joaopaulo Postado Setembro 6, 2012 Compartilhar Postado Setembro 6, 2012 Olá Pessoal, Assim como vocês, também abri uma conta no iConta devido ao fato do DOC ser gratuito e cá entre nós, isso é muito bom para fazer pagamentos de funcionários, fornecedores, etc... Antes eu tinha uma despesa de +/- 300,00 por mês com DOCs e graças a Deus, hoje não passa de R$ 50,00 (eu movimento em outros bancos PJ --> Itaú iconta PF). Mas vamos ao que interessa: Como integrar o Boleto do Iconta ao projeto BoletoPHP e assim poder gerar o seu próprio boleto, sem a necessidade de entrar no Iconta. ATENÇÃO: EU ESTOU ENSINANDO A COMO FAZER VIA BOLETOPHP E NÃO ASSUMO NENHUMA RESPONSABILIDADE CASO O PAGAMENTO NÃO SEJA COMPENSADO EM SUA CONTA. DEVE-SE EMITIR CERCA 5 A 10 BOLETOS, PAGAR ELES EM DIAS ALTERNADOS E VERIFICAR SE ESTÃO SENDO COMPENSANDOS CORRETAMENTE NA CONTA CORRENTE ANTES DE ATIVAR NO AMBIENTE DE PRODUÇÃO. EM CASO DE PROBLEMAS, LEVE OS BOLETO GERADOS E PAGOS AO SEU GERENTE E VERIFIQUE COM ELE O QUE HOUVE. Pré-requisitos: 1. Computador/Servidor com Wamp/Lamp/Wemp para testar. 2. Editor de Código fonte PHP (Bloco de Notas/Gedit/Netbeans/DiaboA4)... 3. Gere um boleto no seu Iconta pela ferramenta "Cobrança Expressa". Esse boleto será útil para retirarmos algumas informações. 1º Passo: Baixe o projeto do BoletoPHP a partir da URL: https://github.com/BielSystems/boletophp/zipball/master Em seguida, descompacte a pasta em seu diretório/domínio do Webserver. No meu caso especifico, a URL da pasta onde descompactei é: http://localhost/cobranca 2º Passo: O boleto gerado anteriormente no Iconta, será algo mais ou menos parecido com o mostrado abaixo. Note que os campos circulados são importantes e logo iremos utiliza-los. Observe os campos que circulei, pois vamos usa-los no próximo passo. 3º Passo: Configurando seu primeiro boleto. Com o editor de código fonte, abra o arquivo cobranca/boleto_itau.php. Agora iremos configurar o BoletoPHP para gerar o nosso boleto de teste. Dividi o arquivo em vários blocos para vocês entenderem o passo-a-passo da coisa // DADOS DO BOLETO PARA O SEU CLIENTE $dias_de_prazo_para_pagamento = 5; $taxa_boleto = 0; $data_venc = date("d/m/Y", time() + ($dias_de_prazo_para_pagamento * 86400)); // Prazo de X dias OU informe data: "13/04/2006"; $valor_cobrado = "4,00"; // Valor - REGRA: Sem pontos na milhar e tanto faz com "." ou "," ou com 1 ou 2 ou sem casa decimal $valor_cobrado = str_replace(",", ".",$valor_cobrado); Em $dias_de_prazo_para_pagamento escolha a quantidade de dias para o vencimento do boleto a partir da data de emissão. Em $taxa_boleto coloque o valor que deseja cobrar do cliente de taxa do boleto. Lembrando que isso é ilegal se você não fornecer outros meios de pagamento ao cliente que sejam isentos de taxas ( exemplo: se você aceitar o depósito em conta, você poderá cobrar a taxa do boleto, mas se o boleto for a única forma de pagamento a vista, a taxa do boleto é ilegal). Em $valor_cobrado coloque o valor cobrado pelo boleto. Coloque um valor de R$ 4,00 ou R$ 5,00 para você testar. Assim se der zebra, o valor do prejuízo não vai ser tão grande. $dadosboleto["nosso_numero"] = '11'; // Nosso numero - REGRA: Máximo de 8 caracteres! $dadosboleto["numero_documento"] = '11'; // Num do pedido ou nosso numero Em $dadosboleto["nosso_numero"] coloque um número baixo (pode iniciar em 1) e lembre-se, nunca o nosso número poderá se repetir. Eu gerei aqui boletos de 1 a 10 para testar, esse já é meu 11º boleto usando o iConta, por isso que coloquei 11. No ambiente de produção, deve-se utilizar o número da fatura para facilitar a identificação manual do boleto. Em $dadosboleto["numero_documento"] copie o valor da varíavel anterior. Nunca repetir o nosso número. Nunca. // DADOS DO SEU CLIENTE [...] // INFORMACOES PARA O CLIENTE [..] // DADOS OPCIONAIS DE ACORDO COM O BANCO OU CLIENTE [..] Campos auto-explicativos, dispensa comentários. // ---------------------- DADOS FIXOS DE CONFIGURAÇÃO DO SEU BOLETO --------------- // // DADOS DA SUA CONTA - ITAÚ $dadosboleto["agencia"] = "8745"; // Num da agencia, sem digito $dadosboleto["conta"] = "05994"; // Num da conta, sem digito $dadosboleto["conta_dv"] = "2"; // Digito do Num da conta // DADOS PERSONALIZADOS - ITAÚ $dadosboleto["carteira"] = "157"; // Código da Carteira: pode ser 175, 174, 104, 109, 178, ou 157 // SEUS DADOS $dadosboleto["identificacao"] = "João Paulo Dias"; $dadosboleto["cpf_cnpj"] = ""; $dadosboleto["endereco"] = "Coloque o endereço da sua empresa aqui"; $dadosboleto["cidade_uf"] = "Cidade / Estado"; $dadosboleto["cedente"] = "Coloque a Razão Social da sua empresa aqui"; Em $dadosboleto["agencia"] coloque o número de sua agência, sem o dígito, igual o mostrado no boleto que você emitiu pelo banco. Em $dadosboleto["conta"] coloque o número de sua conta sem o dígito, igual o mostrado no boleto emitido pelo banco. Em $dadosboleto["conta_dv"] coloque o dígito de sua conta (se houver). Em $dadosboleto["carteira"] coloque o mesmo número da carteira mostrada no boleto emitido pelo banco. Agora salve o arquivo. 