Malcriado Postado Setembro 1, 2011 Compartilhar Postado Setembro 1, 2011 (editado) Olá fórum. Aqui temos uma dúvida há tempos, que vou descrever: O cliente faz o pedido (junto com seu cadastro), a fatura é gerada, porém ele não paga e nunca mais retorna. Mas o cadastro dele é criado mesmo assim e fica constando como mais um 'cliente ativo' ali na tela inicial do WHMCS. Sabemos que este cliente nunca mais voltará e se voltar fará um novo cadastro, com novo email, etc, e o cadastro anterior vai ficar ali, morto, somente ocupando espaço no banco de dados e constando como número fictício (cliente ativo que nunca existiu de fato). Minha pergunta: Há como resolver isso? Por exemplo, se a fatura não for paga em x dias, aquele cadastro não ser feito. Ou seja, retornar a condição anterior apagando os dados mas mantendo aquela posição no bco de dados? OU automaticamente constar como cliente 'inativo' ou 'fechado'. Ou, que todos os clientes que não tenham ao menos um serviço ativo serem convertidos para o status de 'inativo' ou 'fechado'. Pq eu acho muito fácil. O cara faz um pedido, não paga, e fica com acesso ao painel, sistema, tutoriais, etc, que deveriam ser exclusivos dos clientes. Fora que isso, com o tempo, cria um acúmulo gigante de posições no banco de dados que não servem para nada. O cara tem 25.000 clientes e 8.000 cadastros mortos que nunca serviram pra nada. Abs Editado Setembro 1, 2011 por Malcriado Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Setembro 1, 2011 Compartilhar Postado Setembro 1, 2011 Cara, acho que não há nada automatizado não! Eu faço assim aqui: todo final de mês, verifico as faturas que o WHMCS suspendeu por falta de pagamento, e excluo o cliente.. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jefferson Postado Setembro 1, 2011 Compartilhar Postado Setembro 1, 2011 Eu costumo alterar manualmente para Inativo, pois o cliente pode voltar uma outra hora e comprar um serviço e pagar. Só quando é um cadastro fraudulento, neste caso eu excluo a conta e bloqueio o IP/E-mail. █ DDR Host - https://www.ddrhost.com.br █ Hospedagem de Sites, Revenda de Hospedagem, Servidores Virtuais, Registro de Domínios Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jaime Silva Postado Setembro 1, 2011 Compartilhar Postado Setembro 1, 2011 Você pode simplesmente excluir a conta do cliente. Não há bem nem mal que dure para sempre. Um dia tudo acaba. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marco Antonio Postado Setembro 1, 2011 Compartilhar Postado Setembro 1, 2011 Cara, acho que não há nada automatizado não! Eu faço assim aqui: todo final de mês, verifico as faturas que o WHMCS suspendeu por falta de pagamento, e excluo o cliente.. Eu tambem faço isso! Cliente inativo é cliente excluido..... Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Setembro 1, 2011 Compartilhar Postado Setembro 1, 2011 Eu tambem faço isso! Cliente inativo é cliente excluido..... Sim, se o cara não pagou em 30 dias, não vai pagar mais! Cadastros não utilizados só servem para pesar mais ainda um backup de MySQL, mais lentidão na leitura de tabelas, etc. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Duran Postado Setembro 1, 2011 Compartilhar Postado Setembro 1, 2011 Aqui mantemos todos os registros, de todos os clientes a praticamente 5 anos - o banco de dados é monstruoso. Como damos 30 dias de gratuidade temos que mante-los. A quantidade de gente que quer da uma de joão sem braço pedindo novamente os 30 dias free é impressionante. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jaime Silva Postado Setembro 1, 2011 Compartilhar Postado Setembro 1, 2011 A quantidade de gente que quer da uma de joão sem braço pedindo novamente os 30 dias free é impressionante. [FORA DO ASSUNTO] Duran, você me diverte. Eu realmente ri disso, mesmo que o propósito não tenha sido ser engraçado. Tem gente que assina revenda 5 em 1 (Linux, Windows, Rádio, TV e Domínios) a um preço simbólico e ainda quer usar email marketing ou licença WHMCS grátis. [FORA DO ASSUNTO] Não há bem nem mal que dure para sempre. Um dia tudo acaba. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Malcriado Postado Setembro 1, 2011 Autor Compartilhar Postado Setembro 1, 2011 Mas galera, mesmo excluindo os clientes isso vai tomando posições nas tabelas do banco de dados e do WHMCS. Vcs não acham isso ruim? Não acham ruim ter um cliente cuja a numeração no WHMCS é 12.856 e o seguinte se 13.415? Acho que o ideal era o cadastro ficar pendente para ser registrado somente quando o pgto fosse confirmado. "Ah mas onde ficariam os dados do cliente até lá?" Ficariam num outro banco menor, feito pra escrever e sobrescrever novos cadastros temporários, ou o WHMCS sobrescreveria o que não pagou pelo próximo que pagou, sei lá. No Fórum do WHMCS tem um pedido de feature para que os clientes que não tenham ao menos 1 serviço ativo, sejam convertidos automaticamente para inativos. Isso já ajudaria, mas ainda é insuficiente, pois existem coisas no painel que queremos oferecer apenas a clientes ativos. E não ao curioso que se cadastrou só pra ter acesso as mesmas coisas de quem é cliente pagante. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Roots Postado Setembro 1, 2011 Compartilhar Postado Setembro 1, 2011 Aqui o nosso WHMCS exclui automaticamente as contas com fatura em aberto a mais de 30 dias, e os clientes de teste são excluídos manualmente! Essa tbm foi a forma que a gente encontrou para manter tudo em ordem. Já com relação as novidades oferecidas aos clientes vc pode criar grupos no WHMCS, e qndo for enviar as novidades da sua empresa escolha o grupo e envia as informações. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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