Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Portal do Host

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Faturamento e Lucro no ramo de hospedagem

Featured Replies

Postado

Fala pessoal do PDH,

Bem como eu disse em meu post anterior to pensando em abrir uma empresa de hospedagem, iniciando como revenda.

Gostaria de saber como é o faturamento de quem ta nesse ramo já a algum tempo.

Deixo aqui algumas perguntas:

Quanto tempo vocês demoraram para começar a ter retorno dos gastos investidos?

Quanto vocês costumam tirar? (vi umas postagens no reddit e la na gringa tem gente q tira mais de $10k.)

Vocês tem muita dor de cabeça com clientes? (Tenho um negocio de vendas paralelo mas os clientes são "selecionados a dedo" (~30 clientes) tem os que dão dor de cabeça mas são poucos, mas na hospedagem não tem como selecionar os clientes eu sei.)

É muito difícil conseguir clientes?

quais as táticas que vocês usam para conseguir clientes, dependem apenas do SEO?

Imagino que uma revenda iniciante como eu deve tirar se tiver uns 20 clientes, por volta de uns R$3k

Editado por Joao Liporini

Postado

O mercado de hospedagem está saturado, para você conseguir 20 clientes, vai ter que investir bem mais que R$3K. Você pode tentar qualquer tipo de SEO, as grandes empresas sempre saem na frente em todos os mecanismos de pesquisa. Se você não oferecer algo diferente das outras, aí fica bem mais difícil conseguir algo.

Existem diversos outros fatores que elevam o custo dessa operação, como painéis de controle sempre aumentando preços, governo aumentando impostos sobre serviços estrangeiros ou componentes eletrônicos, etc.

Enfim, é meu ponto de vista. se quiser se destacar ofereça outros serviços complementares.

Postado
  • Autor
Em 27/09/2025 em 16:18, brunow disse:

O mercado de hospedagem está saturado, para você conseguir 20 clientes, vai ter que investir bem mais que R$3K. Você pode tentar qualquer tipo de SEO, as grandes empresas sempre saem na frente em todos os mecanismos de pesquisa. Se você não oferecer algo diferente das outras, aí fica bem mais difícil conseguir algo.

Existem diversos outros fatores que elevam o custo dessa operação, como painéis de controle sempre aumentando preços, governo aumentando impostos sobre serviços estrangeiros ou componentes eletrônicos, etc.

Enfim, é meu ponto de vista. se quiser se destacar ofereça outros serviços complementares.

Entendi, esses serviços complementares que você diz seriam o quê?

Seriam tipo o WP Rocket e WP Vivid?

Me perdoa se estiver sendo burro, estou querendo me aprofundar no assunto para não sair "dando tiro no escuro".

Quero entender bem onde estou entrando pra saber como lidar com os assuntos, vi algumas empresas de revenda dando "Premium Downloads, Acesso aos conteúdos do Freepik, Envato Elements e GPL Vault no painel" e "WP Rocket & WP Vivid", não sei se consigo repassar isso pro cliente se eu assinar com eles, outras empresas são caras e dão desconto ao assinar longos prazos, não é o que eu quero fazer, estou considerando assinar com o Jefferson, por conta que ele fornece o WHMCS em R$, porém como você disse para eu me destacar preciso oferecer serviços complementares então já não sei de mais nada.

Eu to meio perdido nesse meio e quero entender tudo antes de iniciar pra saber se compensa ou não investir nesse ramo, não sei se existe conteúdo BR em algum lugar com explicações de como é começar uma empresa de hospedagem, se já foi difícil encontrar o PDH que eu encontrei por acaso, imagina encontrar conteúdo de como começar nesse ramo

Editado por Joao Liporini

Postado

Salve, João,

O mercado de hospedagem está extremamente saturado, e é fundamental ter a real dimensão dos desafios. O primeiro conselho é direto: não entre se não estiver disposto a sacrificar margens, tempo e paciência por um retorno inicial baixo. Você vai vender por muito pouco a sua saúde mental e seu tempo.

No entanto, se você, como a maioria, for ignorar o primeiro conselho (e espero que sim), a curiosidade é sua maior arma. As grandes empresas manipulam o mercado com preços irrisórios que mal cobrem o custo do anúncio no Google Ads.

Essa dinâmica, infelizmente, atrai um tipo de cliente que é um problema: aquele que quer pagar muito pouco, ter inúmeros benefícios, suporte ágil e não se interessa em entender a realidade do mercado. Isso significa que qualquer reajuste pode resultar em perda de clientes. A fidelização nesse segmento é uma equação difícil: benefícios + suporte ultrarrápido + flexibilidade extrema (quase rastejar) + servidores no Brasil pelo menor valor possível.

