Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Contestação de PIX e conta bloqueada

JuniorG

Posts Recomendados

1 hora atrás, JuniorG disse:

Essa parte que não entendi, ou não foi utilizado o MED, o banco apenas informou que recebeu uma contestação: https://imgur.com/sjffZRV

O cliente fez o PIX na sexta de tarde e no sábado de manhã a conta já estava bloqueada e somente após o bloqueio o banco pediu mais detalhes sobre o PIX recebido.

No seu caso o pedido de detalhes é antes do bloqueio correto? Existe um prazo pra resposta? Quem pede os dados, Banco ou MED?

Só o que poderia estar bloqueado no sábado era a quantia de saldo referente àquela transação. Eu mandei a imagem para uma pessoa da Cora, vamos ver se ela esclarece se esse é o procedimento por lá. 

Mas isso não vem de requisitos do Banco Central, que são de bloquear apenas a quantia referente àquela transação. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entrei em contato com o banco para tentar obter mais detalhes sobre a contestação, se é um caso MED ou não (ainda não entendi exatamente como isso funciona). De acordo com as informações no site do Banco Central (https://www.bcb.gov.br/meubc/faqs/p/o-que-e-e-como-funciona-o-mecanismo-especial-de-devolucao-med), isso deveria ser utilizado apenas em casos de fraude e afetar somente o valor em questão.

Segundo o Cora, essa contestação pode ser usada para qualquer tipo de questão, incluindo resolver questões comerciais e os clientes podem preferir utilizar essa ferramenta ao invés de resolver diretamente com o prestador de serviço. Segue um resumo da conversa que tive com o atendimento do banco.

----------------------------------------------

Eu: Recebi a informação no sábado, e gostaria de saber se é um MED

Banco: Verifiquei que recebemos uma contestação referente a uma transação recebida em sua conta Cora, que você pode conferir com mais detalhes abaixo, e por conta disso realizamos a limitação temporária dos seus produto

Eu: Isso é uma reclamação MED?

Banco:
F, MED não é referente a uma reclamação. MED é o nome do Mecanismo Especial de Devolução, criado pelo Banco Central.
Um MED só acontece quando há uma devolução.
Antes do MED temos a reclamação, que é o seu caso.

Eu:
Me tira uma dúvida, esse tipo de contestação é valida pra qualquer Pix?
Digo no sentido de discutir questões comerciais?

Banco:
Sim F.
É uma alternativa que pode ser usada para qualquer situação

Eu:
Então qualquer discussão sobre questões legais permite o cliente contestar no banco e o banco imediatamente já suspende a conta, bloqueando todo saldo?
Qual amparo legal sobre isso?

Banco:
F, esse mecanismo de reclamação está disponível para todos os clientes que possuam uma conta bancária. É uma exigência a todas as instituições financeiras.
O que pode acontecer é, ao invés de o cliente entrar em contato direto com o prestador de serviço, muitas vezes eles já fazem a contestação de forma direta com o banco.

Eu:
Então vocês fazem o bloqueio de toda conta já na fase de análise?

Banco:
F, você consegue verificar toda essa parte relacionada à segurança da conta consultando os nossos Termos de Uso.
Nós fazemos a limitação de acesso buscando preservar o saldo dos clientes sem que haja uma apuração da reclamação que foi feita.

Eu:
Por favor, me envie sobre a questão de bloqueio da conta
Vocês fazem a limitação da conta sem antes buscar verificar a veracidade dos dados?

Banco:
F, é justamente por isso que temos esse canal.

----------------------------------------------

Link para o comentário

Única vez que vi isso acontecendo foi com conta PF.

Conta PJ (ainda mais se não for MEI) é bem impossível acontecer algo assim, basta enviar a nota fiscal e outros documentos que pediram e um bloqueio não afetaria a conta inteira. Agora, se por 1 MED o banco quiser encerrar sua conta, ele está no direito desde que avise com os 30 dias de antecedência.

No geral, se fosse um branco presencial era só ir e reclamar com o atendimento, mencionar "reclamação no banco central" e em 1 hora já estava liberado huehue

Link para o comentário

Acho que esse método de bloquear o saldo anterior e o futuro é bem problemático. O banco acaba dizendo que você concordou com os termos e, se não gostar, deve buscar seus direitos. Na prática, eles acabam punindo sem muita justificativa.

Por conta disso, depois de passar por algumas situações assim, comecei a mover os valores para uma conta secundária. Isso ajuda a evitar que o banco bloqueie todo o saldo da conta principal da empresa, o que pode atrasar o lado da gente. Se alguém quiser agir de má-fé, ao menos não afeta os recursos que realmente importam para o negócio. É uma forma de sempre estar um passo à frente do sistema.

Link para o comentário

Esse banco está realmente complicado. Ontem recebi um e-mail informando que a conta estava liberada (https://i.imgur.com/vseBSek.png). Tentei fazer a devolução do PIX mas ainda não funcionou. Fiz um PIX para essa conta e o valor caiu normalmente, porém o valor também fica bloqueado. Entrei em contato com o banco novamente hoje, e a conversa foi bem estranha: eles pediram que eu fizesse a devolução do PIX por meio de uma "nova transferência." Já vi alguns golpes desse tipo, onde você devolve o valor com uma nova transferência e depois o golpista contesta a transação original.

--------------------------------------
Eu: 
Oi, minha conta estava limitada devido uma contestação PIX mas ontem recebi um e-mail de liberação
hoje estou tentando fazer a devolução do PIX mas recebo uma msg de erro
(enviei a screenshot com o erro https://imgur.com/qRefi9Y)

Banco: 
Obrigada, vou pedir que aguarde um instante enquanto verifico no sistema e já retorno, tá bem?
Nosso time técnico está mapeando a correção necessária. Nesse caso, orientamos realizar a devolução por meio de uma nova transferência Pix.

Eu:
Negativo, a devolução deve ser feita usando a ferramenta de transferência
Qual o prazo para solução?
(escrevi errado, deveria ser "ferramenta de devolução")

Banco:
F, nosso time está trabalhando para normalizar o mais rápido possível, mas no momento não temos uma previsão.

Enfim, achei muito estranho o banco solicitar que eu fizesse uma nova transferência para devolver um PIX contestado.

Vou só resolver essa questão e encerrar essa conta.

Link para o comentário

46 minutos atrás, JuniorG disse:

Esse banco está realmente complicado. Ontem recebi um e-mail informando que a conta estava liberada (https://i.imgur.com/vseBSek.png). Tentei fazer a devolução do PIX mas ainda não funcionou. Fiz um PIX para essa conta e o valor caiu normalmente, porém o valor também fica bloqueado. Entrei em contato com o banco novamente hoje, e a conversa foi bem estranha: eles pediram que eu fizesse a devolução do PIX por meio de uma "nova transferência." Já vi alguns golpes desse tipo, onde você devolve o valor com uma nova transferência e depois o golpista contesta a transação original.

Eu: 
Oi, minha conta estava limitada devido uma contestação PIX mas ontem recebi um e-mail de liberação
hoje estou tentando fazer a devolução do PIX mas recebo uma msg de erro
(enviei a screenshot com o erro https://imgur.com/qRefi9Y)

Banco: 
Obrigada, vou pedir que aguarde um instante enquanto verifico no sistema e já retorno, tá bem?
Nosso time técnico está mapeando a correção necessária. Nesse caso, orientamos realizar a devolução por meio de uma nova transferência Pix.

Eu:
Negativo, a devolução deve ser feita usando a ferramenta de transferência
Qual o prazo para solução?
(escrevi errado, deveria ser "ferramenta de devolução")

Banco:
F, nosso time está trabalhando para normalizar o mais rápido possível, mas no momento não temos uma previsão.

Enfim, achei muito estranho o banco solicitar que eu fizesse uma nova transferência para devolver um PIX contestado.

Vou só resolver essa questão e encerrar essa conta.

Se ainda não dá para devolver, é bem possível que eles ainda não tenham fechado o MED no Banco Central. 

Que ao contrário do que eles falaram, MED é a contestação... 

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?