rubensk Postado Maio 26, 2012 Compartilhar Postado Maio 26, 2012 92% das empresas brasileiras (10+ funcionários) usam domínios .br Para quem insiste em trabalhar apenas com domínios genéricos nos seus serviços de hospedagem, seguem dois indicadores para repensarem a esse respeito, extraídos da pesquisa TIC Empresas: http://www.cetic.br/empresas/2011/c-int-06b.htm B6b - PROPORÇÃO DE EMPRESAS QUE POSSUEM WEBSITE, POR TIPO DE DOMÍNIO Percentual sobre o total de empresas que possuem website | Percentual (%) .com.br | outros.br | .com | .outros | não sabe Total 87 5 6 1 1 Ou seja, das empresas com 10 ou mais funcionários, que são exatamente os clientes mais rentáveis para serviços de TI, 92% dos que já tem website usam domínio .br. No site tem a pesquisa por região e setor caso a atuação da sua hospedagem tenha um foco regional ou setorial. E a oportunidade de mercado é imensa, pois dessas empresas 99% já tem acesso à Internet mas apenas 60% tem website: B6 - PROPORÇÃO DE EMPRESAS QUE POSSUEM WEBSITE Percentual sobre o total de empresas com acesso à Internet 1 Percentual (%) Sim Não Total 60 40 Esses 40% de mercado aberto se reduzem a 3% considerando que não se ofereça domínios .br... é claro que é possível viver apenas de atender pessoas físicas e micro-empresas (pois essa pesquisa já inclui pequenas, médias e grande empresas), mas me parece pouco. Pesquisa completa: http://www.cetic.br/empresas/2011/ Como ainda não foi publicado o livro não há o detalhamento da metodologia, mas ela é a mesma de 2010 que pode ser consultada no site do CETIC também; porém, em cada indicador consta o tamanho da base pesquisada para avaliar a representatividade da amostra. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thiago Sabaia Postado Maio 26, 2012 Compartilhar Postado Maio 26, 2012 Dependendo da empresa, o certo é ter domínio com sufixo do pais em que atua. Como de exemplo posso citar uma empresa de hospedagem Vou até o google e pesquiso por Hospedagem de Sites No meu caso, eu ia da preferencia a uma empresa com domínio terminado em .br, já nas que terminam com .com ou .net, eu ia ficar na duvida, elas atuam no Brasil ou na Europa. Logo, não ia perder nem meu tempo acessando. Esse é o meu ponto de vista, não sei se a maioria pensa assim.... 1 █ Super T Host | Revenda de Hospedagem SSD a partir de R$ 65,95 por mês █ Utilize o cupom PDH e ganhe 60% de desconto nos 3 primeiros meses nos planos de Revenda. █ www.superthost.com.br - WhatsApp 21 983 121 387 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Felipe Postado Maio 26, 2012 Compartilhar Postado Maio 26, 2012 Dependendo da empresa, o certo é ter domínio com sufixo do pais em que atua. Como de exemplo posso citar uma empresa de hospedagem Vou até o google e pesquiso por Hospedagem de Sites No meu caso, eu ia da preferencia a uma empresa com domínio terminado em .br, já nas que terminam com .com ou .net, eu ia ficar na duvida, elas atuam no Brasil ou na Europa. Logo, não ia perder nem meu tempo acessando. Esse é o meu ponto de vista, não sei se a maioria pensa assim.... Penso exatamente assim amigo, quando vejo um site com terminação genérica (.com, .net e .org) já vem em minha mente se ela é nacional ou internacional, exceto se o domínio estiver escrito em português, tais como: 'hospedagem.com" ao invés de "hosting.com" Editado: Se por exemplo, se eu utilizasse tunehost.com, provavelmente iriam pensar que seria uma empresa estrangeira, mas como meu domínio é tunehost.com.br, as pessoas já identificam uma empresa brasileira (ou não), isso depende de cada site. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcelo Rocha Postado Maio 27, 2012 Compartilhar Postado Maio 27, 2012 Bom tem outra questão também, o Google busca domínios .com.br ou .br (páginas do Brasil) certo? Na minha visão ele deve dar preferência aos domínios brasileiros, se a pesquisa está sendo feita no Brasil. É isto? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Angel Junior Postado Maio 27, 2012 Compartilhar Postado Maio 27, 2012 Bom tem outra questão também, o Google busca domínios .com.br ou .br (páginas do Brasil) certo? Na minha visão ele deve dar preferência aos domínios brasileiros, se a pesquisa está sendo feita no Brasil. É isto? Marcelo, Não o google não age assim. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thiago Sabaia Postado Maio 27, 2012 Compartilhar Postado Maio 27, 2012 Bom tem outra questão também, o Google busca domínios .com.br ou .br (páginas do Brasil) certo? Na minha visão ele deve dar preferência aos domínios brasileiros, se a pesquisa está sendo feita no Brasil. É isto? Eu já percebi que quando registra um domínio novo, o google indexa mais rápido no Brasil o .br, já o .com demora um pouco. Pelo menos comigo foi assim. █ Super T Host | Revenda de Hospedagem SSD a partir de R$ 65,95 por mês █ Utilize o cupom PDH e ganhe 60% de desconto nos 3 primeiros meses nos planos de Revenda. █ www.superthost.com.br - WhatsApp 21 983 121 387 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rubensk Postado Maio 27, 2012 Autor Compartilhar Postado Maio 27, 2012 Marcelo, Não o google não age assim. Age sim. O Google privilegia páginas do Brasil na pesquisa dos usuários brasileiros, e o critério default para atribuir um site ao Brasil é ter um domínio terminado em .br. Isso não significa que não seja possível atribuir um site ao Brasil; no Google Webmaster Tools pode se configurar o site como tendo foco no Brasil e com isso o Google o inclui não importa o TLD, mas quando é .br nem se precisa fazer isso. Antigamente isso não era possível e os sites não .br automaticamente perdiam muito nas buscas do Google... hoje dá para não ter essa desvantagem, desde que o responsável pelo site não .br se preocupe em informar o Google. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Angel Junior Postado Maio 27, 2012 Compartilhar Postado Maio 27, 2012 Rubensk, Desculpe, mais ja tive esta duvida, e por testes, o conteúdo em português brasileiro, foi atribuído automaticamente quando a pesquisa era com foco em Brasil ou páginas em português. Realizei o testes com domínio .in e .net Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rubensk Postado Maio 27, 2012 Autor Compartilhar Postado Maio 27, 2012 Rubensk, Desculpe, mais ja tive esta duvida, e por testes, o conteúdo em português brasileiro, foi atribuído automaticamente quando a pesquisa era com foco em Brasil ou páginas em português. Realizei o testes com domínio .in e .net Se o conteúdo é em Português, é natural que a pesquisa em Português inclua o site. Só que a pesquisa default para usuários brasileiros é Brasil, não apenas Português... então o resultado de busca para brasileiros vai ser menos relevante (ou seja, aparecer em páginas mais à frente na busca), o que não significa que não apareça, apenas que outros vão aparecer antes de você. Os testes que você fez incluíram entrar no Google Webmaster Tools e ver onde que o Google está situando o site ? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcelo Rocha Postado Maio 27, 2012 Compartilhar Postado Maio 27, 2012 Então, o que a lógica diz é que se o conteúdo é brasileiro é necessário iniciar a pesquisa por domínios setados como brasileiros. Agora se no final ele pega brasileiro com gringo e coloca em primeiro o mais relevante, eu não sei. O Google diz isto oficialmente em algum lugar? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados