joaopaulo Postado Fevereiro 5, 2014 Compartilhar Postado Fevereiro 5, 2014 Nunca jogue fora 1 bite de informações de clientes. A quantidade de clientes que retornam em meu negócio depois de 1, 2 anos off, é impressionante. Digamos algo em torno de 75%. Clientes problemáticos devem ser os que você mais deve guardar :) Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
redirect Postado Fevereiro 5, 2014 Compartilhar Postado Fevereiro 5, 2014 recomendo que guardem os dados pois nunca se sabe quando vão precisar. imagina quando vocês receberem alguma intimação da justiça... esses dados são mais importantes do que vocês pensam. também não podemos deixar de lado o histórico dos clientes caso eles retornem. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
redenflu Postado Fevereiro 5, 2014 Compartilhar Postado Fevereiro 5, 2014 O fato de guardar os dados dos clientes ou não, não tem nenhuma influencia para ele voltar. Ele voltando, faz o cadastro novamente e continuara sem problemas. Aqui, mesmo sem guardar dados dos clientes, vários voltam e ficam até satisfeito em saber que não fico armazenando CPF entre outras coisas deles após sua saída. Sobre notificação judicial, não e necessário guardar, caso for notificado, chega junto a mesma, todos os dados das duas partes bem detalhado na notificação. Agora algo pessoal, não gosto e não faço SPAM ou envio de e-mail marketing como desejar chamar para os ex-clientes. Nem leio e-mail de empresas que eu já fui cliente, se eu necessitar, eu volto, não seria por causa de um e-mail "SPAM". Hospedagem, Revendas e VPS? www.cloudx.com.br Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
HarlleyQuinn Postado Fevereiro 6, 2014 Compartilhar Postado Fevereiro 6, 2014 Eu jogo todos os bites dos clientes fora em relação a "dados pessoais". Se o cliente não é mais cliente, não vejo necessidade de eu ter seus dados pessoais, assim como o alexandre falou, evitando qualquer tipo de risco por possuir informações de pessoas já não relacionadas a você. Não mando e-mail informando que todos os dados serão apagados, acho que passa a sensação mesmo de expulsão, mas caso o cliente volte, mesmo depois de 12 horas ou até menos, ele tem que refazer todo o processo de cadastro. É como o alexandre falou, imagina se invadem seu servidor e coletam os dados dos clientes.... aqueles que são ainda clientes você tem "uma desculpa", mas aqueles que já não são mais... Principalmente aqueles que já não são seu cliente a muito tempo... isso vira processo na certa se o cliente for esperto e você não informar no contrato que os dados do cliente ficará armazenado no seus servidores por tempo indeterminado. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados