Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Um usuário me enviou uma MP sobre o Virtualmin e, como eu gastei um tempinho dando uma resposta bem completa, acho que seria útil compartilhar em um tópico.

 

 


Cara, vi você falando num post que tem revendas com Virtualmin... Como é a aceitação dos clientes? Eu tenho alguns servidores com virtualmin mas todos são particulares, alguns eu instalei para clientes de cloud e VPS, mas fiquei meio com medo de utilizar pra revendas abertas pois não sei como seria a aceitação dos clientes...

 

Minha resposta:

 

 

Olha, são clientes dos quais eu sou meio "manager", tenho contato telefônico, então eles raramente usam o painel.


Mas quase todos eles também se viram quando precisam de alguma coisa simples. Eu só dou uma instrução inicial de onde cria usuários novos para FTP/SSH/MySQL/E-mail (e onde cria os bancos de dados, no caso dos usuários que se viram com o site também). O resto eles mesmo costumam fazer sozinhos. Raramente preciso entrar pra criar um subdomínio ou algo assim, porque ficam com um pouco de medo de fazerem errado. Mas procuro sempre que vou fazer algo pela primeira vez pro cliente, dar a instrução passo a passo pra  ver se ele pega sozinho. Se ele pedir pra eu fazer mesmo com o passo a passo, dependendo da proximidade, com o cliente, eu sugiro um acesso remoto e faço na máquina dele pra ele ver como é. No geral cara, cliente final não entra no painel quase nunca.



Bom, mas mesmo que o cliente sempre peça pra você fazer as coisas por ele, o Virtualmin é bem prático, fica fácil atender os chamados do tipo "cria um e-mail pra mim", "cria um BD", etc (assim como em qualquer painel). Só é mais complicado resolver tretas (como em qualquer painel), aí o problema é seu (e de muito café + SSH), de qualquer jeito, seja cPanel ou Virtualmin.



O fato é que o Virtualmin é todo "diferente" em algumas coisas básicas, como os e-mails (cuja autenticação é nomedaconta.usuariododominio em vez denomedaconta@dominio.com.br), os bancos (que normalmente não tem prefixo, como no cPanel), o PHP que não aceita <? ?> (short tags) por padrão (e o execution time curto), etc. Mas tudo isso é configurável e dá pra replicar o mesmo comportamento do cPanel pra tudo (até os atalhos /cpanel e /webmail, por exemplo). Por falar em webmail, o Usermin é ridículo. Eu uso um Roundcube com uma config modificada, geral para todos os clientes (todos caem nele quando digitam /webmail). Enfim, é um passo a passo que eu bolei pra ficar tudo exatamente idêntico ao cPanel. Uma vez configurado, é linkar no WHMCS e mandar ver. Por isso eu ofereço essa configuração como um serviço! Porque o trabalho chato é só nessa parte, depois é só alegria  :D



O único PROBLEMA do Virtualmin (com a minha configuração ou sem) é que ele importa contas cPanel mas, na hora que o cara sai... não é tão fácil gerar um backup pro cara levar embora. Isso tem que ficar especificado nos seus termos de serviço ou o cara vai reclamar muito de você, como se a culpa fosse sua - como se tivesse sendo fdp com ele por que ele tá saindo da sua empresa (se bem que, pra sair, com backup em formato cPanel ou não, ele já não deve estar muito feliz com você de qualquer jeito, né?).

 

 

Resposta dele

 

 

Hahahahahahaha valeu pela mensagem! Cara, eu acho o virtualmin fantástico e muito mais fácil de configurar que o cPanel. Acho que vou colocar alguns planos com virtualmin pra ver como o povo se comporta

 

 

E vocês, o que acham? Tem alguma experiência com ele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não uso mais a um bué tempo, desde que meus caminhos se cruzaram com o ISPConfig. Mas em geral é complicado para o usuário leigo, embora o IPSConfig também seja.

 

O que mais me deixava puto da vida era a dificuldade de fazer coisas simples na época. Como não acompanho mais, deve ter melhorado um pouco a experiência do usuário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tentei algumas vezes alternativas ao cPanel.

 

infelizmente o usuário até mesmo o mais leigo geralmente já conhece o cPanel, atualmente é muito difícil de conseguir uma alternativa.

 

Um que achei bom foi o zPanel, não é automático assim como o IspConfig, mas é muito fácil de se fazer um módulo. Mas tudo vai tempo e dedicação, o que ao meu ver não vale muito a pena em vista que já temos uma ferramenta totalmente otimizada e com aceitação no mercado.

