Alexandre Duran Postado Maio 7, 2011 Compartilhar Postado Maio 7, 2011 Verificação do virus/trojam no servidor é simples, porem muitos poucos fazem. Existe esta opção no painel CPANEL (caso vc tenha o clamavconnector instalado), mas poucos usuários fazem uma varredura. Portanto, acesse seu servidor via SSH e no mesmo execute: freshclam Isso atualiza o arquivo de index do anti-virus. e depois: clamscan -ri /home O que gosto de fazer é gerar um arquivo virus.txt no diretório /home do usuário pra que ele tenha acesso a este relatório: cd /home/USUARIO ; clamscan -ri > virus.txt ; chmod 755 virus.txt ; chown USUARIO:USUARIO virus.txt Assim ele pode baixa-lo e verificar os arquivos que estão infectados. Eu sempre dou 48/72 horas para ele verificar, após isso deletamos os arquivos. 1 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
chuvadenovembro Postado Maio 7, 2011 Compartilhar Postado Maio 7, 2011 Legal Duran, Estou fazendo aqui agora hehehe Fazendo a varredura com o "clamscan -ri /home" gera algum arquivo de log para posteriormente fazer em cada usuário infectado? Se sim, onde eu vejo esse trem? █ AtarWeb.com.br • Hospedagem de Site + SSL Grátis █ Revenda de Hospedagem DirectAdmin SSD + SSL Grátis Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Duran Postado Maio 7, 2011 Autor Compartilhar Postado Maio 7, 2011 Legal Duran, Estou fazendo aqui agora hehehe Fazendo a varredura com o "clamscan -ri /home" gera algum arquivo de log para posteriormente fazer em cada usuário infectado? Se sim, onde eu vejo esse trem? Se voce gerar executando apenas o clamscan -ri /home ele não cria arquivo de lohg nenhum, no final mostra a saida do resultado na sua tela. Pra gerar o arquivo vc tem que executar: clamscan /home -ri > virus.txt Aí ele gera (salvando) a saida do resultado no arquivo virus.txt. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RNXTI Postado Maio 11, 2011 Compartilhar Postado Maio 11, 2011 Se quiser pode rodar esse cron: 0 2 * * * /usr/local/bin/clamscan /usr/share/man/man1/clamscan.1 -ir /home -l /var/log/clamscan.log --move=/tmp/virus --exclude-dir=/home/.cpan Ele vai rodar as 2 horas da manha, faz a verificação e envia os virus para a pasta /tmp/virus e você verifica e exclui os virus. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
redirect Postado Maio 12, 2011 Compartilhar Postado Maio 12, 2011 tentei rodar o comando e deu o erro: -bash: clamscan: command not found No WHM/Manage Plugins/clamavconnector/Install and keep updated está marcada. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RNXTI Postado Maio 12, 2011 Compartilhar Postado Maio 12, 2011 tentei rodar o comando e deu o erro: -bash: clamscan: command not found No WHM/Manage Plugins/clamavconnector/Install and keep updated está marcada. O caminho para o clamscan executável neste servidor deve ser diferente: Rode esse comando no ssh: which clamscan ele vai te dizer ocaminho que esta no seu servidor. 0 2 * * * Resposta_que_da_acima /usr/share/man/man1/clamscan.1 -ir /home -l /var/log/clamscan.log --move=/tmp/virus --exclude-dir=/home/.cpan Tente rodar e me avisa Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
redirect Postado Maio 12, 2011 Compartilhar Postado Maio 12, 2011 rodei o comando which clamscan e não retornou nada. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RNXTI Postado Maio 12, 2011 Compartilhar Postado Maio 12, 2011 rodei o comando which clamscan e não retornou nada. Você rodou no SSH ? Quando rodar parece algo assim: [~]# which clamscan /usr/bin/clamscan Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
redirect Postado Maio 12, 2011 Compartilhar Postado Maio 12, 2011 logo depois de rodar o comando aparece apenas o prompt. testei o comando com o httpd e mostrou o caminho do apache. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RNXTI Postado Maio 13, 2011 Compartilhar Postado Maio 13, 2011 logo depois de rodar o comando aparece apenas o prompt. testei o comando com o httpd e mostrou o caminho do apache. Isso e um sinal que o ClamAV não esta instalado. Em WHM/Manage Plugins/ClamAV atualiza Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados