Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dica: Site Em Php E Arquivo De Configuração


Visitante

Posts Recomendados

Olá companheiros,

O Eduardo me passou um texto, e decidi postar aqui pra vocês. Eu estou estudando um pouco de PHP e HTML com o ele!

Bom, é apenas uma dica que ele me passou, e vou repassa-la a vocês. Essa dica é apenas para quem não utiliza WordPress, Joomla, tema do WHMCS como site principal ou qualquer sistema que possua temas configuráveis.

Para você que possuí apenas um HTML básico é a seguinte dica. Será pra você configurar a URL do seu site e alterar o cabeçalho e/ou rodapé, alterando apenas uma página. Por exemplo, você cria seu tema, e cria a página: index.html, contato.html, servicos.html. Aí você quer adicionar mais uma página, obviamente, você terá que adicionar um link também nas páginas, aí você teria que colocar link por link em cada página. Essa dica excluí isso, você edita apenas em um lugar.

Primeiramente, crie uma pasta chamada /inc. Agora crie o arquivo cabecalho.php e rodape.php e coloquem-os dentro da pasta /inc que você criou. Agora vá na sua página index.html do seu site normal, e pegue todo o código do menu do site, tanto do topo (cabeçalho) e coloque no arquivo cabecalho.php que você criou, faça o mesmo com o rodapé (claro, incluindo o código-fonte do rodapé na página rodape.php.

Agora na pasta "root" do site, crie o arquivo config.php. E coloque o seguinte código:


<?php


          $Config['nome'] = 'O nome do seu site';

          $Config['url'] = 'http://seusite.com.br/'; //coloque http:// e / (barra) no final.


?>

Agora na página inicial do teu site, aquela index.html, você renomea ela para index.php, e no lugar do menu, aquele código-fonte que você havia pego antes, substitua-o por:
<?php include('inc/cabecalho.php'); ?>
e no rodapé, coloque
<?php include('rodape.php'); ?>
Agora vá nos títulos de cada página, e no nome do seu site que vai no título, substitua pela seguinte string:
<?php echo $Config['nome']; ?>