Alexandre Duran Postado Abril 6, 2012 Compartilhar Postado Abril 6, 2012 O cliente QUASE NUNCA tem razão. Mas não é voce quem tem de dizer isso pra ele. Com razão, sem razão, não importa. Vc tem de ser profissional e prestar melhor serviço possível para seu usuário. Mas a realidade tb é dura: existem clientes que é melhor voce não ter. Haja como profissional e não os tenha. Dica de ouro: não, você não é obrigado a manter clientes deste nível na sua empresa. É um aprendizado ótimo tê-los, porque se você conseguir conviver com ele sem se prejudicar você vai resolver 60% dos problemas da sua vida. Agora não é obrigatório. Na minha empresa foi dada a ordem: fulano ciclano e beltrano vão deixar de ser nossos clientes, com toda a educação do mundo, porque não querem pagar por boleto, xingam a secretária, fazemos da tripa coração e no final fala mal da gente. Ponto. E quer saber? Foi a melhor decisão já tomada. É um prazer trabalhar com cliente bom, que te traz algo bom. Os que te trazem só sentimentos ruins, se livra que é a melhor coisa que você faz. Esta vai pro meu caderninho. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
S1Host - Web Hosting Postado Abril 6, 2012 Compartilhar Postado Abril 6, 2012 O cliente QUASE NUNCA tem razão. Mas não é voce quem tem de dizer isso pra ele. Com razão, sem razão, não importa. Vc tem de ser profissional e prestar melhor serviço possível para seu usuário. Mas a realidade tb é dura: existem clientes que é melhor voce não ter. Haja como profissional e não os tenha. Esta vai pro meu caderninho. Alexandre, vai pro meu também! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lfernando.lfhost Postado Abril 7, 2012 Compartilhar Postado Abril 7, 2012 Tinha um cliente assim. Um dia ele me ligou as 4 da manha: - cara o site tá fora do ar? eu disse que nao.... ai ele: - ah... entao deve ser isso: é pq o meu modem é 3G, e caiu ontem no chao e amassou um pouco. Tem uns sites que funcionam e outros não.... Fiquei com muita raiva, não falei nda pra ele, tratei como sempre o tratava, cordialmente. Até o dia que ele invocou que era os servidor que estava off, e não o modem dele. Mudou de hospedagem e foi dar trabalho pra outro. O valor que ele pagava nem compensava. Quanto ao cliente estar perguntando alguma coisa, crie uma FAQ. No whmcs tem a base de conhecimento. Quando ele perguntar algo, indique a FAQ. Se ainda assim retornar, ai sim, tente solucionar a duvida dele. Ainda tenho alguns clientes assim. Ta acima a resposta, pior e aqueles que Ligam durante a Madrugada no meio do teu Plantão! Ninguém merece! A verdade é que todos são clientes, o tratamento tem que ser igual... Mais diversas vezes dá vontade de indicar o Concorrente... :D Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcelo Rocha Postado Abril 7, 2012 Compartilhar Postado Abril 7, 2012 Se vocês acham isso irritante, não trabalhem com desenvolvimento de software. Ainda mais se ele é interligado com site. Aqui a gente tira de letra, entendemos que o cliente precisa ser bom no trabalho dele, apesar que um curso não faria mal a ninguém. Diversas vezes existe problema de rede na imobiliária do cliente, ou até casos em que o firewall (esse incomoda volta e meia) bloqueia o acesso do sistema. O que fazemos então é um FAQ e sempre deixar claro que o problema não está no software, os que estiverem a gente admite e corrige em pouco tempo. Acho que assim que funciona, FAQ, muita paciência e uma esposa bem paciente (hahaha). Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Felipe T Postado Maio 16, 2012 Compartilhar Postado Maio 16, 2012 Faça um FAQ bom e completo, e apenas repasse os links para ele. Deixe claro desde o início que seu suporte abrange apenas a prestação de serviço, e o auxílio no desenvolvimento do site não está incluso. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados