Pedro Sodre Postado Março 12, 2012 Compartilhar Postado Março 12, 2012 Prezados, venho passar pra vocês um tutorial simples da automatização de backups (agendados) no cPanel/WHM, enviando o backup para diretório local do servidor (ou outro HD) ou FTP. Pelo fato do tutorial ser mais simples, o que não for necessário vou pular e apenas dizer o que marcar. Vá até a página de configuração em: Main >> Backup >> Configure Backup Backup Status: É o estado atual do serviço. Enabled: Ativado Disabled: Desativado Restory Only: Apenas restauração Backup Interval: É o intervalo em que será feito o backup das contas. Daily: Será feito backups diários. Permite também selecionar junto o semanal e o mensal. Weekly: Será feito backups semanais. Permite também selecionar junto o mensal. Monthly: Será feito backups mensais apenas. Backup Retention: Permite selecionar intervalos múltiplos de realização de backups. Daily: Diário Weekly: Semanal Monthly: Mensal Days to Run Backup: Permite selecionar em quais dias o backup diário será realizado. Sunday: Domingo Monday: Segunda-feira. Tuesday: Terça-feira Wednesday: Quarta-feira Thursday: Quinta-feira Friday: Sexta-feira Saturday: Sábado Remount/Unmount Backup Drive: Selecione a opção Disable. Bail Out If Backup Drive Mount Fails: Selecione a opção Disable. Incremental Backup: Selecione a opção Disable. Backup Accounts: Selecione a opção Enable. Esta opção é responsável pelo backup das contas em pastas. Compress Account Backups: Selecione a opção Enable. Esta opção é responsável por fazer a compressão das pastas citadas acima em arquivo .tar.gz. Backup Configuration Files: Permite fazer backup dos arquivos de configuração. Normalmente não é utilizado. Backup SQL Databases: Permite fazer backup dos banco de dados [*] Per Account Only: O Backup será feito por conta. [*] Entire MySQL Directory: O Backup será feito por diretório. [*] Per Account and Entire MySQL Directory: O Backup será feito por conta e por diretório . -Não sei explicar muito bem estas opções, mas recomendo fortemente a Per Account and Entire MySQL Directory. Backup Access Logs: Permite gerar logs do processo de Backup. Normalmente é utilizado. Backup Type: Permite selecionar para onde será enviado o Backup. [*]Standard: O Backup será feito em algum diretório local. [*]Remote FTP: O Backup será enviado para uma conta FTP (apenas backup das contas). Recomendo que deixe no Disable as duas opções "EXPERIMENTAL". Remote FTP Host: É o IP ou domínio da conta de FTP para onde os backups serão enviados. Apenas caso tenha selecionado o Remote FTP. FTP Backup User: É o usuário da conta de FTP para onde os backups serão enviados. Apenas caso tenha selecionado o Remote FTP. FTP Backup Password: É a senha da conta de FTP para onde os backups serão enviados. Apenas caso tenha selecionado o Remote FTP. FTP Backup Directory: É o diretório da conta de FTP para onde os backups serão enviados. Nunca coloque /www, /public_html ou algo do tipo. Apenas caso tenha selecionado o Remote FTP. FTP Backup Passive Mode: Opção de selecionar FTP passivo (caso o servidor de FTP possua firewall). Recomendo que deixe como Enable. Apenas caso tenha selecionado o Remote FTP. Backup Destination: É o diretório local onde os backups ficarão armazenados. Apenas caso tenha selecionado o Standard. Select Specific Users: Permite selecionar os usuários que será feito backup. Save: Permite salvar as configurações :P - Brincadeiras a parte -. Espero que aproveitem. Abraço a todos. 2 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cristian Augusto Postado Março 12, 2012 Compartilhar Postado Março 12, 2012 Belo tutorial Pedro Parabéns! Sucesso com a AHBackup! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro Sodre Postado Março 12, 2012 Autor Compartilhar Postado Março 12, 2012 Obrigado (duas vezes)! :) Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro Lazari Postado Março 19, 2012 Compartilhar Postado Março 19, 2012 Belo Tutorial mesmo Pedro, Agora estou com um plano de revenda, mas se der tudo certo, pretendo comprar um VPS em Breve, estarei com a Hbackup com certeza... Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro Sodre Postado Março 20, 2012 Autor Compartilhar Postado Março 20, 2012 Obrigado amigo! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Renato Felix Postado Abril 10, 2012 Compartilhar Postado Abril 10, 2012 Ótimo tutorial, muito útil! Parabéns! Uma pergunta: como eu escolho a hora que os backups serão realizados? Não achei lugar pra configurar a hora, só o dia, sendo assim, quando os backups serão feitos se eu não escolher a hora? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jordan Miguel Postado Abril 12, 2012 Compartilhar Postado Abril 12, 2012 Ótimo tutorial, muito útil! Parabéns! Uma pergunta: como eu escolho a hora que os backups serão realizados? Não achei lugar pra configurar a hora, só o dia, sendo assim, quando os backups serão feitos se eu não escolher a hora? Os backups são pré-programados para serem executados às 01:00 am. Mas você pode mudar através do comando crontab -e. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cristian Augusto Postado Abril 12, 2012 Compartilhar Postado Abril 12, 2012 Ou então utiliza o Configure cPanel Cron Times Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cléofas Rocha Postado Abril 12, 2012 Compartilhar Postado Abril 12, 2012 Os backups são pré-programados para serem executados às 01:00 am. Mas você pode mudar através do comando crontab -e. legal eu não sabia deste comando Bom saber !!! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
filipidev Postado Abril 14, 2012 Compartilhar Postado Abril 14, 2012 em Execute Pre/Post Backup Script o que eu marco? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados