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NOVA Contestação de PIX e conta bloqueada (mais uma vez)


JuniorG

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Mês passado, fiz um post relatando um caso, onde um cliente que não quis aguardar o prazo de processamento (1 dia útil, conforme contrato) abriu um MED para questionar o prazo, gerando transtornos (link do post: https://portaldohost.com.br/topic/30344-contestação-de-pix-e-conta-bloqueada/).

Agora um novo caso com outro "cliente":

O cliente efetuou um cadastro e pedido em 03/12/2024 às 01:08, pagando via cartão de crédito. O pagamento foi considerado de risco alto e enviado para verificação manual. Durante a verificação, o pedido foi considerado muito arriscado, e então foi feito o estorno e o cancelamento da conta. O cliente foi avisado de que não poderíamos aceitar o pedido.

Posteriormente, o cliente efetuou um novo cadastro e um novo pedido em 03/12/2024 às 01:32, pagando via PIX. Esse novo cadastro falhou na verificação de KYC. Solicitamos mais detalhes para confirmar a autenticidade do pedido, mas o cliente respondeu por e-mail apenas com a mensagem: "Otários...". Diante disso, prosseguimos novamente com a recusa do pedido e realizamos o estorno do PIX.

Logo após, o cliente efetuou mais um novo cadastro e pedido em 03/12/2024 às 01:52. Neste ponto, o pedido foi considerado fraude total, pois ele utilizou um endereço de fora do Brasil.

Conto toda essa história para chegar ao ponto principal.

O cliente fez dois pagamentos diferentes para dois pedidos, e ambos foram estornados pouco tempo depois, pois foram considerados pedidos de risco. Entretanto, mesmo com o PIX estornado, o banco CORA bloqueou a conta PJ integralmente!


Desta vez foi ainda pior. O dinheiro sequer estava com a empresa, já que o PIX foi estornado (usando a ferramenta de estorno do banco) poucos minutos após o pagamento. Mesmo assim, após o estorno, o banco CORA bloqueou todo o saldo da conta, mesmo constando que a transação foi estornada!

Não há segurança nenhuma! Como isso pode acontecer? Uma ferramenta que deveria ser usada para resolver fraudes (MED) está sendo utilizada para aplicar fraudes. E o banco CORA, ao invés de bloquear apenas o saldo contestado ou verificar que o PIX já havia sido estornado, bloqueou geralmente toda a conta, prejudicando as operações da empresa.

Resumindo, o MED foi sobre um PIX estornado. 

Isso é legal? o Banco Cora pode fazer isso?

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Veja com seu ADV e ingresse com uma ação contra o banco que resolve.

Dica procure outro a cora tem seus meios bem estranhos mesmos de atuar, bloquearam o cartão da empresa alegando transações em fraude e para ter atendimento tem que ficar tirando inúmeras selfies pra ficar enviando ao atendente e nunca está do jeito que querem, resultado, partimos pra outro e pronto, o banco precisa de cliente, sabemos que existem fraudes e tals, mas agir fora dos ritos legais sem explicações ou exigir coisas que nenhum outro banco exige é pura sacanagem.

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1 hora atrás, barreto disse:

Eu li seu outro relato. Também era com o mesmo banco? Pq você ainda usa esse banco?

Sim, é o mesmo banco. Atualmente, utilizo três bancos para dividir os meios de pagamento:

Banco A: Recebe somente repasses de cartão de crédito.
Banco B: Recebe somente boletos.
Banco Cora: Recebe somente PIX.


Durante o bloqueio anterior, passei a receber PIX em outro banco, juntando dois meios de pagamento. Porém, não acho seguro concentrar tudo em uma única instituição, justamente por conta dessa insegurança. Caso bloqueiem o saldo, tudo fica inacessível. Assim que o caso anterior foi resolvido, voltei a usar o Cora. Infelizmente, em menos de 30 dias ocorreu outro problema, mas desta vez foi ainda mais absurdo: o bloqueio foi feito mesmo após o PIX já ter sido devolvido.

 

54 minutos atrás, rgazetta disse:

Veja com seu ADV e ingresse com uma ação contra o banco que resolve.

Dica procure outro a cora tem seus meios bem estranhos mesmos de atuar, bloquearam o cartão da empresa alegando transações em fraude e para ter atendimento tem que ficar tirando inúmeras selfies pra ficar enviando ao atendente e nunca está do jeito que querem, resultado, partimos pra outro e pronto, o banco precisa de cliente, sabemos que existem fraudes e tals, mas agir fora dos ritos legais sem explicações ou exigir coisas que nenhum outro banco exige é pura sacanagem.

