Igor B Postado Junho 23, 2012 Compartilhar Postado Junho 23, 2012 (editado) Um artigo bem interessante que achei na internet enquanto pesquisava sobre logotipos, vale a pena ler até o final. "Logotipo, qual é o mais adequado? Todo mundo tem uma opinião. Eu mesmo tenho as minhas. E veja, há mais de 30 anos que vejo, leio e ouço muitas teorias sobre o melhor design para logotipos. Já participei de concursos de logos e marcas muitas vezes. Já vi muito e li muitos livros e artigos sobre o tema. Já trabalhei com fantásticos designers e diretores de arte na concepção de logotipos e marca." Uma classificação funcional: Logos do tipo 1, tipo 2 e tipo 3. Logos do tipo 1: TIPOGRÁFICOS Os logos do tipo 1 são focados apenas em TIPOGRAFIA. Eles são feitos apenas com letras extraídas de algum alfabeto ou fonte conhecida (Arial, Bodoni, Univers, etc) como se o desenhista pegasse aquela fonte e escrevesse o nome da marca com ela. Ou seja, aparentemente o Logo é o nome da Marca escrito com aquela fonte ou tipo. Daí, inclusive, nasceu o termo Logotipo, pois a palavra LOGO significa DIZER e a palavra TIPO tipografia. Assim, logotipo é apenas dizer com um tipo. A maioria dos logos deste tipo são simplesmente uma assinatura da marca com uma tipologia, pois foi assim que as primeira marcas nasceram: como uma assinatura pura simples. Aliás assinatura quer dizer, inclusive, marca. São palavras de significado homônimo. Eis alguns Logos do tipo 1: Logos do tipo 2: SIMBÓLICOS Muitas marcas ao invés de usar LOGOS apenas comTIPOGRAFIA usaram FIGURAS ou SÍMBOLOS. Isso historicamente tornou a comunicação bastante efetiva, independemente de leitura. A sociedade de massa, do século XIX para o século XX, com milhares de analfabetos, pediam menos texto escrito e mais figura, mais imagem, mais símbolo. Assim SÍMBOLOS ou FIGURAS foram adotados em muitas e muitas marcas juntamente com LOGOTIPOS que permitem a compreensão sem a leitura no nome da Marca, apenas pelo fato de que há uma imagem: de um cavalo, de uma flor, de uma coroa… ou outra. Eis alguns Logos do tipo 2: Problemas dos logos do tipo 2: Esse sistema LOGOTIPO + SÍMBOLO deve permanecer apenas em marcas antigas, com imagem muito bem consolidada por anos e anos de uso, exposição e fixação pública. Muitos designers ainda os usam, porque aprenderam na faculdade e não se questionam ou porque seus clientes gostam e pedem. Mas ele deveria ser usado e recomendado apenas para empresas com gigantescas verbas de Propaganda ou com grande quantidade de fachadas de lojas para expor a marca – ou ambos, pois é um logo que, dependendo da aplicação, dificulta a leitura limpa da marca como nos casos de exposição em placas de campo de futebol, por exemplo e até mesmo em anúncios impressos onde a figura ou símbolo dimui muito o espaço da tipologia e dificulta a leitura da marca. Noutros temos, a marca fica pequena demais na comunicação… Quer prova? A tendência de muitas marcas que tem Logos do tipo 2 é limpando e tirando elementos para aumentar o tamanho do tipo e permitir leitura mais clara, como nos dois exemplos abaixo: A redução dos símbolos e a insersão deles dentro da própria tipologia melhora muito a leitura e a legibilidade da marca. Assim, os logos do tipo 2 recebem reformulações e entram no grupo de logos do tipo 3, discutido a seguir. Logos do tipo 3: INTEGRADOS (ao mesmo tempo simbólicos e tipográficos) Estes logos são tão recentes – do final do século XX e começo do século XXI - que a maioria das escolas de Design de todo o mundo ainda não incorporam o seu fundamento. Veja bem, quanto mais elementos há numa Marca maior é a dificuldade de leitura visual e maior é o tempo de decodificação pelo cérebro. Quanto mais simples for a Marca, mais rápido o cérebro a decodifica e mais rápida é sua leitura visual. Por isto mesmo muitas empresas simplesmente eliminam ou nem mesmo chegam a usar o SÍMBOLO em suas marcas. Algumas jovens empresas criam marcas sem o anti-econômico SÍMBOLO, mas com Logotipo SINGULAR que já integra o Símbolo formando um todo (SIMBOLOGO ou LOGOMARCA, como dizem alguns teóricos). Nesses casos, a comunicação é bem mais RÁPIDA e INSTANTÂNEA. Num anúncio, embalagem ou cartaz A MARCA é vista e lida sem confusão, o que é um grande benefício. De um modo incrível, quase sempre os grupos do exercício explicado anteriormente destacam o logo da VISA como muito diferente dos logos do tipo 1 e 2. Ele é apenas uma tipografia com um pequeno elemento transformador, de modo que deixa de ser apenas um logo tipografico do tipo 1. Depois, um a um, vários logos são agrupados como sendo do grupo 3 e todos tem esta mesma característica. Um elemento que faz com que a tipologia seja transformada ou um símbolo figurativo integrado na tipologia, como é o caso das marcas Zippo e Viena. Importante: Veja que embora os logos do tipo 3 sejam mais próprios do século XXI, alguns de marcas como Pirelli e Coca-Cola são centenárias. Talvez por isso eles sejam tão bons, pois foram antecipadores no tempo e estão aí até hoje. São limpos e não tem execessos ou figuras ao lado da tipologia. Os logos mais atuais, como Google e YouTube já nasceram do tipo 3. Infelizmente ainda há designers criando logos do tipo 2 para empresas que não tem verba para veicular e fixar a marca, o que é prejudicial para os negócios delas, lamentavelmente… Dois fatos incontestes: Um logo do tipo 3 possibilita Melhoria de Eficácia em Comunicação, pois com a comunicação de menos elementos comunica-se com mais Clareza e com mais Rapidez, portanto com mais EFICÁCIA. Um logo do tipo 3 possibilita Maior Economia e Otimização de Verba, pois com mais Eficácia gasta-se menos (ou economiza-se) em Marketing para fazer o que é necessário, ou se faz bem mais, com a mesma verba. Espero que com estes conhecimentos você – e seu designer contratado para criar sua marca – possam decidir pelo melhor e mais eficaz tipo de logo para sua marca. Fonte: http://www.estrategiaebranding.com.br/os-3-tipos-de-logos-qual-deles-e-o-melhor-para-sua-marca/ Autor: Augusto Nascimento, consultor de branding, professor de pós graduação por mais de 15 anos na ESPM de SP, autor do livro OS 4 ES DE MARKETING E BRANDING, 2007, editora Campus-Elsevier. Editado Janeiro 27, 2013 por Angélica Costa Link incorreto. Da próxima cite também o autor. 1 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jaime Silva Postado Junho 23, 2012 Compartilhar Postado Junho 23, 2012 Muito legal, vou usar isso quando contratar alguém pra criar uma logomarca pra meu projeto/aplicativo!!! Grato!!!! Não há bem nem mal que dure para sempre. Um dia tudo acaba. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Igor B Postado Junho 23, 2012 Autor Compartilhar Postado Junho 23, 2012 Muito legal, vou usar isso quando contratar alguém pra criar uma logomarca pra meu projeto/aplicativo!!! Grato!!!! Com certeza! O logotipo é essencial para a apresentação de uma marca/empresa. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Felipe Postado Junho 24, 2012 Compartilhar Postado Junho 24, 2012 Muito interessante esse texto, servirá de referência para os meus futuros projetos ^^ Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jordan Miguel Postado Junho 25, 2012 Compartilhar Postado Junho 25, 2012 Texto muito interessante! Ótimas dicas. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MigraHost Postado Novembro 2, 2012 Compartilhar Postado Novembro 2, 2012 (editado) USUÁRIO advertido, pois esta postando sem nenhuma qualidade, com o claro objetivo de ganhar POST Editado Novembro 2, 2012 por Marco Antonio SPAM Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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