos colegas do fórum. Abraços! 0 Citar Link para o comentário
LeandroTC Postado Novembro 2, 2014 Autor Compartilhar Postado Novembro 2, 2014 Já fui gerente de loja de informática e na minha opinião você tá querendo doce. É gigante o número de clientes que encontram estes detalhes e fazem tudo pra forçar situações com a empresa. Minha opinião é que se você não concorda com algo da empresa, que busque outra. Não estou querendo "doce", somente querendo fazer valer meus direitos enquanto consumidor. Eu fiz contato com a Empresa antes da compra porque sei que as novas máquinas com Windows 8.1 OEM vêm com "BIOS" modificada, pois a ativação é realizada nela. Não existe mais aquela etiqueta com chave do produto. E supondo que o usuário deseje instalar outra versão do Windows 8.1 mesmo, não vai conseguir, pois está ativação em hardware ocasiona um erro de chave de produto durante a formatação. Compreende agora, amigo? Nenhuma pessoa pode ser obrigada a comprar algo que não quer (Sistema OEM), e muito menos impedida de usar seu produto da forma que bem entender (instalar outro Sistema). Obrigado por seu comentário. Abraços! 0 Citar Link para o comentário
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.