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Sender Host e Sender IP


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Olá pessoal, surgiu uma situação aqui e fiquei na dúvida de algumas configurações, vamos lá:

 

- Servidor Cpanel + exim

 

Envio de e-mail

- Quando faço o envio de e-mail pelo webmail notei que o Sender host fica como localhost e Sender IP fica como 127.0.0.0. (meio lógico)

- Quando faço o envio de e-mail pelo outlook via pop notei que o Sender host e Sender IP ficam de acordo com a sua conexão de internet, no meu caso, Sender host: XXX-XXX-XXX-XXX.user.veloxzone.com.br e Sender IP: XXX.XXX.XXX.XXX.

Isso está correto, quando se envia email via pop ele pega realmente os dados da conexão de internet?

 

Por que eu perguntei isso? Eu enviei um e-mail para um servidor de terceiro, também Cpanel + exim, e o mesmo recusou a mensagem informando IP na blacklist. Chequei todos os meus IP´s e todos eles estão limpos. Como achei muito estranho, fui procurar saber mais detalhes do ocorrido. Depois de analisar, percebi que o IP que o servidor do terceiro estava acusando estar na RBL, é o IP da minha conexão, sendo assim negando a mensagem.

Aí eu pergunto, esta prática está correta? Pois, o que nós, usuários, temos a ver com o IP da conexão listada nas RBL? Já que é uma operação dinâmica das operadoras (IP DINÂMICO) é uma prática padrão?

 

Bom, essas respostas ficaram no ar por algum tempo, até acontecer exatamente comigo o que ocorreu no servidor do terceiro, ou seja, o meu servidor acusou que um IP estava na BL e estão recusou a mensagem. Quando fui analisar, era o IP da conexão do remetente e não o IP do servidor do remetente.

 

Pergunto novamente: isso é padrão do CPanel? É uma prática usual?

 

Outra situação curiosa é que, agora a pouco, meu servidor recusou uma mensagem vindo do hotmail acusando que o IP está em uma BL. Ora, Ora,Ora... hotmail o tão mangangão? Isso mesmo... O que fazer nessas situações, pois clientes acham um absurdo não poder aceitar uma mensagem vinda do hotmail.

 

log do erro

============================================

JunkMail rejected - blu004-omc3s33.hotmail.com [65.55.116.108]:51882 is in an RBL, see Blocked - see http://www.spamcop.net/bl.shtml?65.55.116.108

===========================================

 

Alguém dá uma esclarecida para essas situações?

 

Valeu! Abs.

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Outra situação curiosa é que, agora a pouco, meu servidor recusou uma mensagem vindo do hotmail acusando que o IP está em uma BL. Ora, Ora,Ora... hotmail o tão mangangão? Isso mesmo... O que fazer nessas situações, pois clientes acham um absurdo não poder aceitar uma mensagem vinda do hotmail.

 

log do erro

============================================

JunkMail rejected - blu004-omc3s33.hotmail.com [65.55.116.108]:51882 is in an RBL, see Blocked - see http://www.spamcop.net/bl.shtml?65.55.116.108

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Alguém dá uma esclarecida para essas situações?

 

Valeu! Abs.

 

Já passei por este mesmo problema com o Yahoo e também com o Hotmail.

O jeito é desabilitar o uso da RBL da SpamCop no seu servidor (WHM > Exim Configuration Maganer > RBLs, mudando para off a opção RBL: bl.spamcop.net)

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Tiago, desabilite somente a da SpamCop (que é onde os IPs do Hotmail estão listados), deixando a da Spamhaus ativada normalmente.

Se fizer isto e achar que o número de spam recebido aumentou muito, é só desfazer a alteração.

 

Vale lembrar também que você pode utilizar outras RBLs. Não precisa necessariamente ser apenas estas duas opções que vêm por padrão (SpamCop e Spamhaus). E também existem outros parâmetros que você pode ajustar, se perceber que o volume de spam aumentou muito depois de desativar esta RBL.

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