É inacreditável ter que gastar com adv para resolver um problema que não deveria existir, mas, se não houver outra alternativa, será necessário fazer isso.

------------------

Pelo que sei, o MED é algo relativamente novo. No meu caso, foi usado duas vezes em menos de 30 dias para auto-fraude. Imagine daqui a algum tempo, quando o MED se popularizar ainda mais…

Enfim, o que escrevi acima foi um desabafo. Qual banco vocês recomendam para usar? Não posso simplesmente chegar perguntando qual é a política deles em relação ao MED, pois pode parecer que estou procurando um banco para cometer fraudes.

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Nossa,

E pensei que o Cora só tinha cisma comigo.

No começo do ano, viajamos para Porto de Galinhas. Pagamos a refeição, que deu um total de R$ 740,00, saímos do local e seguimos nosso dia.

Ao chegarmos na praia, notamos um aviso de estorno do pagamento. Falei: "Como isso é possível? Você paga via débito e o valor volta após a confirmação?".

Retornamos ao estabelecimento e pagamos pelo Inter. Tudo certo.

Depois disso, ao regressar, fomos pagar o pedágio com o Cora no débito, mas foi recusado em todas as tentativas.

No final, entramos em contato e foi informado que seria um bloqueio de segurança.

Após isso, ocorreram outros episódios semelhantes. Pensamos bastante e decidimos deixar de usar o Cora.

Era isso ou, um dia, acabaríamos presos por pagar algo e o banco estornar com a suposta justificativa de que é para nossa segurança.

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No RA tem várias reclamações do genero (no intervalo de horas):

https://www.reclameaqui.com.br/empresa/cora/lista-reclamacoes/

Não olhei o status de outros bancos, mas achei assustador os titulos das reclamações.

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3 horas atrás, chuvadenovembro disse:

No RA tem várias reclamações do genero (no intervalo de horas):

https://www.reclameaqui.com.br/empresa/cora/lista-reclamacoes/

Não olhei o status de outros bancos, mas achei assustador os titulos das reclamações.

 

Não tinha me atentado a isso. Li algumas reclamações e algumas são do tipo "PIX contestado", o que acaba resultando no bloqueio geral da conta.

Como mencionei no meu outro tópico e repeti aqui: "O MED está sendo utilizado para aplicar fraudes/golpes". Se antes já era perigoso receber uma contestação de cartão de crédito, hoje é ainda mais arriscado lidar com uma contestação de PIX no Cora. No caso do cartão, apenas o valor em questão é bloqueado. Além disso, com a verificação 3DS, as contestações de cartões se tornaram mais difíceis. Já no PIX, basta o cliente clicar em "contestar" para gerar todo esse transtorno para a empresa recebedora.

Segundo o Banco Central (https://www.bcb.gov.br/meubc/faqs/p/o-que-e-e-como-funciona-o-mecanismo-especial-de-devolucao-med), o MED deveria ser utilizado apenas para casos de fraudes. Acredito que deveria haver uma consequência para quem denuncia fraude de forma indevida. Caso a fraude não seja comprovada, o denunciante deveria ser responsabilizado por falsa denúncia ou algo semelhante.

Se continuarmos nesse cenário onde o "cliente" pode contestar qualquer PIX sem consequência, ele vai continuar abusando do sistema. Enquanto isso, as empresas que tentam trabalhar de forma legítima acabam pagando por conta de um sistema falho (MED).

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Em 04/12/2024 em 18:36, DELTA SERVERS disse:

Nossa,

E pensei que o Cora só tinha cisma comigo.

No começo do ano, viajamos para Porto de Galinhas. Pagamos a refeição, que deu um total de R$ 740,00, saímos do local e seguimos nosso dia.

Ao chegarmos na praia, notamos um aviso de estorno do pagamento. Falei: "Como isso é possível? Você paga via débito e o valor volta após a confirmação?".

Retornamos ao estabelecimento e pagamos pelo Inter. Tudo certo.

Depois disso, ao regressar, fomos pagar o pedágio com o Cora no débito, mas foi recusado em todas as tentativas.

No final, entramos em contato e foi informado que seria um bloqueio de segurança.

Após isso, ocorreram outros episódios semelhantes. Pensamos bastante e decidimos deixar de usar o Cora.

Era isso ou, um dia, acabaríamos presos por pagar algo e o banco estornar com a suposta justificativa de que é para nossa segurança.

No seu caso cabia um processo hein.

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