4º Passo: Emitindo seu primeiro boleto! Feito todos passos acima, acesse o seu primeiro boleto pela sua URL. A minha é http://localhost/cob...oleto_itaup.php. Aí está ele! (Mostrando apenas a parte inferior do boleto) Verifiquem se os campos circulados está igual ao boleto emitido pelo banco. Notem ainda, que o campo Nosso número é diferente, isso porque iniciamos a sequencia do 1 (no meu caso foi o 11). Nunca repetir o nosso número. Nunca. Agora pague o boleto no seu Internet Banking (preferencialmente fora do Itaú) e aguarde 2 dias... consulte seu extrato de boletos e veja se ele caiu. 5º Passo: Conferindo se o boleto caiu na conta. Lembram-se do nosso número, onde falei que esse é meu 11º boleto? Então, o 10º já apareceu no meu extrato: 6º Passo: Continuação e Comentários: O boletoPHP pode ser usado por qualquer aplicação de cobrança, seja loja online, WHMCS, etc... Antes de colocar em ambiente de produção, pague os boletos de 1 em 1 em praças diferentes: Correios, Bancos (fora do itaú), lotéricas, correspondentes bancários. Enfim, melhor gastar R$ 50,00 testando esta implementação do que perder R$ 500,00 - R$ 1000,00 mais para frente. Nunca repetir o nosso número. Nunca. Notem que esse é o 1/2. No próximo vou montar um script para confirmação semi-automática dos boletos, ou seja, você captura o extrato (explicarei o porque) e cola e pimba! O sistema faz o resto. 7º Passo: Integração com WHMCS Para quem quiser usar o boleto próprio com o WHMCS, pode faze-lo usando esse módulo: https://www.menigmahost.com.br/noticias/modulo-de-boleto-bancario-para-whmcs/ (que é o módulo padrão de boleto do WHMCS). AS informações das variáveis acima, servem para a página de configuração do boleto. Eu não uso o WHMCS e logo... não posso falar muito sobre :D 8º Passo: Coisa de amigos: Agora que vocês tem meus dados bancários, aceito doações. Abraços e bom uso. PS: Quem quiser reproduzir em blogs, favor mencionar exatamente as linhas abaixo: Escrito por João Paulo Dias para forum.portaldohost.com.br Contato do autor via e-mail: joaopaulo [1arroba] vista.aero 3 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Dexter Postado Setembro 6, 2012 Compartilhar Postado Setembro 6, 2012 Show de bola show mesmo bela contribuição com pessoal! Muito Obrigado! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Andre Juliano Postado Setembro 6, 2012 Compartilhar Postado Setembro 6, 2012 Muito obrigado João, irei testar em breve. :) WebChamp - Hospedagem de Sites, Revenda de Hospedagem, Revenda de VPS, Servidores Virtuais (OpenVZ / KVM). Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leo Amarante Postado Setembro 6, 2012 Compartilhar Postado Setembro 6, 2012 Parabens João... bela atitude em compartilhar. Aos programadores de plantão... ninguém conseguria implementar a função de autorenovação do vencimento? evitando que se o cliente não pagar na data de vencimento tem que entrar em contato com a empresa pedindo para atualizar o vencimento. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Administração AngelCosta Postado Setembro 6, 2012 Administração Compartilhar Postado Setembro 6, 2012 João, tu é muito fixe! kkk 'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
joaopaulo Postado Setembro 7, 2012 Autor Compartilhar Postado Setembro 7, 2012 Aqui está o pagamento do boleto de Ontem. Já caiu na conta :D Foi pago no Bradesco :D Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Dinei Freitas Postado Setembro 7, 2012 Compartilhar Postado Setembro 7, 2012 ótima dica Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jordan Miguel Postado Setembro 8, 2012 Compartilhar Postado Setembro 8, 2012 Ótima contribuição João!! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Dexter Postado Setembro 10, 2012 Compartilhar Postado Setembro 10, 2012 Aqui está o pagamento do boleto de Ontem. Já caiu na conta :D Foi pago no Bradesco :D João, sabes me dizer quanto paga de taxas pra emissão de cada boleto? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
dinosn Postado Setembro 10, 2012 Compartilhar Postado Setembro 10, 2012 Olá! Ótimo dica. Saberia informar qual a taxa que se paga pela emissão do boleto? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados