Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Administrar Remotamente


tekobr

Posts Recomendados

Na instalação do linux tem algumas configurações que podem viabilizar a visualização do linux pleo VNC, mas há alguns contratempos:

1) O linux deve ser instalado em versão completa e não somente para servidor. Neste caso o data center tem que instalar esse linux para você ou então tem que ter um VPS.

2) A configuração para visualização do linux remotamente traz um consumo de memória excessivo, ou seja com outras aplicações rodando no servidor pode ter o desempenho do server comprometido seriamente na hora do acesso;

3) Para conseguir instalar o linux em designer gráfico, como no windows, terá que virtualizar em windows. Acessar um servidor host windows e ter instalado por exemplo o VMWARE e criar o servidor virtual e fazer essas configurações para ter acesso ao VNC. Lembrando que tem que fazer também toda a configuração de rede para que o servidor seja acessado pela internet.

Enfim, creio que não compensa acessar assim, basta buscar conehcimento sobre SSH, conhecer alguns comandos do linux e já dá para fazer uma brincadeira, sentir o gostinho da coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estive estudando um pouco a respeito do CentOS, ainda não instalei ele aqui (numa máquina virtual do Virtual Box). Vi que ele tem ótimas ferramentas administrativas gráficas, e isso iria ajudar muito pois não sei quase nada (0,01%) de Linux.

Tudo bem que tem os comandos (num outro tópico postaram alguns), mas se puder facilitar, é ótimo. E o uso seria apenas para fazer uma atividade, o ambiente gráfico e o VNC só seriam carregados quando fosse preciso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ Maclei. Se voce quer aprender a administrar servidores de verdade, aprenda no modo gráfico.

Muitas aplicações para servidores nao possuem modo gráfico e quando possuem, boa parte delas tem configuraçoes limitadas.... o gento é aprender no ambiente gráfico.

Porém, antes de sair por aí instalando programas e talz, acho mais importante voce aprender a programar no Shell do Linux. Pq qnd vc for fazer um firewall em iptables, voce vai usar programaçao em shell... E também, para criar arquivos de backup, restauraçao de diretórios, e coisas do tipo. Saber programar no shell é bem mais importante do que o gerenciamento em si, pq o gerenciamento é simples. Agora criar soluçoes é f***

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

joaopaulo, obrigado pelas dicas. Mas uma dúvida sobre o que você escreveu no primeiro parágrafo: você quiz dizer para aprender a administrar no modo texto, certo? E que você citou o modo gráfico nele todo, inclusive dizendo que ele é limitado, mas aí recomenda aprender no modo gráfico.

Bom, o shell não deve ser muito difícil para mim, já fiz muito .BAT na época do DOS, e acredito que é bem parecido a forma de trabalhar, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que me expressei mal:

O certo é começar com o Shell. O bat e shell na lógica são bem parecidos, o que muda é que linux tem mais comandos.

O modo gráfico, geralmente é recheado de limitaçoes em servidores. Um exemplo é firewall em iptables no modo gráfico, certas coisas que envolvam roteamento de pacotes por exemplo, voce nao faz no modo gráfico(até onde conheço, nenhuma ferramenta vai fazer isso decentemente).

Enquanto no modo texto, suas opções são ilimitadas. Logo, não compensa aprender no modo gráfico para administrar servidores.

O modo texto é a vida :).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estive estudando um pouco a respeito do CentOS, ainda não instalei ele aqui (numa máquina virtual do Virtual Box). Vi que ele tem ótimas ferramentas administrativas gráficas, e isso iria ajudar muito pois não sei quase nada (0,01%) de Linux.

Tudo bem que tem os comandos (num outro tópico postaram alguns), mas se puder facilitar, é ótimo. E o uso seria apenas para fazer uma atividade, o ambiente gráfico e o VNC só seriam carregados quando fosse preciso.

Você instala o CentOS e só então usa o VNC, mas tem também que instalar o ambiente gráfico, KDE ou GNOME.

Não há bem nem mal que dure para sempre. Um dia tudo acaba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, o ambiente gráfico pode ficar instalado e deixar para carregá-lo manualmente, assim só carregaria quando fosse usar o VNC. Depois de fazer a configuração/operação desejada, desativaria ele novamente.

Mas pretendo aprender via SSH também, eu só queria facilitar e aproveitar as ferramentas gráficas do CentOS/RedHat, que já foram muito elogiadas por alguns administradores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?