Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Como é rotineiro, estava trabalhando em sistemas de backup e acabei descobrindo algo preocupante:

Com o PHP rodando como DSO ou (CGI sem o SuExec) é possível acessar arquivos de outras contas facilmente.

Não precisa ter o open_basedir habilitado, pois pode-se executar comando do shell e ver o conteúdo de arquivos importantes.

Consegui com facilidade acessar o arquivo configuration.php do Joomla e vi a senha do banco de dados.

Isso acontece por a pasta public_html, em servidor com Apache, ter acesso de leitura pelo usuário nobody. Os diretórios por padrão tem permissão 755 e arquivos 644, que é suficiente pra lê-los.

O problema não é com o PHP, pois scripts em Perl, por exemplo, rodando via CGI também dão acesso a arquivos de outras contas.

Além disso, o fato do arquivo passwd poder ser lido, permite que alguém possa obter todos os UIDs dos usuário do servidor e seus homedirs. A partir daí, pode-se procurar arquivos importantes, como os arquivos de configuração, com senhas e etc.

Fica a dica: ative o SuExec e SuPHP (ou quem sabe ModRuid, se tiver algum problemas com esses) e dê permissão de leitura apenas pelo próprio usuário em arquivos de configuração.

Não há bem nem mal que dure para sempre. Um dia tudo acaba.

Postado

Estranho, estive testando essa vulnerabilidade num servidor aqui (cPanel) e não deu certo o acesso de outras contas via PHP ou usando a função exec(). Teria como fornecer o script que você usou?

Mas faz sentido o que você falou. Será que deu sorte grande por aqui?

Postado

Realmente o que o Jaime falou, tem muita relação e sentido.

No entanto como o joão, eu testei algumas coisas, e não consegui. (as vezes sou muito burro). Mais creio que se tiver tudo bem configurado, é mais complicado.

Postado

Mas essas configurações não são as recomendadas para servidores compartilhados.

O mais indicado é SuPHP + SuEXEC, repetindo, em hospedagem compartilhada.

Assim os processos vão ser executados pelo id do usuário acabando com esses problemas, correto? (amisto de afirmação e duvida...)

Postado

Estranho, estive testando essa vulnerabilidade num servidor aqui (cPanel) e não deu certo o acesso de outras contas via PHP ou usando a função exec(). Teria como fornecer o script que você usou?

Mas faz sentido o que você falou. Será que deu sorte grande por aqui?

Jõao, o cPanel por si só é inseguro.

Você nem deve saber, mas, por exemplo, é possível ter acesso total ao sistema apenas editando um certo arquivo do fullbackup do cPanel.

Em PHP e Perl o procedimento é o mesmo.

Por algum motivo, não é possível ler os arquivos com o file hander do PHP nem Perl, mas pode-se fazer isso com o comando tail.

# Funcionou !!!

system ('cd /home/<USUARIO>/public_html/site; ls'); # Listar arquivos

system ('tail -n 20 /home/<USUARIO>/public_html/site/configuration.php'); # Ler o arquivo

print file_get_contents('/home/<USUARIO>/public_html/site/configuration.php'); # Não funciona

# Não funciona

open( FILE, '/home/<USUARIO>/public_html/site/configuration.php') or print('Não foi possível abrir o arquivo!');

while (<FILE>) {

print $_;

}

close(FILE);

Postado

Mas essas configurações não são as recomendadas para servidores compartilhados.

O mais indicado é SuPHP + SuEXEC, repetindo, em hospedagem compartilhada.

Assim os processos vão ser executados pelo id do usuário acabando com esses problemas, correto? (amisto de afirmação e duvida...)

Sim, isso mesmo!

Complementando, as permissões do homedir das contas testadas eram 0711, public_html 0750, as demais tem permissão 0755

O que acho inseguro também é poder ler o arquivo /etc/passwd e obter a UID dos usuários (tanto pelo arquivo, quanto usando outros métodos) tanto via PHP quando CGI.

Postado

Todos os servidores que tenho com cPanel, não são para hosting. É algum cliente que assina um de nossos serviços, gosta bastante da empresa e quer trazer blogs, portais ou outros emprendimentos para nossa estrutura. Aí como não é um ambiente "compartilhado", eu abro mão do suPHP e suExec para colocar o Eaccelerator, pois tenho plena convicção que ele não vai hackear a si mesmo.

@Jaime, eu tentei usar um scrip parecido com:

#php

echo 'buscando /home<br/>';

print_r(scandir('/home'));

echo '<br/><br/>.indo diretamente a um usuario /home/fulano/<br/>';

print_r(scandir('/home/fulano'));

#php+shell

print_r(shell_exec("ls /home/"));

print_r(shell_exec("ls /home/fulano/"));

Esses códigos escrevi agora, mas foram os que usei. Escrevi um com o exec() também. O 2o não funcionou pois bloqueio o acesso shell no cpanel e a exec() está entre as funções desativadas, juntamente com a shell_exe().

O Fullb ackup do cPanel é uma trincheira de códigos, da para pegar de tudo por lá: senhas do Mysql, email, trocar o proprietário da conta (aí acho que era aqui que você se referia, seria no .addons), enfim, já me aventurei estudando aqueles full backups.

Postado

ls /home/ -> Não funciona de modo algum. Não é possível ler a raíz do diretório home

A diretiva de funções desativadas pode ser ignorada com um php.ini, exceto em FastCGI

Com o PHP seria mais fácil listar os usuários do servidor e obter seus homedirs lendo o arquivo passwd.

Além disso pode-se rodar qualquer script em qualquer linguagem, inclusive em C, através de CGI, suportado nativamente pelo Apache.

Sobre o fullbackup, não lembro qual arquivo, mas é que tem informações sobre o revendedor.

Funciona apenas com fullbackup de conta de revendedor, mas você pode modificar os arquivos e dar privilégio de revenda à conta e dar acesso total à ela. Sim, ela terá acesso administrativo completo. Embora apenas dentro do cPanel, isso é suficiente pra muita coisa e também pra mudar a senha de root.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?

-