Estratégia inicial: Comece Pequeno, Pense Grande

Se você está apenas começando, a palavra-chave é revenda.

Evite servidores dedicados, VPS e clouds no início: Não invista alto. Comece com revendas de hospedagem que já oferecem diferenciais, como licenças de plugins (Elementor, Rank Math, etc.) e, idealmente, serviço de migração gratuita. Compartilhar esses benefícios com seus clientes reduz seu custo de aquisição e a dor de cabeça operacional.

Alternativas ao WHMCS para Gestão: Evite o WHMCS no início. Seus custos de licença, módulos e a conversão de dólar para real no cenário político global atual podem ser uma "gordura" desnecessária. Opte por soluções mais acessíveis e focadas no mercado nacional.

Sistemas como Isistem são mais "mastigados" e prontos para uso, embora possam ser limitados em funcionalidades.

Considere também outras alternativas como FOSSBilling (open source), ou Blesta (que têm planos mais acessíveis que o WHMCS e são muito robustos) e com as IA disponíveis no mercado você consegue evoluí-los rapidamente

Gestão financeira e operacional

Planos de curto prazo no início: Para quem está começando e precisa de fôlego, recomendo planos mensais ou, no máximo, semestrais. Planos anuais dão uma receita momentânea, mas sem um gerenciamento de caixa sólido, você pode ter problemas sérios para honrar os custos de longo prazo.

Fuja de condicionamentos de grupo: Nunca ceda a grupos que prometem trazer muitos clientes em troca de benefícios exclusivos (suporte 24/7 no WhatsApp pessoal, descontos abusivos, serviços gratuitos). Se você perder um desses caras ou a qualidade do seu serviço cair para um deles, você perde o grupo inteiro de uma só vez. Isso é comum em nichos como WordPress e OpenCart.

Dicas de ouro para focar no que gera valor

Domínios não dão lucro, apenas preocupação: Evite a venda de domínios. Eles não trazem margem de lucro significativa e te prendem legalmente por 1 ano com o cliente. Se for ter, use apenas para oferecer a opção, mas com um preço acima da média do mercado para desencorajar a compra e focar na hospedagem, que é seu core business.

Foco em um único nicho: No começo, foque em um só mercado. Não tente vender VPS, dedicados, streaming e hospedagem compartilhada ao mesmo tempo, mesmo que consiga preços razoáveis.. A regra é: "Quem uma coisa faz, faz muito bem."

Centralize seus pagamentos: Ao aceitar cartão de crédito, débito, Pix ou boleto, centralize em um único gateway de pagamento. Isso facilita a gestão de tesouraria, permite que você negocie taxas fixas mais vantajosas e evita que seu pouco lucro fique espalhado em diversas contas com taxas flutuantes. Estude as opções no mercado (ex: Mercado Pago, PagSeguro, Pagar.me) e escolha a que oferecer as melhores taxas para seu volume inicial.

Outros artigos que podem complementar o seu:

Postado

Concordo plenamente com o Jean Santos. Além de oferecer plugins como serviço adicional, você também pode disponibilizar templates, plugins GPL (consulte o ChatGPT para mais informações) e serviços de criação de sites e etc.

On 9/28/2025 at 9:57 AM, Jean Santos said:

Salve, João,

O mercado de hospedagem está extremamente saturado, e é fundamental ter a real dimensão dos desafios. O primeiro conselho é direto: não entre se não estiver disposto a sacrificar margens, tempo e paciência por um retorno inicial baixo. Você vai vender por muito pouco a sua saúde mental e seu tempo.

No entanto, se você, como a maioria, for ignorar o primeiro conselho (e espero que sim), a curiosidade é sua maior arma. As grandes empresas manipulam o mercado com preços irrisórios que mal cobrem o custo do anúncio no Google Ads.

Essa dinâmica, infelizmente, atrai um tipo de cliente que é um problema: aquele que quer pagar muito pouco, ter inúmeros benefícios, suporte ágil e não se interessa em entender a realidade do mercado. Isso significa que qualquer reajuste pode resultar em perda de clientes. A fidelização nesse segmento é uma equação difícil: benefícios + suporte ultrarrápido + flexibilidade extrema (quase rastejar) + servidores no Brasil pelo menor valor possível.

Evite servidores dedicados, VPS e clouds no início: Não invista alto. Comece com revendas de hospedagem que já oferecem diferenciais, como licenças de plugins (Elementor, Rank Math, etc.) e, idealmente, serviço de migração gratuita. Compartilhar esses benefícios com seus clientes reduz seu custo de aquisição e a dor de cabeça operacional.

