Jump to content
Sign in to follow this  
charless

Programadores Php E Agências Web: Onde Está O Problema?

Recommended Posts

Um exelente artigo do qual eu encontrei, e gostaria de compartilhar com vocês.

Qual é o problema com os programadores PHP disponíveis no mercado? Ultimamente tenho repetido esta pergunta o tempo todo. Já se vão mais de dois anos tentando achar bons programadores para estabelecer e formar uma equipe. Perdi a conta de quantas entrevistas fizemos, quantos testes, quantos contatos… E o resultado disso tudo, até agora, foi extremamente desanimador. Às vezes acho que nosso padrão é que é alto demais (ou o padrão do mercado é baixo), mas não consigo engolir isso.

Nesse post pretendo compartilhar com vocês um pouco dessa minha frustração e, quem sabe, tentar achar uma solução (ou alguns bons programadores disponíveis!). Será que esse problema é exclusivo do PHP? Ou é difícil assim por sermos uma empresa relativamente pequena? Ou será uma questão geográfica? Estariam todos os programadores de qualidade concentrados em São Paulo?

Fale conosco

Vou começar pelo clássico. Quando anunciamos uma vaga para programador PHP, não queremos um profissional para desenvolver formulários de fale conosco (com prazo de uma semana...) em um site qualquer. Se isso é tudo que você sabe fazer, não perca seu tempo e não gaste o nosso. Também não adianta só saber fazer uma conexão com o banco e exibir os dados de uma coluna no site.

Você vai ter que fazer sistemas diversos. Publicadores, intranets, sistemas de controle financeiro, disparo de e-mail marketing, jogos, testes online para ensino, e-commerce… as possibilidades são infinitas. Programar para web não é só fazer sites dinâmicos ou configurar um blog Wordpress.

Atitude

Fico muito incomodado mesmo com a reação de mais da metade dos profissionais que entram em contato com a gente. Depois de avaliar rapidamente o currículo do candidato, enviamos o nosso teste padrão. E recebemos muitas desculpas do tipo: "esse código não está bom, não vou nem perder tempo analisando isso", "não tem um outro teste mais simples?", "minha metodologia é diferente, não tenho como fazer esse teste". Pode não ser o melhor código do mundo, mas é PHP. Pode não ser o SEU código, mas é PHP.

Como programador você tem que estar preparado pra tudo. Tem muito projeto de manutenção que pegamos onde os sistemas foram desenvolvidos há 3, 4 anos. Imagine que beleza! Mas o que mais me impressiona mesmo é a atitude. O código está ruim? Explique porque, de forma direta. Sua metodologia é melhor? Tudo bem, pode ser, mas nem sempre (nos primeiros meses, quase nunca) você vai começar um projeto do zero. Aceite o desafio e tente implementar suas ideias aos poucos. Trabalhe em equipe com os outros programadores.

Deixe de lado essa orgulho e essa atitude.

E, caso você não tenha entendido o código, fale. Explique suas limitações, mas mostre vontade de aprender. Seja honesto.

Orientação a objetos

Se pra você programação orientada a objetos é criar um monte de funções e salvar em um arquivo funcoes.inc, por favor, não diga que você domina OOP. Se você nem ao menos sabe os conceitos básicos, como herança e polimorfismo, não venha para a entrevista como se você fosse o mestre de programação orientada a objetos. Não, também não diga que conheça OOP caso você saiba criar uma classe mas utilize métodos e propriedades que não tenham absolutamente nada a ver com o objeto da classe. Não vou nem entrar no mérito de OOP avançada, já que ainda existem muitos sistemas rodando em php4, mas pelo menos o básico você deve saber antes de dizer no seu currículo que você possui programação OOP avançada.

Debugar é preciso!

- Não consegui finalizar essa tarefa, deu um bug sinistro.

- Que bug, cara?

- Sei lá, um bug... fatal error, acho. Ou cache!

- ...

O diálogo acima já rolou algumas vezes nesse processo. Posso esperar ouvir esse tipo de coisa do cliente, do atendimento interno, mas nunca de um programador. E não tô falando nem de ferramentes de teste etc. A maioria não usa nem o bom e velho echo('passei aqui');!

Debugar PHP, dependendo das configurações do servidor, é uma verdadeira arte. E você, como programador, tem que saber se virar nesse tipo de situação. Não dá pra empacar porque ficou faltando um ponto e vírgula.

