keldnner Postado Abril 5, 2012 Compartilhar Postado Abril 5, 2012 Boa tarde descobri esse fórum hoje e já aprendi muitas coisas e espero ajudar em algum momento também. Bom, primeiramente hoje temos 2 servidores dedicados na iWeb e um na Locaweb. A configuração do servidor que está o Sistema de Email marketing é um i3 540 Dual Core 3.06Ghz, 4GB RAM, 320GB SATA2 Meu problema ta na hora do envio, no período da manhã enviamos informativo da empresa para em torno de 100 mil emails segmento e pedidos para envio, nada de spam com lista comprada nem nada, só que o envio está muito lerdo! Lendo o fórum percebi que o Exim é uma grande besteira pra não falar outra coisa para isso, ele possui instalação WHM+Cpanel que pelo que parece também usa bastante recurso do servidor, então a minha necessidade é saber quais coisas eu posso fazer para melhorar? Trocar o MTA? Desativar serviços sem necessidade? Configurações para envio maior? Eu acho que fiz uma configuração e em um envio acabou chegando a 80.00 de average e 50 de 5m... Obrigado Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tio da TI Postado Abril 5, 2012 Compartilhar Postado Abril 5, 2012 Olá. O seu sistema de e-mail marketing é próprio? Porque já vi alguns que são lerdos pelo próprio sistema (exemplo: Interspire Email Marketer, se não estiver usando cron, é bem lerdo). Abraço. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
joaopaulo Postado Abril 5, 2012 Compartilhar Postado Abril 5, 2012 Pelo visto seu informativo é gerado por alguma aplicação, correto? Nesse caso, você poderia criar um servidor SMTP sem cPanel e instalar apenas o necessário para o envio do mailing. Aí em sua aplicação, bastaria mudar 4-5 linhas de código para criar uma autenticação SMTP. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
keldnner Postado Abril 5, 2012 Autor Compartilhar Postado Abril 5, 2012 Olá. O seu sistema de e-mail marketing é próprio? Porque já vi alguns que são lerdos pelo próprio sistema (exemplo: Interspire Email Marketer, se não estiver usando cron, é bem lerdo). Abraço. Pelo contrário, usamos atualmente o IEM até porque antes de termos um servidor de administração própria para envio, utilizavamos uma revenda que era IEM também. E para não mudarmos para algo novo fomos direto para a Interspire, que está configurado o Cron e o Bounce (Return-Path). Pelo visto seu informativo é gerado por alguma aplicação, correto? Nesse caso, você poderia criar um servidor SMTP sem cPanel e instalar apenas o necessário para o envio do mailing. Aí em sua aplicação, bastaria mudar 4-5 linhas de código para criar uma autenticação SMTP. A geração do informativo fazemos da melhor forma possível para evitar Spam, que é sem imagens, tableless, tudo bem semântico, a unica coisa que é usado o sistema da Interspire para envio por gerar relatórios e as questões de organização de emails com problemas entre outros. O servidor possui 7 ips, sendo utilizado apenas 1 que é o próprio domínio e 6 livres, poderia estar mudando a MTA para um bom tipo o qMail e fazer balanceamento pelo IP? Ou isso funciona apenas no Exim? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafael Cresci Postado Abril 5, 2012 Compartilhar Postado Abril 5, 2012 Talvez também colocar ou o spool em RAM; ou em um SSD bem rápido. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Duran Postado Abril 5, 2012 Compartilhar Postado Abril 5, 2012 Talvez também colocar ou o spool em RAM; ou em um SSD bem rápido. Sim isso e mais usando o Qmail que é INFINITAMENTE superior ao EXIM usado no cpanel. O painel KLOXO usa o Qmail nativamente, mas se voce usa este servidor apenas para o email-marketing (acho que não é o caso) não te sugiro aplicações desnecessárias nele. Só mesmo o Qmail. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
keldnner Postado Abril 6, 2012 Autor Compartilhar Postado Abril 6, 2012 Talvez também colocar ou o spool em RAM; ou em um SSD bem rápido. Conversei com o pessoal da iWeb e me ofereceram um SSD Intel X25-M MLC 80GB, com 4GB de RAM e um i3 - Dual Core - 3,1GHz H/T - 2nd Generation, com o WHM+CPanel por 160, quase o custo que pagamos pelo Sata 2, e o processador é melhor, também ofereceram RAID do SSD por mais 210, mas acho que só o SSD já resolveria.Esse spool em RAM não seria tão eficiente igual o SSD né? Ou existe a opção de ter os dois? Sim isso e mais usando o Qmail que é INFINITAMENTE superior ao EXIM usado no cpanel. O painel KLOXO usa o Qmail nativamente, mas se voce usa este servidor apenas para o email-marketing (acho que não é o caso) não te sugiro aplicações desnecessárias nele. Só mesmo o Qmail. Com relação ao MTA, é possível rotacionar pelos IPS em qualquer um ou só no Exim? Se for apenas nele é mais interessante mudar para o Qmail ou deixar o Exim configurado para enviar um número maior e com IPs rotacionados?O uso do WHM + Cpanel não poderia parar por ser uma forma de administrar a lista dos emails pelo WHM, então seria só desativado o Cpanel para não usar processamento do servidor.Então se por em uma lista essas seriam as melhores soluções1 - Trocar HD por SSD / Spool em RAM (Exim);2 - Rotacionar os envios pelos IPs;3 - Trocar o Exim por Qmail;4 - Desativar serviços que não precisa (Quais seriam?)5 - Trocar o IEM por outro? (Dizem que é pesado)6 - ?7 - ?8 - ? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafael Cresci Postado Abril 6, 2012 Compartilhar Postado Abril 6, 2012 RAM é mais rápida que SSD, só é mais volátil. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paulo Zivieri Postado Abril 6, 2012 Compartilhar Postado Abril 6, 2012 Como assim "volátil", cresci? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafael Cresci Postado Abril 6, 2012 Compartilhar Postado Abril 6, 2012 Se der algum pau de energia, reboot, crash, memory dump, etc; vai perder o que está no spool. Se não for problema pra vc perder parte de um envio, é tranqüilo. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados