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Os 3 Tipos De Logos: Qual Deles É O Melhor Para Sua Marca?


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Um artigo bem interessante que achei na internet enquanto pesquisava sobre logotipos, vale a pena ler até o final.

"Logotipo, qual é o mais adequado? Todo mundo tem uma opinião. Eu mesmo tenho as minhas. E veja, há mais de 30 anos que vejo, leio e ouço muitas teorias sobre o melhor design para logotipos. Já participei de concursos de logos e marcas muitas vezes. Já vi muito e li muitos livros e artigos sobre o tema. Já trabalhei com fantásticos designers e diretores de arte na concepção de logotipos e marca."

Uma classificação funcional: Logos do tipo 1, tipo 2 e tipo 3.

Logos do tipo 1: TIPOGRÁFICOS

Os logos do tipo 1 são focados apenas em TIPOGRAFIA. Eles são feitos apenas com letras extraídas de algum alfabeto ou fonte conhecida (Arial, Bodoni, Univers, etc) como se o desenhista pegasse aquela fonte e escrevesse o nome da marca com ela. Ou seja, aparentemente o Logo é o nome da Marca escrito com aquela fonte ou tipo. Daí, inclusive, nasceu o termo Logotipo, pois a palavra LOGO significa DIZER e a palavra TIPO tipografia. Assim, logotipo é apenas dizer com um tipo. A maioria dos logos deste tipo são simplesmente uma assinatura da marca com uma tipologia, pois foi assim que as primeira marcas nasceram: como uma assinatura pura simples. Aliás assinatura quer dizer, inclusive, marca. São palavras de significado homônimo. Eis alguns Logos do tipo 1:

logos-type1-typography.jpg

Logos do tipo 2: SIMBÓLICOS

Muitas marcas ao invés de usar LOGOS apenas comTIPOGRAFIA usaram FIGURAS ou SÍMBOLOS. Isso historicamente tornou a comunicação bastante efetiva, independemente de leitura. A sociedade de massa, do século XIX para o século XX, com milhares de analfabetos, pediam menos texto escrito e mais figura, mais imagem, mais símbolo. Assim SÍMBOLOS ou FIGURAS foram adotados em muitas e muitas marcas juntamente com LOGOTIPOS que permitem a compreensão sem a leitura no nome da Marca, apenas pelo fato de que há uma imagem: de um cavalo, de uma flor, de uma coroa… ou outra.

Eis alguns Logos do tipo 2:

logos-type2-LogoPlusSymbol.jpg

Problemas dos logos do tipo 2: Esse sistema LOGOTIPO + SÍMBOLO deve permanecer apenas em marcas antigas, com imagem muito bem consolidada por anos e anos de uso, exposição e fixação pública. Muitos designers ainda os usam, porque aprenderam na faculdade e não se questionam ou porque seus clientes gostam e pedem. Mas ele deveria ser usado e recomendado apenas para empresas com gigantescas verbas de Propaganda ou com grande quantidade de fachadas de lojas para expor a marca – ou ambos, pois é um logo que, dependendo da aplicação, dificulta a leitura limpa da marca como nos casos de exposição em placas de campo de futebol, por exemplo e até mesmo em anúncios impressos onde a figura ou símbolo dimui muito o espaço da tipologia e dificulta a leitura da marca. Noutros temos, a marca fica pequena demais na comunicação…

Quer prova? A tendência de muitas marcas que tem Logos do tipo 2 é limpando e tirando elementos para aumentar o tamanho do tipo e permitir leitura mais clara, como nos dois exemplos abaixo:

YoplaitAndUpis.jpg

A redução dos símbolos e a insersão deles dentro da própria tipologia melhora muito a leitura e a legibilidade da marca. Assim, os logos do tipo 2 recebem reformulações e entram no grupo de logos do tipo 3, discutido a seguir.

Logos do tipo 3: INTEGRADOS (ao mesmo tempo simbólicos e tipográficos)

Estes logos são tão recentes – do final do século XX e começo do século XXI - que a maioria das escolas de Design de todo o mundo ainda não incorporam o seu fundamento.

logos-type3-integrated.jpg

Veja bem, quanto mais elementos há numa Marca maior é a dificuldade de leitura visual e maior é o tempo de decodificação pelo cérebro. Quanto mais simples for a Marca, mais rápido o cérebro a decodifica e mais rápida é sua leitura visual. Por isto mesmo muitas empresas simplesmente eliminam ou nem mesmo chegam a usar o SÍMBOLO em suas marcas.

Algumas jovens empresas criam marcas sem o anti-econômico SÍMBOLO, mas com Logotipo SINGULAR que já integra o Símbolo formando um todo (SIMBOLOGO ou LOGOMARCA, como dizem alguns teóricos). Nesses casos, a comunicação é bem mais RÁPIDA e INSTANTÂNEA. Num anúncio, embalagem ou cartaz A MARCA é vista e lida sem confusão, o que é um grande benefício.

De um modo incrível, quase sempre os grupos do exercício explicado anteriormente destacam o logo da VISA como muito diferente dos logos do tipo 1 e 2. Ele é apenas uma tipografia com um pequeno elemento transformador, de modo que deixa de ser apenas um logo tipografico do tipo 1. Depois, um a um, vários logos são agrupados como sendo do grupo 3 e todos tem esta mesma característica. Um elemento que faz com que a tipologia seja transformada ou um símbolo figurativo integrado na tipologia, como é o caso das marcas Zippo e Viena.

Importante: Veja que embora os logos do tipo 3 sejam mais próprios do século XXI, alguns de marcas como Pirelli e Coca-Cola são centenárias. Talvez por isso eles sejam tão bons, pois foram antecipadores no tempo e estão aí até hoje. São limpos e não tem execessos ou figuras ao lado da tipologia. Os logos mais atuais, como Google e YouTube já nasceram do tipo 3.

Infelizmente ainda há designers criando logos do tipo 2 para empresas que não tem verba para veicular e fixar a marca, o que é prejudicial para os negócios delas, lamentavelmente…

Dois fatos incontestes:

Um logo do tipo 3 possibilita Melhoria de Eficácia em Comunicação, pois com a comunicação de menos elementos comunica-se com mais Clareza e com mais Rapidez, portanto com mais EFICÁCIA.

Um logo do tipo 3 possibilita Maior Economia e Otimização de Verba, pois com mais Eficácia gasta-se menos (ou economiza-se) em Marketing para fazer o que é necessário, ou se faz bem mais, com a mesma verba.

Espero que com estes conhecimentos você – e seu designer contratado para criar sua marca – possam decidir pelo melhor e mais eficaz tipo de logo para sua marca.

Fonte: http://www.estrategiaebranding.com.br/os-3-tipos-de-logos-qual-deles-e-o-melhor-para-sua-marca/

Autor: Augusto Nascimento, consultor de branding, professor de pós graduação por mais de 15 anos na ESPM de SP, autor do livro OS 4 ES DE MARKETING E BRANDING, 2007, editora Campus-Elsevier.

Editado por Angélica Costa
Link incorreto. Da próxima cite também o autor.
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