FelipeTJS Postado Fevereiro 25, 2012 Autor Compartilhar Postado Fevereiro 25, 2012 Mas o problema do Felipe é ataque de força bruta e não DDoS: A principal preocupação deve ser verificar se as senhas utilizadas são fortes. O cPanel tem um gerador de senhas que já é bem bacana. Dá pra gerar senhas de 18 dígitos com letras (maiúsculas e minúsculas), números e caractéres especiais (@#$*~, por exemplo). Uma senha desse tipo, com um CSF bem configurado, já deve ser muito mais que o suficiente pra evitar brute force. Mesmo nestes casos onde há muitos IPs tentando. Se o ataque estiver partindo de muitos IPs diferentes, vale a pena verificar se o CSF está configurado para bloquear a quantidade necessária. Se não me falha a memória, o CSF vem por padrão pré-configurado para manter até 100 IPs na lista de bloqueio. Supondo que o ataque esteja partindo de mais de 100 IPs (o que já seria um absurdo pra esse tipo de ataque), o que ocorre é que ao atingir os 100 bloqueios o CSF remove o bloqueio mais antigo para incluir o mais recente. Então aquele primeiro IP volta a ficar liberado para atacar. Isso pode ser resolvido aumentando o DENY_IP_LIMIT para um número mais adequado. O limite máximo é 1000. Então é só ficar atento ao ataque e setar um número legal. Dificilmente alguém vai ter tantos IPs pra um ataque desses. ;) Eu utilizo a função do cpanel para que as senhas fiquem bem fortes, usando pelo menos 10 digitos entre eles "@#!#$%". O firewall eu uso o APF, o CSF é melhor? Toda tentativa ta indo pra lista de bloqueio do cpanel e para a lista de bloqueio do APF isso automáticamente, eu não devo me preocupar então? O que vocês acham? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
FelipeTJS Postado Fevereiro 25, 2012 Autor Compartilhar Postado Fevereiro 25, 2012 Por um acaso o DC de vocês é Limestone ? Sim essa máquina está na Limestone, porque? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Edu Postado Fevereiro 26, 2012 Compartilhar Postado Fevereiro 26, 2012 Por um acaso o DC de vocês é Limestone ? O meu não, é da Iweb. Mas o problema do Felipe é ataque de força bruta e não DDoS: Opa, vi errado. Força bruta é melhorar a segurança das senhas, não deixar sequencial, tipo mesclar entre letras maiusculas e minusculas, alfanumerico e caracteres especiais (!,@,#) com uma senha com esses 3 itens é quase impossivel de se descobrir uma senha. Uma dica é esse site aki: http://howsecureismypassword.net/ mostra em quanto tempo alguem conseguiria quebrar sua senha. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Fevereiro 26, 2012 Compartilhar Postado Fevereiro 26, 2012 Aqui só hoje sofri uns 500. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
EliasJunior Postado Fevereiro 26, 2012 Compartilhar Postado Fevereiro 26, 2012 tenso estes caras Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jordan Miguel Postado Fevereiro 26, 2012 Compartilhar Postado Fevereiro 26, 2012 Ninguém mais usa APF, mude para o CSF. Sobre os bloqueios, fique tranquilo, se suas senhas forem seguras, apenas deixe rolar. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Duran Postado Fevereiro 26, 2012 Compartilhar Postado Fevereiro 26, 2012 Aciona o CPHulk no WHM tb e usa imediatamente o CSF. Esquece o APF. O problema de deixar o barco correr em relação as senhas dos usuários é complicado - tem usuário que usa uma senha ridícula (tipo LOGIN123) e depois quando tem seu site invadido diz que o servidor é inseguro e que vc é incompetente e mimimi e blablabla. Além de forçar uma senha segura na config do CPANEL, configura tb para a troca obrigatória de senha a cada 30 ou 60 dias. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
joaopaulo Postado Fevereiro 26, 2012 Compartilhar Postado Fevereiro 26, 2012 Interessante, acredito que esses ataques são muito frequentes no cPanel. Diariamente eu vejo os logs dos meus servidores e nunca encontrei um ataque BF... sempre vejo um monte de newbie tentando fazer SQL Injection (sim, eu gravo isso a nível de aplicação). Uma sugestão que eu daria seria: mudar as portas do cPanel. Tem que ser obrigatoriamente nas 208*? No meu caso, meu painel de hosting fica na porta 35813 (embora eu não use o cPanel), e no firewall há uma regra específica para bloquear qualquer ip(24h) que tentar se conectar as portas 10000, 208*, 193*, etc... Por outro lado, se faz necessária a configuração de regras para evitar port-scanners. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Supernova Postado Fevereiro 26, 2012 Compartilhar Postado Fevereiro 26, 2012 E como eu mudo a porta do cPanel? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Fevereiro 26, 2012 Compartilhar Postado Fevereiro 26, 2012 Você pode fazer um redirecionamento no Iptables. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados