Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Prática De Mercado (Ética?)


Posts Recomendados

Prezados, gostaria da opinião de vocês sobre o seguinte assunto.

 

Sabemos que não existe hospedagem "ilimitada", que isso é uma prática de marketing maliciosa e enganadora.

 

Agora, mesmo não sendo hospedagem ilimitada, creio que existe uma outra prática igualmente errada.

 

Por exemplo, há vários hosts oferecendo pacotes com 50 GB, 100 GB etc de espaço em disco.

 

Aí eu pergunto:

 

- Para quê? NINGUÉM vai usar 50 GB para hospedar um site. A média atual de tamanho de uma página é de aproximadamente 1,3 MB (http://www.cbc.ca/news/technology/story/2013/03/06/tech-giant-web-page.html e http://royal.pingdom.com/2011/11/21/web-pages-getting-bloated-here-is-why/), ou seja, mesmo que consideremos que o usuário pode ter várias páginas assim, mesmo com banco de dados, ou rodando um ou mais CMS (Joomla, Wordpress) ou ainda lojas virtuais, dificilmente o tamanho total ocupado passará de 1 GB. E ainda podemos colocar o espaço ocupado por e-mail nessa conta...

 

- Quantos de vocês aqui têm sites pessoais (ou mesmo de seus próprios negócios), EM SERVIDORES COMPARTILHADOS, que ocupam mais do que 1 GB? Não estou me referindo à servidores virtuais ou dedicados. Estou falando servidores nas mesmas condições que são oferecidos pelos hosts para os usuários comuns.

 

- Esse tipo de hospedagem certamente é oferecida por pessoas que compram revendas, ou seja, pessoas que oferecem hospedagem compartilhada dentro de outro ambiente compartilhado. Então, se o usuário quiser ter vários domínios dentro da sua conta (já que muitos hosts ainda oferecem domínios e subdomínios ilimitados), certamente vai sofrer em termos de performance, certo?

 

- Posso estar enganado, se for o caso me corrijam. Mas, pessoas que têm servidores dedicados (com discos de 500 GB ou 1 TB) não oferecem planos de hospedagem com 50 GB de espaço. Isso não daria o mínimo lucro. Se for o caso, praticam um overselling enorme.

 

- Então, repito, se o usuário não pode hospedar arquivos pessoais (backup etc) nesse espaço de 50 GB, para que oferecer isso? Acho que não devemos considerar espaço de email aqui. Uso o Gmail há anos, tenho milhares de mensagens lá e ainda nem ultrapassei os 50% do tamanho total oferecido pelo Gmail. Então, mesmo que a pessoa armazene seus e-mails  no próprio servidor da conta, dificilmente vai usar tanto espaço assim.

 

Enfim, não seria mais correto e ético oferecer um espaço mais compatível? Talvez planos com 1 GB, ou até mesmo 5 GB (o que eu já acho absurdamente grande...) .

 

Estou perguntando isso, porque acho sacanagem ver uma propaganda de 50 GB de espaço em disco por R$ 9,90 ou R$ 14,90.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Para quê? NINGUÉM vai usar 50 GB para hospedar um site. A média atual de tamanho de uma página é de aproximadamente 1,3 MB 

 

Sim, existem clientes que usam 50gb e até mais.

 

Segue abaixo um exemplo:

Web_Host_Manager_server_2013_05_15_19_22

AtarWeb.com.br • Hospedagem de Site + SSL Grátis
█ Revenda de Hospedagem CPanel e DirectAdmin SSD + SSL Grátis
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Sim, existem clientes que usam 50gb e até mais.

 

Segue abaixo um exemplo:

Web_Host_Manager_server_2013_05_15_19_22

 

Certamente, isso é exceção e não regra. Ou, há outro caso: pelo que vejo na imagem, a conta desse cliente foi criada em 2006. Se a imagem é atual, ele tem essa conta há 7 anos! Possivelmente tem um monte de arquivos na conta que nem usa mais e estão lá somente ocupando espaço.

 

Você poderia dizer que tipo de sites esse cliente tem para ocupar 43 GB de espaço numa conta compartilhada que não é de revenda?

 

Ainda acho que usuários que ocupam 50 GB em hospedagem compartilhada devem ser menos de 1% do total.

 

Por exemplo, o seu site oferece 1 GB de hospedagem por 14,90. Na sua opinião, é justo oferecer 50 GB pelo mesmo preço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certamente, isso é exceção e não regra.

 

Você poderia dizer que tipo de sites esse cliente tem para ocupar 43 GB de espaço numa conta compartilhada que não é de revenda?

 

Ainda acho que usuários que ocupam 50 GB em hospedagem compartilhada devem ser menos de 1% do total.

 

Praticamente tudo consumido por contas de email pra uso profissional.

 

Neste servidor, cerca de 30% dos clientes consomem acima de 5gb, na grande maioria o uso é p/ emails.

 

Se você tiver clientes que tem empresa de impressão, também consomem bons gb, pois recebem arquivos grandes p/ impressão e acabam não fazendo manutenção em conta.

 

Desenvolvedores vão criando pastas em seu site principal e também não tem preocupação em remover.

 

Gerenciadores de conteúdo mantem cache e consomem parte do espaço em disco também (não que isso possa ser levado em consideração), mas no caso de desenvolvedores que criam diversas pastas, ai sim pode ter algum reflexo.

 

Apesar disso, ainda existem clientes que consomem menos de 500mb, eu mesmo tenho planos de 200mb onde o cliente adquire e um ano depois consome uns 50mb (isso sem utilizar a conta de email com muita frequência e/ou utilizar com outlook via POP sem manter copia no servidor)

AtarWeb.com.br • Hospedagem de Site + SSL Grátis
█ Revenda de Hospedagem CPanel e DirectAdmin SSD + SSL Grátis
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Praticamente tudo consumido por contas de email pra uso profissional.

 

Neste servidor, cerca de 30% dos clientes consomem acima de 5gb, na grande maioria o uso é p/ emails.

 

Se você tiver clientes que tem empresa de impressão, também consomem bons gb, pois recebem arquivos grandes p/ impressão e acabam não fazendo manutenção em conta.

 

Desenvolvedores vão criando pastas em seu site principal e também não tem preocupação em remover.

 

Gerenciadores de conteúdo mantem cache e consomem parte do espaço em disco também (não que isso possa ser levado em consideração), mas no caso de desenvolvedores que criam diversas pastas, ai sim pode ter algum reflexo.

 

Apesar disso, ainda existem clientes que consomem menos de 500mb, eu mesmo tenho planos de 200mb onde o cliente adquire e um ano depois consome uns 50mb (isso sem utilizar a conta de email com muita frequência e/ou utilizar com outlook via POP sem manter copia no servidor)

 

Obrigado pelos seus comentários.

 

Estou montando o meu próprio host e espero oferecer um serviço de ótima qualidade para os meus clientes.

 

Sinceramente, prefiro pegar um VPS (como estou fazendo) ou um dedicado e colocar uma quantidade justa de clientes lá (naturalmente, o suficiente para ter um equilíbrio entre qualidade e lucro, claro). Peo que vi nos seus planos, creio que você deve fazer algo semelhante... Agora, acho que 50 GB por R$ 14,90 é uma enganação, especialmente com o cliente leigo.

 

O jeito é encarar a concorrência desleal.

 

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assino embaixo tudo o que o "Chuva" falou,muitos dos clientes que tenho nem tem site,registram o dominio,colocam uma pagina em branco no ar e utilizam apenas o email,pois não confiam em servidores gratuitos. Lembre-se que ao oferecer 1GB ou 100GB em uma conta de hospedagem nela estão contidos os emails também que atingem dependendo do cliente 1GB em poucos dias. E quanto a questão de ser uma enganação a questão de se vender 50GB por 14,90, não vejo assim (Não vendo 50GB por esse preço antes de mais nada) é oferecido o serviço no site e contrata quem quer,e se o cliente conseguir enviar seus arquivos sejam eles paginas ou emails nessa quantidade não existe enganação,só se for ao contrário o cara comprar 50GB e conseguir usar apenas 5GB. Leal ou desleal? Não vejo assim,vejo como livre concorrência onde cada um é livre pra vender seu serviço a um preço que considere satisfatório e que lhe traga retorno. Se consegue sobreviver vendendo a esse preço? Aí já são outros 500. E boa sorte no novo negócio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não a o que bate boca nesse tópico, todos sabemos que a muitos clientes que usa essa quantidade ou até mais de espaço em disco, tenho clientes que usa mais de 25 GB em espaço em disco e isso é o fato, depende muito da empresa, pois muitas empresa contrata um cloud computing com 2gb de ram, 2 núcleos, trafego de 5TB e HD de 250 GB e coloca diversas hospedagens de sites e até mesmo revendas, com essa patrícia vem a lentidão e ainda mas que isso, a importância não é o espaço e sim a quantidade de clientes alocado a tal plataforma.

DELTA SERVERS
SOLUÇÕES CORPORATIVAS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assino embaixo tudo o que o "Chuva" falou,muitos dos clientes que tenho nem tem site,registram o dominio,colocam uma pagina em branco no ar e utilizam apenas o email,pois não confiam em servidores gratuitos. Lembre-se que ao oferecer 1GB ou 100GB em uma conta de hospedagem nela estão contidos os emails também que atingem dependendo do cliente 1GB em poucos dias. E quanto a questão de ser uma enganação a questão de se vender 50GB por 14,90, não vejo assim (Não vendo 50GB por esse preço antes de mais nada) é oferecido o serviço no site e contrata quem quer,e se o cliente conseguir enviar seus arquivos sejam eles paginas ou emails nessa quantidade não existe enganação,só se for ao contrário o cara comprar 50GB e conseguir usar apenas 5GB. Leal ou desleal? Não vejo assim,vejo como livre concorrência onde cada um é livre pra vender seu serviço a um preço que considere satisfatório e que lhe traga retorno. Se consegue sobreviver vendendo a esse preço? Aí já são outros 500. E boa sorte no novo negócio

 

Obrigado pelos seus comentários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço os comentários postados aqui.

Não quis polemizar, pois sei que há muitos por aí (e até aqui) vendendo seus 50 GB por R$ 14,90.

Apenas me recuso a pegar uma "revenda" qualquer por aí e conduzir meu negócio dessa forma.

Realmente há mercado para todos.

É sempre bom ler a opinião de outros e, claro, trocar ideias com respeito.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?