Jump to content

Nosso Querido Joomla! (Parte I – Instalação)


AngelCosta

Recommended Posts

  • Administration

Começamos hoje uma pequena série de postagens sobre o Joomla. Não se trata apenas de mais dicas de funcionalidade, mas sim um passo-a-passo prático com imagens divido em dois tópicos:

joomla_logo

1- Instalação e configuração inicial (hoje);
2- Mudança de layout e instalação de plugins (no início desta semana).

Então, vamos ao que interessa:

1- Instalação de configuração inicial do Joomla.

Grande parte das empresas de hospedagem de sites (principalmente as que utilizam o cPanel) possuem um instalador de aplicativos automáticos, como o Fantástico, por exemplo. Se você está nesta situação, siga o caminho abaixo:

  • I- Acesse o painel de controle da empresa onde o seu site está hospedado;
  • II- Procure a opção de instalação automática de aplicativos;
  • III- Encontre o “Joomla” e clique em ATIVAR ou INSTALAR;
  • IV- Coloque um título (ficará no topo da página, mas pode ser alterado) e defina um usuário administrador e uma senha, bem como a pasta do servidor onde o Joomla seráinstalado;
  • V- Vualá, o seu Joomla está instalado basicamente com o banco de dados criado.

Se você seguiu o procedimento acima e o Joomla foi instalado (verifique a pasta que você mandou instalá-lo acessando www.seusite.com.br/NOME_DA_PASTA), pode incrementar o seu conhecimento e seguir o nosso tutorial ou aguarde a nossa próxima postagem sobre as alterações de layout e inclusão de plugins!

Agora, se você não detêm este instalador automático e/ou quer arregaçar as mangas e pegar no batente, prepare-se!

> Passo 1: Baixando o Joomla.
Baixe o pacote que contêm os arquivos do Joomla no site oficial: www.joomla.org, clicando no banner ao lado direito da tela denominado “Download Joomla. Get the latest version” (não se preocupe, o Joomla pode ser traduzido para o português com a instalação de pacotes de tradução, mas isto fica para depois).
joomla_1
Escolha: 1.5.14 Full Package e clique em “ZIP”, à direita.

joomla_2

> Passo 2: Enviando via FTP
Pronto, se você baixou o Joomla no seu computador, visualizará um arquivo .ZIP denominado Joomla_1.5.14-Stable-Full_Package.

joomla_3

Crie uma pasta chamada JOOMLA e extraia todo o conteúdo deste arquivo lá, vamos enviá-lo ao seu servidor de hospedagem!

Abra o seu client de FTP (software utilizado para o envio de arquivos para um determinado servidor) – recomendo o Filezilla que pode ser baixado no site www.filezilla-project.org – ou então faça o seguinte:

- Abra o Menu Iniciar > Executar… e digite: explorer. Será aberto o Windows Explorer.

joomla_4
Na barra de navegação, digite: ftp://USUARIO:SENHA@SEUDOMINIO.COM.BR, substituindo:

joomla_5
USUARIO: O usuário do seu FTP
SENHA: Senha de conexão FTP
SEUDOMINIO: O seu domínio…

Como trata-se apenas de um teste, recomendo criarmos uma pasta chamada “JOOMLA”. Lembre-se de criá-la dentro da pasta public_html se o seu servidor é Linux e na pasta “web” ou “www” se o seu servidor é Windows.
Vá até a pasta onde você extraiu os arquivos do Joomla e mande tudo para lá.

joomla_6

Dependendo da sua conexão, pode ser que demore um pouco, mas não desista.

Dica: No exemplo de conexão que fizemos pelo Windows Explorer, se o seu provedor limita o tempo de conexão ao FTP, caso de UOL Host e Locaweb, a sua conexão vai cair e você terá de enviar arquivo por arquivo. Se você utilizar o Filezilla ou qualquer outro bom software de FTP, você não terá este problema, pois eles se reconectam sozinhos.

> Passo 3: Criando o banco de dados
Ainda não vamos começar a instalação do Joomla, é necessário ainda que criemos o banco de dados que será o responsável por armazenar as informações do mesmo! Abra o seu painel de controle e dirija-se à área de criação de bancos de dados. Lembre-se: não se esqueça do usuário e senha! Geralmente o caminho do servidor MySQL (banco de dados) será “localhost”, mas muitas empresas possuem servidor separados, por isso, também anote o “hostname” do banco de dados que será fornecido à você.

> Passo 4: Começando a instalação – Idioma
Com o Joomla enviado via FTP e o banco de dados criado, podemos começar agora a instalação. Acesse o seu site através da pasta onde você instalou o Joomla, por exemplo: www.zamorablog.com/joomla ou www.seusite.com.br/joomla.

Se tudo deu certo, será apresentada a seguinte tela:

joomla_7

Escolha o idioma pt-BR – Português (Brasil) e clique em próximo no canto superior direito.

> Passo 5: Verificação de pré-instalação
O Joomla fará uma verificação se o seu atual provedor de hospedagem dá ou não suporte às suas funcionalidades. Se no primeiro quadro alguma funcionalidade apresentar a informação “não”, sem chance!
No segundo quadro são as configurações recomendáveis, portanto se alguma estiver em desacordo não há problema, apenas fique alerta e tente corrigir o problema junto ao seu host o quanto antes.
Novamente, clique em “próximo”.

joomla_8
> Passo 6: Licença
Se você tiver paciência e conhecimento de inglês para ler, fique à vontade. Em suma a licença informa que o Joomla é um software livre, etc…

> Passo 7: Banco de Dados
Em tipo de Banco de Dados, deixe “mysql”, insira o hostname (caminho do servidor MySQL), geralmente localhost quando ele está instalado no mesmo servidor, nome e senha do banco de dados e dê um próximo.
Se você colocar alguma informação correta ou ainda não criou o seu banco de dados, você não conseguirá passar desta parte.

joomla_9
> Passo 8: Configuração do FTP
Geralmente é ignorada por muita gente. Recomendo que você crie um novo usuário FTP para o Joomla (se o seu host permitir) e insira as informações aqui. Caso contrário, clique em “não” e dê um próximo.

joomla_10
> Passo 9: Configuração Principal
Nome do site: Coloque o nome que será o título do seu site. Pode ser alterado posteriormente!
Confirme o e-mail e a senha do administrador: Coloque um e-mail válido para seu usuário de administração e crie uma senha difícil!
Carregar exemplo de conteúdo: Para que você possa começar a entender o Joomla, clique em “Instalar exemplo de conteúdo”, pois ele instalará um conteúdo em inglês que ajuda você a visualizar onde cada coisa aparecerá!
Dê um próximo…

joomla_11
> Passo 10: Pronto!
O Joomla foi instalado, mas ainda não está funcional. É necessário que você remova via FTP (conforme explicamos acima) a pasta INSTALLATION. Após removê-la, poderá utilizar o seu joomla normalmente.

Lembre-se: O diretório de administração é o /administrator, ou seja:
www.seusite.com.br/joomla/administrator.

joomla_12

Neste local, você deve acessar com o usuário admin e a senha que você criou no passo anterior.

Por enquanto é só. Sei que haverão dúvidas. Pode postá-las que eu responderei com a maior agilidade possível!

Aguarde a nova postagem que ensinará como adicionar plugins e templates no Joomla.

Até lá e boa “fuçada”!

O post Nosso querido Joomla! (Parte I – Instalação) apareceu primeiro em Portal do Host.

https://netmundocom.br/ - Soluções Web

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

Do you agree with our terms?