Clicky

Hospedado por Limestone Networks

Jump to content
  • Sign Up

Sign in to follow this  
nando

Globo.com Lança Sistema De Cloud Em Software Livre

Recommended Posts

A Globo.com inova e monta estrutura de cloud baseada em software livre. O projeto, sustentado num modelo de nuvem privada, onde a virtualização é chave para a redução de custos e otimização de recursos. Ponto forte do projeto é a decisão de abrir o código fonte da arquitetura de cloud - baseada em software livre - ao mercado.

"A proposta é que o nosso código fonte fique liberado para a comunidade. Esse é o grande mérito do software livre e queremos dividir esse processo", afirma Marco Sinhoreli, líder de projeto da Globo.com, que participou nesta quinta-feira, 28/09, do debate Privacidade na nuvem, realizado no Rio Info 2011. Sinhoreli, no entanto, não quis precisar uma data para que esse processo de liberação de código-fonte aconteça.

O projeto de cloud da globo.com tem características próprias - além de ser baseado em software livre - plataforma adotada na área de TI pela companhia desde 2007 - ela é totalmente montada fora da Internet. "Não estamos usando a Web para fazer a cloud. A ideia é termos uma estrutura totalmente privada", afirma Sinhoreli.

De acordo com o executivo, o primeiro passo para estruturar a cloud foi o uso da virtualização. Hoje, inclusive, são criadas de 10 a 20 máquinas virtuais no dia-a-dia da companhia. Esse processo, conta ainda o executivo, favoreceu o ambiente de desenvolvimento de aplicações.

(fonte: ESPAÇO RIO INFO 2011)


"A persistência é o caminho do êxito".

Hospedagem de site? www.inovehost.net

Paglike.com (Sistema de Pagamento Sociais)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Essa notícia é muito interessante, se a Globo realmente liberar o seu sistema de cloud ele poderá ajudar muitas empresas a implantarem a tecnologia e a reduzir custos.


Essencial Host - Hospedagem de sites, blogs, lojas virtuais e administração de servidores
blogdohost.com.br - Dicas para quem trabalha com hospedagem de site

Share this post


Link to post
Share on other sites
Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  

  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.

×
×
  • Create New...