Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Zimbra E-Mail Solution


Posts Recomendados

Primeiramente não tenho certeza se aqui seria o local certo para postar. Caso não seja, peço aos moderadores/administradores a migração para a área correta. :)

Gostaria de saber se é possível instalar esse sistema em meu VPS. Alguém usa esse sistema? Ele é realmente vantajoso. Qual a diferença dele para o servidor de e-mail nativo nos servidores de hospedagem?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É possível instalar o Zimbra em um VPS sim, mas leia as recomendações de requisitos. Irá notar que ele é meio "pesadinho". Eu o uso para fins pessoais e me atende muito bem. Vale lembra que o Zimbra não é somente um servidor de e-mail, mas sim uma suite de colaboração (como o Exchange) corporativa.

Se puder desenrolar um pouco mais sua necessidade, será mais fácil de te ajudar a fazer um case study pra você.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Zanin! Obrigado pela resposta.

Sempre nas minhas revendas utilizei o próprio servidor de e-mail da hospedagem para crias as contas dos clientes. Mas sempre dava algum tipo de problema e meus clientes reclamavam muito. Além disso, os sistemas de webmail não agradam a quase nenhum deles. Instalei o Afterlogic free para resolver a parte do webmail, porém depois de um tempo de uso do mesmo ele simplesmente parava de conectar ao banco e os clientes tinham que voltar a usar os webmails fornecidos pelo cPanel. Então resolvi procurar sistemas externos (até para não lotar o espaço da hospedagem com as contas de e-mail).

Hoje configuro o Google Apps para todos meus clientes. Porém algumas (poucas é verdade, mas existem) empresas utilizam mais do que o limite fornecido no sistema gratuito. E gostaria de uma opção para esses casos que não fosse o Windows Live Domains. Pesquisando, encontrei o Zimbra. A princípio pensei que fosse algo como o Apps ou do Live Domais mas depois vi que ele deve ser instalado no próprio servidor e por isso perguntei como era o funcionamento dele.

Eu gostaria (e até prefiro) usar o sistema próprio da hospedagem para os e-mails, mas com a interface dos webmails disponívels e a quantidade de espaço que alguns clientes usam, com o tempo vai acabar se tornando inviável (sem cobrar mais do cliente para isso, claro).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi. Bom, no seu caso você usa para os clientes o seu próprio domínio para as contas de e-mail dos clientes? Dá para você gerir as contas de forma manual até mesmo em um servidor a parte. Ou até mesmo usar múltiplos domínios, com domain aliases. Esta última forma nunca usei, mas sei que é possível.

O que você deve ter em mente, como disse anteriormente, é com relação aos requisitos de hardware, pois com muitas contas você precisará de um hardware mais parrudo (bem parrudo para ser honesto).

Mas de forma resumida, você terá uma área de administração, que é onde você gerencia as contas, etc e os usuários a área onde eles acessam os e-mails e as demais ferramentas como configuração de outras contas externas, calendários, agenda de contatos, etc etc...

O Zimbra é uma solução profissional mais voltada ao ambiente corporativo, acho que no mínimo vale a pena você instalar pelo menos para ter uma experiência com essa ferramenta.

Bom, tomando a liberdade, há ainda uma outra ferramenta que talvez suprima seus anseios, chamada de Conjoon. Ela está em constante desenvolvimento e pode ser conhecida através do site: www.conjoon.org

O Conjoon é basicamente um leitos de e-mails com algumas firulas como leitor de rss etc.. mas tem uma interface bonita (bom, gosto é gosto hehehe). Onde você pode criar as contas de e-mail para seus clientes no servidor nativo do cPanel e no conjoon vc cadastra um usuário relativo para ler estas contas (imagine um leitor de e-mails online). Talvez seja uma segunda opção se o "problema" é apenas a usabilidade por parte dos clientes usuários.

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade as contas são criadas dentro de cada domínio do cliente... Eu tenho um vps apenas para hospedar os sites que desenvolvo para eles. Esse Conjoon (aparentemente) parece fazer a mesma coisa que Afterlogic, ou seja, criar um sistema visualmente melhor para as contas dos clientes (que são criadas dentro do cPanel de cada domínio).

O que eu procuro na verdade (e creio que não soube me experssar no tópico criado) é uma alternativa ao Google Apps que não seja o Live Domains. Pensei que o Zimbra fosse algo do tipo, mas não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?