Jump to content
Sign in to follow this  
joaopaulo

Agregando valor a seus serviços - webservices

Recommended Posts

Vender hospedagem hoje não é mais como no tempo que a Locaweb iniciou (que façam crítica a ela, mas o segredo dela crescer foi ser uma das pioneiras). Talvez se ela surgisse hoje não fizesse mais sucesso com os mesmos recursos dos quais ela nasceu.

Ser diferente num mundo tão competitivo é simplesmente complicado.

Hoje a tarde tirei um tempinho para pensar para vocês alguma maneira de ser diferente num mercado tão competitivo. E cheguei a uma idéia bastante interessante que poderá fazer a diferença:

-- Invistam em webservices para vossos clientes.

Sabia que todos os aplicativos que fazem um sucesso tremendo em minha empresa possuem integração com alguma base de dados/webservice? E que a grande maioria deles tem inúmeros concorrentes OpenSource?

E se você oferecesse ao seus clientes webservices e códigos prontos para integração de base de dados diversas? Melhor ainda: Participe e desenvolva em comunidades OpenSource códigos gratuitos utilizando seu webservice.

Exemplo: Você tem uma certa queda pelo e-Commerce e sabe programar códigos para a Magento. Crie um webservice próprio de cálculo de frete dos correios e disponibilize a comunidade esses módulos integrados gratuitamente. É assim que fazem uma boa parte das empresas: Pagseguro, Pagamento digital, Moip, F2B, Ipagare, etc...

Quer incrementar a experiência do seu cliente? Crie um webservice para identifcação de endereço pelo CEP. Outro interessante pode ser de cotação de moedas.

Benefícios para seu cliente: Garantia de Uptime; Base independente e 100% atualizada para os dados; Velocidade de carregamento; Códigos prontos e etc...

Alguns webservices que vocês poderiam oferecer a vossos clientes e onde eles podem usar:

- PAC e SEDEX dos Correios (útil para e-commerce e vendedores do ML/TO);

- Identificação de Endereço pelo CEP (útil para qualquer site que tenha que fazer cadastros);

- Rastreamento de Objetos nos Correios (útil para rastreamento em ecommerce);

- Coordenadas geográficas x cidades (muito boa para ferramentas que querem encontrar anúncios, ou correlatos dentro de um raio estabelecido. É possível determinar as cidades dentro de um raio X KM);

- Tabela FIPE (usada em portais automotivos);

- Ambiente seguro de pagamento: Cielo, Redecard, Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e CEF (muito útil para e-commerce);

- Cambio: usado em milhares de sites. Só tome cuidado com a fonte, as melhores e mais confiáveis no Brasil são a Thonsom Reuters e a CMA.

E por fim: módulos para OpenSources que utilizem isso. Coloquem uma apresentação da empresa e dos módulos nos sites desses Open e boa!

Agora o que pode acontecer é uma enxurrada de gente com scripts Open problemáticos aparecerem para vocês concertarem.

Abraços!


Não respondo dúvidas em particular, nem via msn, bilhete elegante, PM, foto de mulher bonita no perfil, telegrama, pombo correio, sinal de fumaça, dança da chuva, fogueira, ou qualquer outra forma válida e/ou bizarra. Pergunte no fórum assim todos podem compartilhar a pizza.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  

  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.





×
×
  • Create New...