 

Vai de cada projeto é claro, uma coisa em específica esses paineis opensource são bons no sentido de podermos adaptar nossa plataforma conforme desejar. Vai do tipo de cliente também. Mas eu creio sim que se apresentar uma ferramente a altura de simples uso e um layout de facil entendimento se pode sim "comprar o cliente" digamos assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AH minha opinião sobre o virtualmin

 

 

O painel é bom sim, mas tem certas funções ainda que são poucas escondidas, e o layout é horrivel. Eu infelizmente não consegui fazer descer no gosto de alguns testers que consegui.

 

Outro painel muito bom e completo mas que não facilitou muito a vida de quem gosta de criar/otimizar é o Kloxo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então... foi eu que enviei a MP pro @Renato Frota...

 

Eu realmente virei fã número 1 do Virtualmin... acho ele excelente, mas ele tem o grande problema de ser HORRÍVEL e, como já foi dito, tem algumas funções básicas nele que são bem escondidas ou confusas. Tenho alguns clientes com Cloud e VPS e, nesses, eu geralmente instalo o Virtualmin para facilitar a eles o gerenciamento do servidor. A primeira impressão que eles tem sobre o Virtualmin é que é bem complicado (todos acostumados ao cPanel), alguns reclamam bastante da dificuldade de configurar bancos de dados e dos nomes de usuário.

 

Outra coisa que acho bem chata no Virtualmin é ter webmail e phpmyadmin separados pra cada conta no servidor... se tem cliente que faz bagunça com 1 só, imagine com 3 ou 4...

 

Como eu já estou acostumado com o Virtualmin, é bem fácil fazer as configurações dele e hoje acho ele bem mais completo que o cPanel/WHM e, claro, bem mais fácil de mexer também... questão de familiaridade. O problema é... tem cliente que NUNCA entra no cPanel... outros já acessam diariamente pra visualizar as estatísticas.

 

Enfim... qualquer hora dessas vou montar um servidor com Virtualmin e colocar alguns clientes nele pra ver como se comportam... o duro vai ser fazer a migração de e-mails, caso dê problemas ¬¬

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

alguns reclamam bastante da dificuldade de configurar bancos de dados e dos nomes de usuário.

 

Outra coisa que acho bem chata no Virtualmin é ter webmail e phpmyadmin separados pra cada conta no servidor... se tem cliente que faz bagunça com 1 só, imagine com 3 ou 4...

 

Eu já te falei que tem como resolver o lance do webmail. O phpmyadmin, idem. Também dá pra centralizar.

 

Você disse que tava querendo fazer um teste, bota na minha mão antes. Você vai ver.. rsrs  B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já te falei que tem como resolver o lance do webmail. O phpmyadmin, idem. Também dá pra centralizar.

Você disse que tava querendo fazer um teste, bota na minha mão antes. Você vai ver.. rsrs B)

Você poderia mandar aqui essa configuração do webmail e phpmyadmin, hein? :-D

Enviado de meu XT1032 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você ganha dinheiro vendendo hospedagem, eu ganho configurando servidores, programando, dando suporte... cada um com o seu, querido. :)

 

Interessante o fato de você trazer ao fórum uma discussão na qual o único interesse é prestar serviços a respeito da mesma.

 

Mas, para quem quiser gente, é só usar as Alias do Apache, que é basicamente isto:

Alias /webmail/ "/usr/share/SEU_PHP-MY-ADMIN"

 Ou até um rewrite...

RewriteEngine on
RewriteCond %{HTTP_HOST} = webmail.dominio.com
RewriteRule ^(.<em>) https://dominio.com/o_webmail_app/ [R]
RewriteCond %{HTTP_HOST} = cpanel.dominio.com
RewriteRule ^(.</em>) https://dominio.com:10000/ [R]

Depois faço um tuto detalhado disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante o fato de você trazer ao fórum uma discussão na qual o único interesse é prestar serviços a respeito da mesma.

 

Mas, para quem quiser gente, é só usar as Alias do Apache, que é basicamente isto:

Alias /webmail/ "/usr/share/SEU_PHP-MY-ADMIN"

 Ou até um rewrite...

RewriteEngine on
RewriteCond %{HTTP_HOST} = webmail.dominio.com
RewriteRule ^(.<em>) https://dominio.com/o_webmail_app/ [R]
RewriteCond %{HTTP_HOST} = cpanel.dominio.com
RewriteRule ^(.</em>) https://dominio.com:10000/ [R]

Depois faço um tuto detalhado disso.

 

Não sei se você percebeu, mas não foi eu quem levantou o assunto. O Euler já confirmou que foi ele que me mandou uma MP perguntando, não inventei a história.

 

Eu concordo que é necessário haver colaboração enter os membros do fórum, mas nem tudo dá para ser cedido de graça, meu caro. A propósito, acho que cabe unicamente a mim decidir o que eu devo ou não compartilhar com os demais membros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?