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Relâmpago causa “blackout” na nuvem da Amazon


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Os servidores do serviço de computação na nuvem da Amazon desligaram-se após um relâmpago ter atingido um transformador. O relâmpago terá provocado uma explosão no transformador, seguido de um incêndio que obrigou ao corte da energia. Segundo a Amazon, os servidores de emergência não conseguiram lidar com o problema e o serviço EC2 (Elastic Compute Cloud) foi mesmo desligado. Segundo a PCPro, a última actualização dava conta de que alguns clientes vão ter de aguardar cerca de 48h para poderem aceder aos serviços. A Microsoft também foi afectada, mais especificamente, a sua Business Productivity Online Suite, a antecessora do Office 365.

A Amazon explicou na última actualização que “em situações normais, os geradores aguentavam sem problemas as cargas, mas a explosão destruiu parte do sistema de controlo de fase, que sincroniza a rede eléctrica com os geradores”.

A Amazon irá agora trabalhar com os seus clientes para restaurar todos os servidores ao seu anterior estado de operação.

Acha que as empresas confiam demasiado na nuvem?

Fonte: Exame Informática.

Fonte:http://jorgesalvador.wordpress.com/2011/08/08/relampago-causa-blackout-na-nuvem-da-amazon/

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Os servidores do serviço de computação na nuvem da Amazon desligaram-se após um relâmpago ter atingido um transformador. O relâmpago terá provocado uma explosão no transformador, seguido de um incêndio que obrigou ao corte da energia. Segundo a Amazon, os servidores de emergência não conseguiram lidar com o problema e o serviço EC2 (Elastic Compute Cloud) foi mesmo desligado. Segundo a PCPro, a última actualização dava conta de que alguns clientes vão ter de aguardar cerca de 48h para poderem aceder aos serviços. A Microsoft também foi afectada, mais especificamente, a sua Business Productivity Online Suite, a antecessora do Office 365.

A Amazon explicou na última actualização que “em situações normais, os geradores aguentavam sem problemas as cargas, mas a explosão destruiu parte do sistema de controlo de fase, que sincroniza a rede eléctrica com os geradores”.

A Amazon irá agora trabalhar com os seus clientes para restaurar todos os servidores ao seu anterior estado de operação.

Acha que as empresas confiam demasiado na nuvem?

Fonte: Exame Informática.

Fonte:http://jorgesalvador.wordpress.com/2011/08/08/relampago-causa-blackout-na-nuvem-da-amazon/

Realmente, é difícil existir um servidor a prova de falhas....Porém 48 horas é muito tempo para esperar um servidor voltar, isso desanima.

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Creio que faltou um pouco de distribuição da nuvem...

Uma replicação para outro local fazendo ativo/ativo das informações poderia ter resolvido isto.

Com as possibilidades que existem hoje uma replicação em sites remotos e uma convergencia de rede poderia ter minimizado isto.

O que sempre digo, nenhum sistema é redundante o bastante, sempre existe uma falha, e para mitigar as falhas as mesmas vão ter que acontecer.

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Creio que faltou um pouco de distribuição da nuvem...

Uma replicação para outro local fazendo ativo/ativo das informações poderia ter resolvido isto.

Com as possibilidades que existem hoje uma replicação em sites remotos e uma convergencia de rede poderia ter minimizado isto.

O que sempre digo, nenhum sistema é redundante o bastante, sempre existe uma falha, e para mitigar as falhas as mesmas vão ter que acontecer.

Bom é a Amazon se acontece isso com eles imagina se o mesmo ocorre no Brasil, acho que os caras saem correndo pelados na rua. (kkkkkk) mas é complicado o sistema de redundancia falhou, e ao invés de salvar deletou vários arquivos, a empresa disse que todos já foram recuperados e a maior loja virtual do mundo http://etoy.co está fora do ar a 36 horas!

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Apesar de tudo, acho que problemas acontecem, e o relâmpago infelizmente não é culpa deles. E garanto que como uma grande empresa, estão trabalhando para que tudo volte ao normal.

Concerteza! concordo, é é um desastre natural que eles tiveram o azar! poxa duran! isso pdoe acontecer contigo na rua tenta ver este lado! você só critica cloud no Brasil.

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O problema nem tanto é a tecnologia, nem mesmo o local nem mesmo o País. E sim o foco de negócios em muitos dos casos.

Se tive-se uma máquina fisica la rodando a aplicação ia parar também, que a alimentação que foi prejudicada.

Conheço várias empresas que tem uma redundância invejável(NB, 3 geradores, replicação de storage para site backup físico fora) pra aplicações próprias ou para atender alguns clientes (tendo hosting como um AGREGADO ao serviço principal).

Nenhuma infra é 100% redundante, nada na tecnologia é 100% confiável. Não adianta dizer que existe uptime de 100% pq é impossível existir isto.

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O problema nem tanto é a tecnologia, nem mesmo o local nem mesmo o País. E sim o foco de negócios em muitos dos casos.

Se tive-se uma máquina fisica la rodando a aplicação ia parar também, que a alimentação que foi prejudicada.

Conheço várias empresas que tem uma redundância invejável(NB, 3 geradores, replicação de storage para site backup físico fora) pra aplicações próprias ou para atender alguns clientes (tendo hosting como um AGREGADO ao serviço principal).

Nenhuma infra é 100% redundante, nada na tecnologia é 100% confiável. Não adianta dizer que existe uptime de 100% pq é impossível existir isto.

Concordo em tudo que você falou!

@lucasipson a amazon é americana sim porém nosso amigo está sempre criticando isto no Brasil, nós estamos crescendo e muito nesta corrida tecnológica e trabalho com isso e posso afirmar! Existe cloud no Brasil! e é muito bom!

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