Alternativas ao WHMCS para Gestão: Evite o WHMCS no início. Seus custos de licença, módulos e a conversão de dólar para real no cenário político global atual podem ser uma "gordura" desnecessária. Opte por soluções mais acessíveis e focadas no mercado nacional.

Sistemas como Isistem são mais "mastigados" e prontos para uso, embora possam ser limitados em funcionalidades.

Considere também outras alternativas como FOSSBilling (open source), ou Blesta (que têm planos mais acessíveis que o WHMCS e são muito robustos) e com as IA disponíveis no mercado você consegue evoluí-los rapidamente

Planos de curto prazo no início: Para quem está começando e precisa de fôlego, recomendo planos mensais ou, no máximo, semestrais. Planos anuais dão uma receita momentânea, mas sem um gerenciamento de caixa sólido, você pode ter problemas sérios para honrar os custos de longo prazo.

Fuja de condicionamentos de grupo: Nunca ceda a grupos que prometem trazer muitos clientes em troca de benefícios exclusivos (suporte 24/7 no WhatsApp pessoal, descontos abusivos, serviços gratuitos). Se você perder um desses caras ou a qualidade do seu serviço cair para um deles, você perde o grupo inteiro de uma só vez. Isso é comum em nichos como WordPress e OpenCart.

Domínios não dão lucro, apenas preocupação: Evite a venda de domínios. Eles não trazem margem de lucro significativa e te prendem legalmente por 1 ano com o cliente. Se for ter, use apenas para oferecer a opção, mas com um preço acima da média do mercado para desencorajar a compra e focar na hospedagem, que é seu core business.

Foco em um único nicho: No começo, foque em um só mercado. Não tente vender VPS, dedicados, streaming e hospedagem compartilhada ao mesmo tempo, mesmo que consiga preços razoáveis.. A regra é: "Quem uma coisa faz, faz muito bem."

Centralize seus pagamentos: Ao aceitar cartão de crédito, débito, Pix ou boleto, centralize em um único gateway de pagamento. Isso facilita a gestão de tesouraria, permite que você negocie taxas fixas mais vantajosas e evita que seu pouco lucro fique espalhado em diversas contas com taxas flutuantes. Estude as opções no mercado (ex: Mercado Pago, PagSeguro, Pagar.me) e escolha a que oferecer as melhores taxas para seu volume inicial.

Postado
  • Autor
Em 28/09/2025 em 09:57, Jean Santos disse:

Salve, João,

Em 28/09/2025 em 13:13, brunow disse:

Concordo plenamente com o Jean Santos. Além de oferecer plugins como serviço adicional, você também pode disponibilizar templates, plugins GPL (consulte o ChatGPT para mais informações) e serviços de criação de sites e etc.

Entendi, Vlw pelas dicas Jean e Bruno, vou tentar seguir elas e dar o pontapé inicial nesse ramo, espero que dê certo, mais pra frente volto pra compartilhar como foram minhas experiências nesse mundo da hospedagem, vou tentar não sumir e também ajudar aqui no fórum

Postado

Pessoal, muitos dizem que o mercado de hospedagem está saturado, mas percebo que falam isso de praticamente todos os mercados. Sempre a mesma conversa: “ah, tá saturado”, “ah, não dá certo por causa da concorrência”.
O problema é que a maioria só quer fazer mais do mesmo.

Voltei para a área de hospedagem indiretamente no mês passado, usando a Hostinger para hospedar os sites de alguns clientes. Resultado: fiz R$ 3.000,00 já no primeiro mês e estou com um MRR de R$ 270,00 em planos anuais — e isso sem investir 1 centavo sequer em marketing.

A chave é pensar fora da caixa. Não quero competir diretamente com outras empresas por clientes; é muito mais fácil criar novos clientes. Esse foi apenas um teste que fiz e deu super certo: busquei atender pessoas que nem estavam procurando hospedagem.

O primeiro contato foi oferecendo um sistema simples de “Link na Bio”:
👉 Demo do cliente
https://mateuspereira.com/linkbio/demo
👉 Demo do painel admin
https://mateuspereira.com/linkbio/demo/admin/
login: admin | senha: admin

Esse painel admin conta com PWA, permitindo que seja usado como um app nativo no celular, o que facilita muito o gerenciamento.

Montei um pacote de 12x R$ 49,90 incluindo domínio + hospedagem por 1 ano.
Assim, a pequena empresa já tem seu primeiro registro na internet, com um sistema simples de link na bio. E o melhor: qualquer próximo passo que ela queira dar no mundo digital (criar um site, e-mail, loja, etc.), ela vai me procurar primeiro, e não outra empresa.

Postado
  • Autor
Em 28/09/2025 em 16:58, Mateus Pereira disse:

Pessoal, muitos dizem que o mercado de hospedagem está saturado, mas percebo que falam isso de praticamente todos os mercados. Sempre a mesma conversa: “ah, tá saturado”, “ah, não dá certo por causa da concorrência”.
O problema é que a maioria só quer fazer mais do mesmo.

Voltei para a área de hospedagem indiretamente no mês passado, usando a Hostinger para hospedar os sites de alguns clientes. Resultado: fiz R$ 3.000,00 já no primeiro mês e estou com um MRR de R$ 270,00 em planos anuais — e isso sem investir 1 centavo sequer em marketing.

A chave é pensar fora da caixa. Não quero competir diretamente com outras empresas por clientes; é muito mais fácil criar novos clientes. Esse foi apenas um teste que fiz e deu super certo: busquei atender pessoas que nem estavam procurando hospedagem.

O primeiro contato foi oferecendo um sistema simples de “Link na Bio”:
👉 Demo do cliente
https://mateuspereira.com/linkbio/demo
👉 Demo do painel admin
https://mateuspereira.com/linkbio/demo/admin/
login: admin | senha: admin

Esse painel admin conta com PWA, permitindo que seja usado como um app nativo no celular, o que facilita muito o gerenciamento.

Montei um pacote de 12x R$ 49,90 incluindo domínio + hospedagem por 1 ano.
Assim, a pequena empresa já tem seu primeiro registro na internet, com um sistema simples de link na bio. E o melhor: qualquer próximo passo que ela queira dar no mundo digital (criar um site, e-mail, loja, etc.), ela vai me procurar primeiro, e não outra empresa.

Concordo plenamente com você Mateus, mercado saturado tem de monte.

Conversando com meu pai (que foi quem montou nosso primeiro negócio em família) sobre as experiências que foram me passadas aqui ele falou que quando foi pra entrar no mercado de streaming, era saturado o mercado, de cada 10 pessoas 8 já haviam contratado com outra pessoa.

Nós tínhamos que ter um diferencial, e qual foi ele? O suporte, eu sou suspeito pra falar mas o suporte que oferecemos quase ninguém que está nesse ramo oferece, atualmente temos 34 clientes com um faturamento mensal de R$1.190

Postado
Em 29/09/2025 em 03:07, Joao Liporini disse:

Concordo plenamente com você Mateus, mercado saturado tem de monte.

Conversando com meu pai (que foi quem montou nosso primeiro negócio em família) sobre as experiências que foram me passadas aqui ele falou que quando foi pra entrar no mercado de streaming, era saturado o mercado, de cada 10 pessoas 8 já haviam contratado com outra pessoa.

Nós tínhamos que ter um diferencial, e qual foi ele? O suporte, eu sou suspeito pra falar mas o suporte que oferecemos quase ninguém que está nesse ramo oferece, atualmente temos 34 clientes com um faturamento mensal de R$1.190

gostoa da ideia de pegar clientes que nem sabiam que precisavam do serviço ate eu apresentar, não preciso competir com quem ja ta no mercado brigando por atenção

Postado

É um mercado extremamento difícil, hoje eu vendo sites por assinatura, então a hospedagem é um complemento, tentei por quase dois anos ficar só na hospedagem, agora me transformei em uma agência mesmo, com gestão de redes sociais e site pronto com hospedagem inclusa + e-mail profissional para empresas.

Só com hospedagem não vira não, muito difícil.

Um exemplo

Um cara entrou em contato e pediu um orçamento para rádio web a uns 3 anos atrás, eu disse pra ele eu podia criar uma rádio com streaming, site pronto e app publicado no Google Play (somente), porem irei cobrar R$ 90,00 por mês.

Ele aceitou eu fui lá e contratei um VPS simples na OVH instalei o AzuraCast criei o site dele, ajudei ele a conectar o streaming no estudio e pronto, o cara tá feliz da vida, ele indicou mais 3 rádios, na região dele é muito comum rádio web, e um indicando o outro hoje conto com 14 clientes de rádio web ativos e pagando 90/mês.

Haaaaa, mas o serviço é caro, tem empresa que te da tudo isso por R$ 19,00/Mês, estou cobrando pelo atendimento e serviço personalizado, não vendo site replicado, cada projeto/site crio de uma forma diferente, e prezo muito pelo bom atendimento.

Crio um site bonito com Elementor Free, meu unico gasto R$ 110,00 por mês com VPS, nunca tive um problema com o AzuraCast.

Nao tem como ficar só no host, pra ganhar dinheiro infelizmente temos que nos adaptar e entender a necessidade do cliente.

Editado por Junio Cristian

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.