Jump to content

Sataiii X Ssd


Jesmarcelo

Recommended Posts

o SSD tem um tempo de resposta bem menor, e tem desempenho melhor com vários acessos simultaneos à arquivos (Já que não tem agulha para ficar ir buscando os dados), ou seja, I/O é bem melhor, pode ser que em termos de velocidade seja mais lento, mas para acessos simultaneos e latencia o SSD é bem melhor.

Link to comment
Share on other sites

Mas com relacao a "disponibilidade", não tem nem como chegar no nível da dúvida, raid 10 com certeza!

Claro, há SSDs e SSDs, alguns rápidos e outros nem tanto. Bem como os discos mecanicos, que além de sofrerem com as variantes de sua construção, no caso do RAID, também sofrem com as variantes da controladora. Com dispositivos próprios para uso corporativos, não tem por que não escolher RAID.

Link to comment
Share on other sites

zanin,

 

Hoje, o melhor raid para disponibilidade é o RAID 6 (chega a ser quase 1000X mais disponível que outros níveis de RAID, por ser N+2). Mas, ele não é tão performático quanto um RAID 10. Mas, ele é extramamente disponível.

 

A performance do RAID é diretamente vinculada ao tipo de controladora. Se tiver uma controladora RUIM, todo o ambiente vai sofrer com isto.

 

Veja o link abaixo, de um PDF da DELL falando sobre os níveis de RAID e seus pontos positivos e negativos.

 

http://www.conf.com.br/TR1020-V4.1-RAID.pdf

 

Quanto a variante de tipo de Disco, SSD é bem melhor quanto a tempo de acesso, mas, o maior problema dele é a questão da vida útil... Que depende de quantos writes foram feitos no disco. Ele tem uma vida útil "marcada" e se o teu ambiente foi altamente transacional, mesmo em RAID o disco dura "pouco".

 

O que usualmente é feito: RAID com discos SAS/SATA para armazenamento e um disco de cache em SSD (se o teu sistema/aplicação permitir). OU rodando base de dados em slave para consultas de informações. Onde há poucos writes e muito read.

 

No link do forum abaixo há um material bem interessante comparando SAS com SSD

 

http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?226434-SAS-or-SSD

 

Em questão de custo x confiabilidade x performance, melhor um RAID 10 do que um único disco SSD. Claro, dependo do que for a sua aplicação. Se for uma aplicação que somente serve como cache ou algo assim, que você não precisa garantir a continuidade da informação, então vá de SSD.

Link to comment
Share on other sites

Face ao custo, já pensou em por 2 SSD pequenos em Raid 0? Tem uns OCZ de 120GB que são baratos... 2 em Raid 0 é uma magavilha². Não esqueça depois de comprar um e-sata (você pode usa-lo internamente se sua placa mãe suportar) e usar como backup.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.

×
×
  • Create New...

Important Information

Do you agree with our terms?