genial-76 Posted October 15, 2011 Share Posted October 15, 2011 Olá Colegas. Estou criando um script para otimizar alguns serviços nossos e gostaria de ajuda de vocês em algumas questões. Como posso adicionar ao Cron automaticamente algumas coisas? Exemplo: Quero adicionar a linha abaixo no cron sem que seja preciso entrar no crontab -e Preciso que adicione isso automaticamente no script.. 0 0 * * * /root/script.sh >/dev/null 2>&1 Como posso enviar um e-mail para um determinado endereço assim que finalizar a execução do script? Quero enviar eu e-mail assim que ele termianar, não precisa de log nem nada só um e-mail mesmo avisando. "Ohh, o script rodou todo!" Por favor, poderiam me ajudar nisso? Desde já agradeço toda ajuda! Abração e bom final de semana para TODOS! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Jaime Silva Posted October 15, 2011 Share Posted October 15, 2011 Sobre a adição da tarefa agendada: não pode usar a função system/exec? Sobre o email, use a função mail() do PHP ou use SMTP. Edição: estou me baseando na premissa de que seu script é em PHP. Estou certo? Não há bem nem mal que dure para sempre. Um dia tudo acaba. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest Posted October 15, 2011 Share Posted October 15, 2011 Conforme o Jaime disse, basta utilizar a mail().. Aí configure o EXIM e crie o script para enviar, que será acionado no final do script! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest Posted October 15, 2011 Share Posted October 15, 2011 Sobre incluir automaticamente o cron, você pode utilizar o echo, bem simples.. echo "0 0 * * * /root/script.sh >/dev/null 2>&1" >> /etc/crontab Atenção: é >>, se colocar > ele apaga o conteúdo do arquivo. Link to comment Share on other sites More sharing options...
genial-76 Posted October 15, 2011 Author Share Posted October 15, 2011 Sobre a adição da tarefa agendada: não pode usar a função system/exec? Sobre o email, use a função mail() do PHP ou use SMTP. Edição: estou me baseando na premissa de que seu script é em PHP. Estou certo? Opá Jaime, tudo bem? Acho que não dá para fazer com system/exec não... Preciso que rode no cron mesmo, ele irá adicionar uma linha no cron para que o servidor rode o cland a X horas. Preciso também chamar a execução de outro determinado script.sh. Não é PHP não, é um .sh simples que fará a ativação completa do servidor. Você saberia me dizer se a mail() funciona em um script.sh? Assim que o cliente fizer o pedido de hospedagem esse script irá instalar e configurar tudo para mim. Assim irei diminuir o tempo de trabalho com essas tarefas. Tentei uma vez criar uma template de um VPS Xen mas sem sucesso, agora que me dedicar a fazer isso, assim também poderei usar em Dedicados, VPS Openvz e Xen. Abração. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest Posted October 15, 2011 Share Posted October 15, 2011 Em um script.sh não tem como ativar.. o que dá pra fazer é ele chamar um arquivo php com o comando : php -q, e ele então irá enviar.. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Jesmarcelo Posted October 16, 2011 Share Posted October 16, 2011 Segue abaixo o que vc pode colocar no shell script para enviar email: cat << EOF | mail -s 'titulo' [email protected] Aqui vai sua mensagem pode ter varias linhas EOF Link to comment Share on other sites More sharing options...
genial-76 Posted October 16, 2011 Author Share Posted October 16, 2011 Galera, muito obrigado! Vou começar a testar essas opções e volto a atualizar vocês. Agora um outro problema. Alguém sabe como criar, um BD e usuário no painel kloxo por ssh e que ele seja reconhecido depois no kloxo(que possa gerenciar esse BD no painel.) Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts