Jump to content

Políticos criam nova lei para aumentar a impunidade no Brasil


Recommended Posts

Era só o que faltava. No país da impunidade, a nova legislação evita prisão em flagrante e prisão preventiva até em crime de homicídio. Acredite se quiser.

Carlos Newton

Já tinha ouvido falar a respeito, mas não sabia os detalhes. Agora o comentarista Mario Assis, ex-secretário estadual de Administração, nos envia um e-mail que demonstra a estranhíssima liberalização concedida pela nova lei criminal, que em breve estrará em vigor. Isso quer dizer que, além pretender desarmar os homens de bens, o outro objetivo é manter os criminosos fora da cadeia. Como dizia o Barão de Itararé, “era só o que faltava”.

No caso de diversos crimes graves, como o homicidio, por exemplo, a nova legislação proíbe não somente a prisão em flagrante, como também a prisão preventiva, que poderia ser determinado por juiz singular. Aí dá vontade de perguntar ao Francelino Pereira, que país é esse? E ele responderia, com aquele sotaque de mineiro do Piauí: “Uai, meu caro, é o país da impunidade, ainda nao percebeu?”

***

NOVA LEI SOBRE PRISÃO

Giovani Ferri

“Caros colegas, após 15 anos de atuação na área criminal estou pensando seriamente em abandonar a área com a nova LEI 12.403/2011 aprovada pelo CONGRESSO NACIONAL e sancionada em 05/05/2011 pela Presidente DILMA ROUSSEFF e pelo Ministro da Justiça JOSÉ EDUARDO CARDOZO.

Quem não é da área, fique sabendo que em 60 dias (05/07/2011) a nova lei entra em vigor e a PRISÃO EM FLAGRANTE E PRISÃO PREVENTIVA SOMENTE OCORRERÃO EM CASOS RARÍSSIMOS, aumentando a impunidade no país. Em tese, somente vai ficar preso quem cometer HOMICÍDIO QUALIFICADO, ESTUPRO, TRÁFICO DE ENTORPECENTES, LATROCÍNIO etc.

A nova lei trouxe a exigência de manter a prisão em flagrante ou decretar a prisão preventiva somente em situações excepcionais, prevendo a CONVERSÃO DA PRISÃO EM FLAGRANTE ou SUBSTITUIÇÃO DA PRISÃO PREVENTIVA em 09 tipos de MEDIDAS CAUTELARES praticamente inócuas e sem meios de fiscalização (comparecimento periódico no fórum para justificar suas atividades, proibição de frequentar determinados lugares, afastamento de pessoas, proibição de de se ausentar da comarca onde reside, recolhimento domiciliar durante a noite, suspensão de exercício de função pública, arbitramento de fiança, internamento em clinica de tratamento e monitoramento eletrônico).

Para quem não é da área, isso significa que crimes como homicídio simples, roubo a mão armada, lesão corporal gravíssima, uso de armas restritas (fuzil, pistola 9 mm, etc.), desvio de dinheiro público, corrupção passiva, peculato, extorsão etc., dificilmente admitirão a PRISÃO PREVENTIVA ou a manutenção da PRISÃO EM FLAGRANTE, pois em todos esses casos será cabível a conversão da prisão em uma das 9 MEDIDAS CAUTELARES acima previstas.

Portanto, nos próximos meses não se assuste se você encontrar na rua o assaltante que entrou armado em sua casa, o ladrão que roubou seu carro, o criminoso que desviou milhões de reais dos cofres públicos, o bandido que estava circulando com uma pistola 9 mm em via pública etc.

Além disso, a nova lei estendeu a fiança para crimes punidos com até 4 anos de prisão, coisa que não era permitida desde 1940 pelo Código de Processo Penal! Agora, nos crimes de porte de arma de fogo, disparo de arma de fogo, furto simples, receptação, apropriação indébita, homicídio culposo no trânsito, cárcere privado, corrupção de menores, formação de quadrilha, contrabando, armazenamento e transmissão de foto pornográfica de criança, assédio de criança para fins libidinosos, destruição de bem público, comercialização de produto agrotóxico sem origem, emissão de duplicada falsa, e vários outros crimes punidos com até 4 anos de prisão, ninguém permanece preso (só se for reincidente).

Em todos esses casos o Delegado irá arbitrar fiança diretamente, sem análise do Promotor e do Juiz. Resultado: o criminoso não passará uma noite na cadeia e sairá livre pagando uma fiança que se inicia em 1 salário mínimo! Esse pode ser o preço do seu carro furtado e vendido no Paraguai, do seu computador receptado, da morte de um parente no trânsito, do assédio de sua filha, daquele que está transportando 1 tonelada de produtos contrabandeados, do cidadão que estava na praça onde seu filho frequenta portando uma arma de fogo, do cidadão que usa um menor de 10 anos para cometer crimes etc.

Em resumo, salvo em crimes gravíssimos, com a entrada em vigor das novas regras, quase ninguém ficará preso após cometer vários tipos de crimes que afetam diariamente a sociedade. Para que não fique qualquer dúvida sobre o que estou dizendo, vejam a lei.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Lei/L12403.htm

Também para comprovar o que disse, leiam o artigo do Desembargador FAUSTO DESANCTIS sobre a nova lei, o qual diz textualmente que “com a vigência da

norma, a prisão estará praticamente inviabilizada no país”:

http://advivo.com.br/blog/luisnassif/de-sanctis-e-o-codigo-de-processo-penal

Fonte: Tribuna da Imprensa

Edited by Hello Interactive
Link to comment

EBAA.. vou matar o primeiro que eu ver na rua, e só vou precisar ficar em casa por algum tempo, kkkkkkkkkkkkk..

Ridículo esse país.. sei que não é nada a ver com o tópico, mas alguém aqui olha Cops, que passa na truTV?

Aquilo sim é polícia!

Link to comment
EBAA.. vou matar o primeiro que eu ver na rua, e só vou precisar ficar em casa por algum tempo, kkkkkkkkkkkkk..

Ridículo esse país.. sei que não é nada a ver com o tópico, mas alguém aqui olha Cops, que passa na truTV?

Aquilo sim é polícia!

Não sei o que que é. Programa de televisão? A TruTV que conheço é um site sobre assassinatos (ou assassinos).

Não há bem nem mal que dure para sempre. Um dia tudo acaba.

Link to comment
Não sei o que que é. Programa de televisão? A TruTV que conheço é um site sobre assassinatos (ou assassinos).

É um canal de TV por assinatura, se não me engano é o canal 57-1 da Sky..

Link to comment
Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

Do you agree with our terms?