Pensamento estatal

Você procurou uma empresa pequena. Entrou em contato. Mandou seu currículo. Você precisa entender que o ritmo, o esquema de trabalho, é muito, muito diferente de um departamento de TI em uma estatal ou multinacional. Não existe metade da burocracia. Não existe um "departamento de TI", não tem gerente, "xerife de código", DBA. Você muitas vezes vai modelar o sistema, o banco e programar – e modelagem ocupando 10% do tempo. Os prazos serão muito curtos, sempre. Você SEMPRE vai ter o que fazer.

Por outro lado, você vai poder fazer seu horário, vai poder trabalhar de bermuda e vai poder jogar Playstation 3 no escritório pra dar aquela relaxada.

Você vai aprender muitas coisas novas, porque com todas essas "limitações" de tempo e planejamento você precisa se virar, inventar novas soluções. Esse dinamismo, pra mim, é o grande barato de trabalhar com web.

Português? Vou ser redator ou programador?

"E ai mano, e ai Jhow, blz? fui verificar nos passos anteriores se via ajax, era alimentado algo nele que pudece provocar o tal erro, tipo mano e os unicos operacoes que é executada e funciona quando se elimina o header do index, e o xajax_functions.inc.php registrando 4 funcoes (que não as roda)."

É triste, mas o exemplo acima é real. Foi uma resposta que recebemos em um teste. Depois de ler o e-mail nem me dei ao trabalho de olhar o código. Pra mim uma pessoa que escreve assim não tem a menor chance de ser um bom programador. Não demonstra o menor capricho, cuidado. Não tô pedindo pra ninguém ser um mestre em língua portuguesa, mas pelo menos escreva direitinho sem girias. Pontuação, maiúscula/minúscula e sem erros de português como "pudece"! ;)

Só escrevo código do meu jeito (e não coloco a mão em código dos outros!)

Deixe o orgulho de lado. Sim, o código desse sistema pode ser um lixo, mas você tem que dar um jeito nele. O cliente está esperando. Pode ser ruim, chato, mas tem que ser feito. Eu também acho que seria muito mais fácil refazer o sistema, mas nem sempre é possível. Nesses casos, onde não tem outro jeito senão trabalhar no código de um outro programador, encare isso como um novo desafio. Entenda o que o outro programador estava tentando fazer. E, pra não piorar as coisas, mantenha o padrão dele. Comente o que você achar que necessita uma explicação especial. Pense no próximo. :)

Produtividade zero

Todo mundo tem um dia daqueles, que não consegue produzir quase nada. Isso é normal, ainda mais com programação. Às vezes esse é o trabalho mais chato do mundo. Mas não dá pra ser assim todo dia, ou 4 vezes por semana. Volto a dizer, se você quer morcegar, ficar navegando, vendo vídeos no YouTube, deixando scraps no Orkut... vá trabalhar em uma empresa grande, de preferência uma empresa do governo. Numa empresa pequena, se você ficar dois dias sem trabalhar, você vai atrasar o lado de TODO MUNDO. Aquele programador que senta do seu lado vai ter que trabalhar em dobro. O cara que faz o atendimento vai ter que aturar malcriação de todos os clientes que você atrasou o prazo. Toda a fila vai atrasar e quando você resolver trabalhar vai ter muito mais trabalho a fazer.

Mantenha o foco! Mate logo essas tarefas chatas porque no meio delas sempre aparece alguma coisa legal. Pense no seu camarada de trabalho, porque, diferente de uma empresa grande, aqui ele vai ser diretamente afetado por sua morcegagem.

HTML, CSS, javascript, usabilidade…? Meu negócio é PHP.

Você vai trabalhar com web, com sites de relacionamento, redes sociais. Você precisa saber, no mínimo, javascript e AJAX. E não tô dizendo pra saber o básico. TEM que saber essas coisas. Mas é impressionante como quase nenhum programador PHP que a gente encontra conhece AJAX ou Javascript. Ou, quando dizem que conhecem, são aqueles que copiam e colam tudo, sem entender nada. Não tem mais desculpa pra não saber javascript.

HTML e CSS a empresa considera como um bônus, mas eu considero essencial. Não dá pra admitir que você ainda desenvolva seus formulários com tabelas. Nós temos designers para isso, mas você tem que ter alguma noção. Pra trabalhar com web, você tem que ser versátil.

E se você fosse o cliente?

Quase ninguem se coloca no lugar do cliente quando marca uma tarefa como "concluída". Teste. Teste novamente. Teste no Internet Explorer. Olhe com carinho. Pergunte pra você mesmo: eu gostaria de usar esse sistema? Cadastre dados. Edite. Exclua.

Quando receber as telas do designer, já montadas, não as destrua com a programação. Você gosta quando um designer afeta seu código, fazendo-o parar de funcionar? Então...

Olhe para o sistema como se fosse o cliente antes de responder o e-mail com "feito".

Considerações finais

Eu sei que, da mesma forma que eu escrevi aqui um post falando mal de todos os programadores PHP que conheci nessas entrevistas e testes, seria fácil escrever alguma coisa falando mal de uma empresa, ou de um processo seletivo. De repente nós é que somos o problema. E se realmente for esse o caso, adoraria descobrir. Infelizmente, tenho que seguir acreditanto que realmente faltam profissionais de qualidade para trabalhar em empresas pequenas, com aplicativos exclusivamente desenvolvidos para web. Profissionais versáteis, pró-ativos, cheios de ideias. Profissionais que venham para acrescentar e não atrapalhar ainda mais o desenvolvimento de uma empresa em crescimento.

Apesar de muitos tópicos deste post servirem para qualquer linguagem, acredito também que o fato de ser PHP contribui e muito para a qualidade dos profissionais. É muito fácil "aprender" PHP. É muito fácil desenvolver sistemas e publicar mesmo que o código esteja muito ruim, que a manutenção/atualização seja impossível. O importante, pro cliente (e pro desenvolvedor também, por que não?), é estar funcionando naquele momento. Então por isso a qualidade do código de sistemas PHP, no geral, é tão ruim.

Alguem aí enfrenta problema parecido? PHP ou não, como é o mercado de TI na sua região? Como são os profissionais? O que fazer para reverter isso? Como fazer para encontrar e segurar bons profissionais? Tem alguma história boa pra compartilhar? Abro o espaço agora pra opinião de vocês. Participem!

Fonte: http://www.daviferre...esta-o-problema

  • Like 1

Aprenda a ouvir...
...e ganhará o MUNDO !

Share this post


Link to post
Share on other sites

Estou criando um script pra cálcuilo de tráfego de arquivos transferidos pelo Rsync neste momento, gosto muito de PHP, por sua sintaxe inteligível e fácil manipulação de dados.

Também gosto de Perl e C - apesar de não entender nada dessa última. Sou bem às antigas, não?!.

Acho que o pessoal agora vive deslumbrado com Java, Ruby e Python.

Share this post


Link to post
Share on other sites

You get what you paid for... sou programador PHP e digo, nesta área a regra é: lista de exigências enormes e salários medíocres, sai do RS para SP para ganhar um salário mais razoável...

Sobre programador saber HTML e CSS? Desculpe, isto é bem errado, eu programo, já recebo o layout pronto e testado do designer, o meu conhecimento em HTML/CSS é o suficiente para não ferrar o trabalho do outro e corrigir apenas pequenos problemas, assim como o designer tem conhecimento básico de PHP para não ferrar o meu trabalho.

A receita para conseguir bons profissionais é uma ótima remuneração, não adianta, quem é bom acaba indo para grandes empresas na esperança de crescer, a pequenas e médias ficam com o refugo, ou contratam um ótimo profissional que vai ser o salvador da pátria e mais meia dúzia de faz tudo.


[]'s Edgar Serra

Share this post


Link to post
Share on other sites

1) Programador bom está empregado.

2) Deve-se separar:

2.1 programador de backend (codigo)

2.2 programador de front-end (html, jquery e css)

2.3 designer e ux

2.4 gerente de programacao

2.5 gerente de produto

Para um projeto andar direito, precisa-se desses 5 perfis.


Hosting desde 1998.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ola, acredito que os profissionais de PHP estejam empregados ou trabalhem como autonomos.

Eu trabalho com programação WEB ja desenvolvi muitos sistemas inumeros, e realmente para fazer um sistema sosinho precisa de muita dedicação e muita logica para fazer tudo encaixar.

Neste momento estou criando um Sistema de gerenciamento de Webhost , Uma plataforma de Envio de SMS que utilizara Gateway SMS, ja criei um sistema de e-mail marketing com relatorios.

Agora os novos sistemas estou fazendo com o Framework Codeigniter.

Aproveitando o momento, para quem quiser um sistema personalizado um projeto diferenciado pode entrar em contato comigo, que fazemos.


Desenvolvimento Web Amixel Tecnologia | Nosso Portal: Portal Vitrine - Futebol e Novelas

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ola, acredito que os profissionais de PHP estejam empregados ou trabalhem como autonomos.

Eu trabalho com programação WEB ja desenvolvi muitos sistemas inumeros, e realmente para fazer um sistema sosinho precisa de muita dedicação e muita logica para fazer tudo encaixar.

Neste momento estou criando um Sistema de gerenciamento de Webhost , Uma plataforma de Envio de SMS que utilizara Gateway SMS, ja criei um sistema de e-mail marketing com relatorios.

Agora os novos sistemas estou fazendo com o Framework Codeigniter.

Aproveitando o momento, para quem quiser um sistema personalizado um projeto diferenciado pode entrar em contato comigo, que fazemos.

Amigo, mostra os seus trabalhos se tiver um bom conhecimento em PHP podemos fazer algo juntos.


Site para Imobiliárias e Corretores de Imóveis Online

http://www.meusiteimobiliario.com.br

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ok, aqui tem meu portfolio:

http://amixel.com.br/sobre/portfolio/

Sistema de loja virtual:

http://www.lojabempilchado.com.br/

Sistema de comunidade:

http://zagocursos.com.br/

Sistema de Imoveis:

http://moscon.net

Portal de notícias e guia comercial:

http://portalvitrine.com.br/

Tenho outros mais não tenho demos pois foram feitos para Intranet.

alem de criar templates como wordpress, joomla,

esses sistema foram feitos quando comecei a programar pois agora to programando em Frameworks


Desenvolvimento Web Amixel Tecnologia | Nosso Portal: Portal Vitrine - Futebol e Novelas

Share this post


Link to post
Share on other sites

Interessante Hello, fato é que o comentário do Juliano é real e ponto. 1 a cada 10.000 programadores PHP se dão bem em toda a concepção de um projeto web. O problema é que a maioria acredita que por ser programador web, tem que ser um diagramador web, um designer web, enfim... um faz-de-tudo-web.

You get what you paid for... sou programador PHP e digo, nesta área a regra é: lista de exigências enormes e salários medíocres, sai do RS para SP para ganhar um salário mais razoável...

A receita para conseguir bons profissionais é uma ótima remuneração, não adianta, quem é bom acaba indo para grandes empresas na esperança de crescer, a pequenas e médias ficam com o refugo, ou contratam um ótimo profissional que vai ser o salvador da pátria e mais meia dúzia de faz tudo.

ual! Não acredito que saístes do RS para vir a SP... estou pensando em abrir uma filial em Porto Alegre, os trabalhos mais lucrativos de minha empresa vem quase 30% do RS.

RS sim que é a terra do dinheiro para web...

1) Programador bom está empregado.

2) Deve-se separar:

2.1 programador de backend (codigo)

2.2 programador de front-end (html, jquery e css)

2.3 designer e ux

2.4 gerente de programacao

2.5 gerente de produto

Para um projeto andar direito, precisa-se desses 5 perfis.

#faloutudo


Não respondo dúvidas em particular, nem via msn, bilhete elegante, PM, foto de mulher bonita no perfil, telegrama, pombo correio, sinal de fumaça, dança da chuva, fogueira, ou qualquer outra forma válida e/ou bizarra. Pergunte no fórum assim todos podem compartilhar a pizza.

Share this post


Link to post
Share on other sites

ual! Não acredito que saístes do RS para vir a SP... estou pensando em abrir uma filial em Porto Alegre, os trabalhos mais lucrativos de minha empresa vem quase 30% do RS.

RS sim que é a terra do dinheiro para web...

O problema do RS é que existe muita mão de obra qualificada (não desmerecendo os outros estados), então em geral as empresas tem muita gente boa desesperada, aproveitam isto para pagar um salário bem misarável. Só aceitei vir pois a empresa pagou o que eu pedi de salário, além de hotel, passagem aérea, ajuda de custo e etc... ou sejam, INVESTIRAM no profissional, coisa que a maioria não faz, isto que o dono me conheceu em um fórum a alguns anos e durante muito tempo fiz apenas freelas para ele.

Quando pensar em abrir uma filial no RS, e se for nesta área, dá um toque que até eu encaminho um currículo =].


[]'s Edgar Serra

Share this post


Link to post
Share on other sites

Edgar,

Realmente, os salários em SP são bem maiores, afinal a realidade lá é outra.

Um projeto que no interior sai por R$ 3-4mil reais, lá pode colocar o dobro.

O problema é, o salário é maior mas o custo de vida também é maior, no final das contas, acaba saindo +/- a mesma coisa.

E é o que eu digo.. motivação é um bom salário, um bom projeto e um bom chefe/supervisor. Não adianta o cara ganhar bem, só pegar bomba e o chefe for um "carniça".

Até o cara que é fan da empresa (ex: IBM) quer sair em um cenário como esse.. programador talentoso não gosta de ficar apagando fogo, cagada dos outros.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  

  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.





×
×
  • Create New...